O que é Inbound Marketing e porque ele é importante para sua empresa
- Dezembro 8, 2021
- Dicas
Você sabe o que é Inbound Marketing e por que ele é importante para a sua empresa? Se a resposta for negativa você está no lugar certo para entender de uma vez por todas esse assunto.
Acompanhe este nosso novo artigo e descubra tudo que o Inbound Marketing pode fazer pela sua empresa.
Boa leitura e bons negócios!
O que é Inbound Marketing?
Os tempos mudaram e a transformação digital trouxe profundas mudanças no comportamento do consumidor. Assim, as empresas não podem mais se ater às velhas formas para conquistar e manter seus clientes.
E, entre essas novas formas de marketing, surgiu o Inbound Marketing que, ao invés de interromper os clientes em potencial, tem como foco atraí-lo por meio de conteúdo relevante.
Assim, as pessoas que são atingidas por esse conteúdo de forma positiva sentem confiança na empresa e permitem que ela se aproxime, criando nessa aproximação um relacionamento saudável que poderá resultar em uma venda.
Resumindo: O Inbound Marketing é o meio em que seus parceiros de negócios são conquistados pela sua mensagem. Seu foco é o conteúdo, que oferece informações relevantes para o cliente em potencial e, a partir daí, fica muito mais fácil apresentar seus produtos e serviços.
O conceito de Inbound Marketing surgiu em paralelo ao marketing digital quando, em decorrência da publicidade exposta ao consumidor na comunicação online, foi preciso se pensar em uma nova estratégia.
Se antes o consumidor não tinha controle sobre as informações que chegava até ele, a partir do surgimento da internet ele passou a ter o poder de escolher seus canais, o conteúdo, as formas de consumir, etc.
As principais diferenças entre Inbound Marketing e Outbound Marketing
É fundamental que você saiba distinguir o Inbound Marketing do Outbound Marketing, ou seja, do marketing tradicional (anúncios em publicações impressas e digitais, como blogs e redes sociais, comerciais de TV e rádio).
Vejamos então abaixo as principais diferenças entre essas duas estratégias de marketing:
Inbound | Outbound |
Comunicação aberta: A empresa e o seu cliente se relacionam em discussões e iniciativas, a interação é feita de maneira aberta e constante. | Comunicação unilateral: Aqui a sua marca fala e o cliente escuta. Há pouca ou nenhuma interação. |
Pessoas interessadas: seu produto ou serviço é encontrado por pessoas interessadas que chegam até ele devido ao conteúdo. | Grande audiência: você anuncia seu produto ou serviço para o público em geral. |
Relacionamento duradouro: a mensagem da marca é passada de forma contínua, nos momentos mais convenientes para elas. | Oferta direta: Aqui para que a mensagem de venda seja divulgada, o anúncio precisa ser parado |
Maior engajamento: A criação de um relacionamento duradouro entre a marca e o cliente gera valor e traz sempre novas vendas. | Menor engajamento: A sua propaganda terá pouco efeito sobre o seu cliente, se ela não precisar por seu serviço naquele momento. |
Mas por que o Inbound Marketing é importante para a sua empresa?
Atrair novos clientes não é o único benefício do Inbound Marketing. Ele traz inúmeras outras vantagens para o seu negócio, seja ele grande ou pequeno.
Veja a seguir porque ele é importante para a sua empresa e, por consequência, um excelente investimento.
1. Alcance o público certo
Melhor do que alcançar um público maior, é alcançar o público certo. E no Inbound Marketing o importante é a qualidade, não a quantidade de público.
Com ele, em vez de simplesmente atrair tráfego pessoas que não tem a mínima possibilidade de comprar seu produto ou serviço, o seu conteúdo vai chamar a atenção apenas daquelas que realmente têm potencial para uma compra futura.
2. Aproximação com clientes
O Inbound Marketing tem o objetivo de criar uma relação de confiança entre marca e cliente final, criando estratégias para melhorar seu marketing. Você irá oferecer um conteúdo, que pode ser útil para a pessoa ao invés tentar “empurrar” qualquer produto nela.
Com isso, as pessoas ficam mais predispostas para ouvir suas recomendações e dicas, fazendo com que, naturalmente, acabem adquirindo seus produtos ou serviços que atendem às suas necessidades.
3. Maior poder de persuasão
A persuasão é um dos elementos mais importantes na hora de concretizar uma venda. E o Inbound Marketing confere maior poder de convencimento, já que seus argumentos são baseados em informações sólidas, que foram construídas ao longo do tempo.
Durante todo o processo de venda, a pessoa recebe exatamente o tipo de conteúdo que precisa e tem tempo suficiente para se convencer e continuar pesquisando. Assim, quando chega a hora de fechar a compra, ela já conhece todo o histórico do seu produto e não tem mais dúvidas de que é mesmo a solução.
4. Ciclo mais curto de vendas
Como você já deve estar sabendo, o ciclo de vendas traz o tempo que um empreendimento gasta desde o contato inicial com o cliente em potencial até o fechamento da venda, considerando todas as etapas do processo.
De acordo com Pedro Amorim, diretor da Estação Indoor, uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro, uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é reduzir o tempo entre o contato inicial e a compra.
Isso acontece por causa do conteúdo altamente relevante e personalizado, que acelera o processo e coloca o consumidor mais cedo na etapa de decisão para compra.
5. Diminuição de custos
Com um ciclo de vendas mais curto, além do aumento das vendas, acontece a diminuição de custos.
O Inbound Marketing também é relativamente mais barato que soluções tradicionais de Outbound, e isso sem perder a qualidade.
Essas são algumas das vantagens do Inbound Marketing que mostram o quanto ele é importante para o seu negócio. Mas, como toda estratégia de marketing, ele precisa ser posto em prática depois de um planejamento adequado, realizado por profissionais qualificados e experientes.
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