Porque devo investir urgente em SEO?

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O SEO ou Search Engine Optimization é a sigla para otimização de sites para os mecanismos de busca. Mas o que isso significa na prática? É o que vamos falar nesse artigo…. esta pronto? Então bora!

Ter um site otimizado hoje em dia é uma necessidade e não mais apenas uma opção. E se você ainda duvida disso, é porque não aprendeu nada durante a pandemia.

Em tempos de lockdown, todo mundo teve de perder o medo de comprar via internet. E quem é que se deu bem nesse cenário? Quem já estava preparado para ser encontrado no Google ou nas Redes Sociais.

Do dia para a noite o mundo físico parou e muita gente precisou se virar para comprar de tudo pela internet. E os buscadores (como Google e Bing) forneceram a maioria das soluções para quem precisava procurar um produto ou serviço específico, geralmente perto de sua residência.

Esse tipo de estratégia de marketing tem nome. Se chama SEO LOCAL.

Direcionando o seu tráfego de forma correta

Muitos empresários geralmente não sabem muito bem por onde começar. E o que mais existe por ai são pessoas despreparadas oferecendo soluções que nem sempre são viáveis.

Nós aqui da 4 Cores Comunicação já pegamos uma conta de Link Patrocinado de uma escola particular que estava configurada para toda cidade de São Paulo, ao invés de estar direcionada apenas para um raio específico de km ao redor do seu endereço fixo.

Com isso, a campanha era um desastre, porque o cliente clicava no anúncio, via a distância do colégio e desistia, ia procurar outro colégio mais próximo dele. E o dono da campanha, pagava por um clique inútil, o que é um desperdício de dinheiro.

Esse tipo de tráfego pago precisa ser muito bem direcionado, com estratégia e planejamento, senão consome um valor desnecessário e não dá resultado.

Muitas empresas vendem “cliques”, quando na verdade deviam vender “leads qualificados”.

Nós temos um projeto de Tráfego Orgânico muito legal que exemplifica exatamente esse tipo de questão. A 4 Cores Comunicação desenvolveu um projeto chamado Guia de Redes de Proteção.

Nesse projeto, fizemos a otimização SEO para milhares de palavras chaves relacionadas ao nicho de redes de proteção.

Então, se você procurar no Google por redes de proteção ou telas de proteção ou qualquer outra palavra de cauda longa relacionada, como por exemplo, telas de proteção para gatos quintal vai ver com certeza o Guia de Redes como uma das alternativas oferecidas pelo Google.

Isso significa que um projeto com um nicho específico aparece para quem procura pelos produtos e serviços daquele nicho específico. Quanto vale um lead como esse para uma empresa que instala redes de proteção?

Isso é totalmente diferente dessa mesma empresa colocar um anúncio patrocinado no Instagram por exemplo… ele vai aparecer para milhares de pessoas que um dia procuraram por redes de proteção, ok. Mas vai aparecer para quem está precisando instalar o produto NAQUELE MOMENTO? É claro que não!

INVISTA EM SEO AGORA!

A vantagem do SEO e do tráfego orgânico é justamente essa. É você aparecer para quem procura pelo seu produto e serviço e quer fechar negócio naquele momento.

Diariamente, milhões de pessoas utilizam o Google para procurar por algo. E se você tem produtos ou serviços nichados, precisa aparecer para quem procura por isso.

Dessa forma, você vai ter leads qualificados diariamente, sem ser refém de ferramentas de tráfego pago como o Facebook Ads, Instagram Ads ou o próprio programa de Adwords do Google.

Esses projetos também vão te levar leads qualificados? Vão sim! Mas a que custo?

As ferramentas de tráfego pago são baseadas num sistema de Leilão. Quem pagar mais, fica mais em cima nos resultados e provavelmente tem um ou vários players grandes em seu mercado que vão ter muito mais verba que você.

E ai, como competir com esses caras?

Otimização de Sites

É ai que entra a otimização orgânica

Se nos links patrocinados, o que caracteriza o posicionamento é o leilão de valor, na otimização SEO o que faz um ou outro site aparecer na primeira página é um conjunto de técnicas de AUTORIDADE.

O Google considera se esse ou aquele site merece estar nas primeiras posições da pesquisa se ele estiver respondendo a dúvida do consumidor ou sanando a sua dor, no caso, oferecendo o produto ou serviço que ele procurou.

A grande vantagem aqui é que você pode construir a autoridade do seu site com muito menos investimento do que os leilões de link patrocinado.

Vamos fazer uma conta simples? Se você receber 100 links em um dia, vindos do tráfego pago… e o custo por clique desses links é de 1 real. Você gastou 100 reais em um dia, correto? Multiplicando por 30 dias, temos um investimento médio em tráfego pago de 3 mil reais.

Você teria, por exemplo, grana para receber 1.000 links ao invés de 100? Sua campanha poderia atingir 30 mil reais mensais? Ou hoje isso é algo fora da sua realidade financeira?

Mas, e se eu te disser que uma campanha de SEO tem, na maioria das vezes, um custo menor do que os 100 reais diários? E que independente de você receber 1, 100, 1.000 ou 10 mil cliques, o custo da campanha é fixo?

Tanto uma como outra não vão te garantir vendas, que fique claro aqui. No caso, você vai estar apenas aparecendo para quem procura por seus produtos e serviços e a venda em sí depende de inúmeros outros fatores, como atendimento, preço, etc…

É como se a gente levasse pessoas até a porta da sua loja. Elas vão entrar e depende de você, do seu produto e de todo o custo benefício que uma venda gera para ser concretizada.

Mas, suas chances de vendas são maiores se sua loja estiver sempre cheia, não é mesmo? É isso que acontece quando você investe em tráfego, seja orgânico ou pago. A diferença é que o orgânico é mais difícil de conseguir, porém muito mais barato quando se atinge a primeira página das pesquisas.

Então, porque todo mundo não faz otimização SEO?

A resposta aqui é simples….. IMEDIATISMO.

O tráfego pago, é imediato. Você pagou, apareceu. Na hora… em minutos!

O tráfego orgânico depende da construção da autoridade, e isso leva de 3 a 6 meses, em média, dependendo da concorrência da palavra chave.

Existem campanhas que podem demorar até 1 ano para atingir o patamar de autoridade para brigar com grandes players do mercado.

Porém, se você não começar o desenvolvimento do Branding da sua marca, nunca vai ter autoridade e sempre será refém do tráfego pago.

Então, o ideal é fazer os dois! Pelo menos no início. Assim que sua campanha de autoridade e tráfego orgânico estiver dando frutos, você pode diminuir o valor do tráfego pago.

O sonho de toda empresa é vender sem precisar investir muito em publicidade. Voltamos ao exemplo do Guia de Redes de Proteção… 100% do tráfego dele é orgânico. Isso significa que todo mundo que acessa lá vem do Google, resultado de quem pesquisa pelo que ele oferece.

São milhares de clicks diários feitos de forma GRATUITA. E isso aconteceu porque a campanha de otimização de sites que fizemos nele garantiu uma autoridade no nicho que ele atua e com isso, ele está sempre nas primeiras posições de pesquisa para quem procura por redes de proteção.

Fantástico, não é mesmo?

Agora, com certeza você deve estar pensando… nossa, seria bem legal eu ter esse tipo de campanha em minha empresa. Já pensou que show seria aparecer para quem procura pelo que eu vendo no Google?

Bom, isso também é fácil de resolver. Só precisamos marcar uma reunião e fazer uma auditoria no seu projeto. Essa auditoria vai mostrar a dificuldade das palavras chave e o estágio de branding que sua empresa tem.

Tudo isso vai gerar um custo fixo mensal para iniciarmos uma campanha de otimização de sites que vai te levar para o topo do Google. Está preparado? Então me chama no Whatsapp que será um prazer lhe atender!

Sobre o Blog

Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

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