Estratégias de marketing online: dicas e benefícios para os negócios

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Para qualquer tipo de negócio, tanto tradicional quanto online, existe a necessidade de uma estratégia eficaz para a melhor introdução de mercado possível. Além disso, devido à evolução acelerada do ambiente online e ao crescimento contínuo do mercado de e-commerce, um negócio deve ter uma estratégia bem desenvolvida também no setor digital.

Se, para os consumidores, navegar no ambiente virtual tem se tornado cada vez mais fácil, as empresas precisam cada vez mais de estratégias elaboradas com cuidado para tornar sua presença visível em um espaço já lotado de ofertas. A crescente conectividade global forçou as empresas a desenvolver estratégias de marketing digital que funcionem da maneira mais eficiente possível.

O que é uma estratégia de marketing?

Uma estratégia de marketing resume as técnicas e métodos que visam aumentar as vendas de uma empresa e obter uma vantagem competitiva de longo prazo. Uma boa estratégia deve incluir analisar (ou avaliar) a situação inicial da empresa em questão e selecionar os mecanismos que permitem atingir um público crescente para aumentar as vendas de forma eficaz.

Dada a evolução contínua do mercado de e-commerce globalmente, o processo de marketing online também está em constante evolução e aperfeiçoamento. Uma estratégia de marketing digital resume aquelas ferramentas promocionais que a empresa utiliza no ambiente online para maximizar sua visibilidade, marca e vendas.

Para se adaptar e sobreviver nesse mercado altamente competitivo, uma empresa precisa da combinação certa de estratégias para que sua mensagem chegue ao público-alvo desejado.

Uma estratégia eficaz ou um planejamento estratégico de longo prazo indica aos empreendedores ou investidores se aquela marca terá sucesso ou não no ambiente online e direciona os investimentos na direção mais favorável.

Os benefícios de uma estratégia de marketing online

Uma estratégia de marketing online visa promover o site e, implicitamente, os produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, de forma a aumentar a sua notoriedade e aumentar o seu número de clientes.

Este tipo de promoção é especialmente benéfico para pequenas empresas, para aumentar a notoriedade da marca, o número de leads e depois o número de clientes.

Entre os principais benefícios de uma campanha de marketing online estão:

  • custos de promoção relativamente baixos;
  • controle de despesas e comunicação;
  • promovendo conteúdo de qualidade e constante;
  • comunicação imediata e efetiva, por meio de mensagens-chave;
  • a possibilidade de segmentar a informação transmitida de acordo com o público-alvo (por exemplo, segmentação de acordo com critérios específicos da área, data de nascimento, preferências de consumo, etc.);
  • medição imediata do desempenho das campanhas promocionais;
  • a possibilidade de retargeting (criar anúncios para quem já visitou o site, mas ainda não comprou).

Leia também: 3 Ferramentas para fidelizar seu cliente

O que uma estratégia de marketing online eficaz deve conter

No ambiente online, a promoção é a chave para o sucesso. Nesse sentido, uma estratégia de marketing eficaz deve abranger vários aspectos-chave:

Os objetivos de marketing ou o alvo para o qual o negócio é direcionado

Embora cada empresa define seus objetivos e estratégias de forma diferente, a promoção online visa aumentar a visibilidade da marca para maximizar as vendas e o lucro. O principal objetivo de uma promoção digital eficaz é cobrir o melhor possível aquele segmento de mercado que pode trazer mais clientes.

Estabelecimento de um orçamento

Mesmo que uma campanha de marketing seja obrigatória para qualquer negócio que venda online, o resultado muitas vezes depende do orçamento alocado. Ao criar sua estratégia de marketing, você precisa saber exatamente quanto e para quem deseja vender, pois o orçamento depende do nicho que você está segmentando.

Segmento de público-alvo

Definir um público-alvo e uma persona com a maior precisão possível é vital para conseguir vender seus produtos ou serviços no ambiente digital.

Com a digitalização cada vez maior e o acesso a uma base de clientes cada vez maior, a coleta de dados para personalizar os serviços tornou-se uma ferramenta que muitas empresas utilizam para entregar seus produtos de acordo com os hábitos e interesses dos consumidores.

Seguindo e levando em consideração essas preferências, o canal de comunicação mais eficaz com eles pode ser determinado.

Concorrência da sua empresa ou loja online

O cliente precisa saber exatamente que tipo de produto ou negócio você oferece, a fim de diferenciá-lo dos concorrentes. Estabeleça uma lista dos benefícios que você oferece de forma diferente das empresas do mercado.

A partir da análise do mercado e dos concorrentes, procura-se identificar os seus pontos fortes mas também os seus pontos fracos, ver como se apresentam no mercado, na perspetiva de um cliente, mas também o que valorizam numa marca ou produto.

Leia também: Qual a importância de um bom plano de negócio para sua empresa?

Ideias de estratégia de marketing online

A melhor forma de promoção no ambiente online deve ter em conta os investimentos em cada canal, a possibilidade de segmentação (acesso ao público-alvo), o tempo de implementação da campanha mas também a mensuração dos resultados.

Dependendo desses indicadores, você poderá selecionar e priorizar os canais ideais para a divulgação de sua mensagem. Aqui estão algumas ideias de estratégia para isso:

Comunicar efetivamente

Conectar-se com clientes em potencial é mais eficaz quando você fornece conteúdo de qualidade, pois você se posicionará como uma autoridade aos olhos do cliente na área em que atua.

Além disso, o próximo passo que o cliente dará é segui-lo, ou seja, isso o levará a uma ação (assinar uma newsletter, acompanhar as promoções, tomar uma decisão de compra um calçado masculino ou qualquer outro produto que ofereça).

Medir o desempenho

A forma como você analisa o desempenho da sua campanha de marketing online pode fazer a diferença entre uma campanha bem-sucedida e um orçamento direcionado aleatoriamente, e as ferramentas mais eficazes são as campanhas Pay-per-Click do Google Ads ou Facebook Ads.

Um especialista em PPC pode testar todos os componentes de uma campanha em várias redes sociais para ver quais são mais eficazes.

Otimize o conteúdo móvel

De acordo com as estatísticas do Google, ¾ das buscas no seu celular resultam em ação por parte do usuário, o que resulta em uma busca mais aprofundada, uma visita à loja, uma decisão de compra ou retransmissão de informações. Otimize o site para mobile para ser fácil de usar, mas também para oferecer ao consumidor uma experiência agradável.

Leve em consideração essas ideias e estratégias de marketing online e teste a opção mais adequada para as especificidades do seu negócio, com a ajuda de especialistas.

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