SEO: Conheça 5 estratégias irão melhorar os resultados do seu site

No Comments

Cada ano que se passa, novas estratégias de marketing e vendas surgem para contribuir com o desenvolvimento empresarial. Uma dessas estratégias que vem se desenvolvendo, inclusive, são as técnicas de SEO.

SEO, que significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites, é um termo que diz respeito à melhoria de sites, páginas e blogs para o ambiente digital, de modo que sejam melhor identificadas pelos mecanismos de busca e pelos internautas.

O que é SEO?

Como o próprio nome já indica, SEO consiste em técnicas utilizadas para que o site de uma empresa seja otimizado, buscando alcançar objetivos específicos, como aumentar o tráfego ou as vendas. Mas, quais são esses objetivos?

Quando falamos de técnicas de SEO, nos referimos, principalmente, aos objetivos que as empresas possuem com a otimização dos sites, que é estar entre as primeiras posições nas páginas de pesquisa digitais para efetivar contatos e vendas, sendo os principais canais de busca;

  • Google;
  • Yahoo;
  • Bing;
  • Search.

Por conta do tamanho e da força nesse mercado, normalmente o foco dessa estratégia é atingir as principais posições do mecanismo de busca do Google, que é o maior canal de buscas na internet, o que traz um terreno fértil para as estratégias.

Dessa maneira, as técnicas de SEO que são aplicadas nos conteúdos de sites, de diferentes segmentos, visam alcançar, principalmente, a primeira posição desse mecanismo. 

Com isso, sempre que alguém procurar uma informação acerca de um assunto que a empresa trabalha, independentemente do produto/serviço, há maior probabilidade de ser direcionada ao site da empresa e fechar o negócio, já que estará bem posicionada e atrairá confiança.

Principais estratégias

Para que essa otimização ocorra, diferentes estratégias podem ser traçadas, conforme o segmento de atuação, possíveis normas desse setor e os objetivos da empresa. Confira as principais para se destacar no meio online nos tópicos a seguir:

  1. Uso de palavras chaves 

Para melhor adequação às ferramentas de SEO, algumas estratégias precisam ser destacadas, como o uso de palavras-chaves.

Na prática, a palavra-chave é usada para definir o nicho de atuação, ou mesmo na produção de conteúdos, direcionando os tópicos/temas que serão abordados.

Pense na busca online, quando você realiza uma pesquisa no Google, é natural que você pesquise por termos específicos e “nichados”.

Esses termos, para quem atua na área de SEO, se referem às palavras-chaves de cada conteúdo, permitindo que a pessoa localize o texto ao usar a frase, por exemplo, e que o google também entenda que pode ser um material interessante para aquele perfil, melhorando o posicionamento na página de resultados.

  1. Otimização dos textos

Para que os artigos, textos e publicações sejam atrativos, também é fundamental que os conteúdos sejam otimizados, contendo apenas tópicos que sejam de interesse de quem realiza a pesquisa e que tragam informações pertinentes e aprofundadas.

Para isso, as principais dúvidas para um possível problema, como a troca do carro ou a sua manutenção, podem ser levantadas e respondidas. 

Além disso, a organização de como esses tópicos serão apresentados é fundamental para a leitura dos textos e seu ranqueamento. 

  1. Meta description

A meta description, ou seja, a descrição que vem posicionada logo abaixo do título do artigo nas páginas de pesquisa, também é uma técnica de SEO muito interessante.

Isso porque, por meio dela, é possível direcionar mais adequadamente sobre o assunto abordado, bem como prender rapidamente a atenção do leitor, induzindo-o a clicar no site.

  1. Persona

Além dessas técnicas, existe uma série de atribuições do SEO, que são fundamentais para que a estratégia funcione, como identificar quem é a persona que seus artigos serão destinados e como ela se comporta.

Definindo uma persona adequada para a sua produção, ou seja, um perfil semi-fictício baseado nas pessoas que deseja atrair ou nos clientes, você consegue desenvolver conteúdos mais direcionados, ajudando a definir mais precisamente o funil de vendas da sua empresa e tornando as estratégias mais efetivas.

  1. Monitore a concorrência

Por fim, outra estratégia que pode ser de suma importância para implementar bons conteúdos de SEO e tornar as campanhas/conteúdos mais efetivos (principalmente porque a estratégia é, geralmente, baseada no modelo orgânico de posicionamento) é a análise da concorrência.

Como os artigos desta categoria costumam ser semelhantes, com palavras-chaves que se convergem, é interessante entender o que está funcionando nas empresas concorrentes, como eles abordam os tópicos, o posicionamento que adquirem nos resultados e as formas que você pode aprimorar seus materiais para se manter nas primeiras posições.

Ou seja, analisando os assuntos que estão sendo mais discutidos e que são transformados em leads para as empresas, você consegue ter um norte do que precisa ser feito para alcançar resultados semelhantes. 

Gestão de vendas

Para finalizar, é fundamental destacar como o desenvolvimento empresarial se deu nos últimos anos, assim como o crescimento e utilização constante das técnicas de SEO foram importantes para isso, mostrando como gerir esses processos também se mostra fundamental para a qualidade e efetividade da localização e conversão de possíveis clientes.

Assim, para que as tratativas sejam efetivas e os conteúdos produzidos mais adequados, é crucial que exista uma boa gestão de vendas, dos processos de compra, do perfil dos clientes e dos assuntos que são mais atrativos.


Ou seja, além das estratégias de marketing digital, diretamente, também é importante gerir todas as ações que envolvem a venda e, nesse sentido, gerir os os possíveis e atuais clientes é fundamental.

Esse processo de gerenciamento do comportamento é facilitado por meio de ferramentas como o sistema de gestão de clientes.

Isso porque os softwares de análise atuam de forma praticamente automatizada e promovem diversas vantagens para as grandes empresas, visto que possibilita que os líderes e equipes verifiquem as etapas de atendimento e o engajamento dos clientes, bem como ocorre o processo de venda e possíveis melhorias.

No mercado atual existe uma série de softwares que são desenvolvidos justamente para que as empresas consigam aproximar a sua gestão e, inclusive, existe a possibilidade de verificar ferramentas adaptadas, flexíveis ou sob medida para acompanhar o negócio.

Por isso, escolher o melhor programa para isso é fundamental e, nesse sentido, uma ferramenta CRM, que é a sigla designada para gestão de relacionamento com o cliente, pode ser uma excelente ideia.

Com o auxílio de uma CRM e as estratégias de SEO bem aplicadas, a empresa conseguirá atrair e registrar todos os pontos de contato com os consumidores, desde os acessos às lojas digitais, início da compra, conversão em leads, entre outros aspectos importantes.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

    Sobre o Blog

    Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

    Últimas do Blog

    Veja todos os posts

    Deixe sua Mensagem