O que é Tráfego Pago e Tráfego Orgânico

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Hoje em dia, o mercado digital domina as vendas de produtos, principalmente nesse período pós pandemia, já que todos os comércios físicos ficaram fechados durante o lockdown.

As vendas em lojas virtuais cresceram vertiginosamente e quem já estava preparado para receber todo esse tráfego orgânico, nadou de braçadas durante esse tempo.

Quem não vivia ainda a realidade de vender de forma digital, precisou do dia para a noite ajustar todo a sua gestão de tráfego e atendimento para isso.

As pessoas correram para se adaptar de forma precária para atender via Whatsapp, para colocar uma forma de entrega, para criar campanhas de redes sociais, tudo o que não tinha antes precisou ser feito à toque de caixa para suprir a necessidade de vendas.

E com isso, as pessoas se depararam com termos que nem sabiam que existiam… como tráfego orgânico, tráfego pago, adwords, links patrocinados, facebook e instagram ads e etc.

Então, nesse artigo vamos tentar explicar o que é Tráfego Pago e Tráfego Orgânico e destacar as principais diferenças e benefícios entre ambos. Vamos lá?

O que é Tráfego Pago

Como o próprio nome sugere, o tráfego pago é uma forma de pagar por visitantes. Você consegue por meio de ferramentas específicas (Google Adwords ou Facebook Ads) levar pessoas que são direcionadas através de um filtro de afinidades que chamamos de “nicho de mercado”.

Digamos que você tenha uma loja (seja virtual ou física) que vende “mochilas de hidratação”. Seu público alvo ou nicho de mercado são pessoas que tem como hobby ou profissão o ciclismo correto?

Se durante a pandemia, sua loja física foi fechada, você depende exclusivamente do mercado digital para tentar fazer vendas.

Como você vai encontrar pessoas que estejam interessadas em comprar uma mochila de hidratação térmica na internet?

É nesse caso que entra o Tráfego Pago. Por meio do Google Adwords, você consegue criar uma campanha para oferecer um anúncio no Google do seu produto para todas as pessoas que pesquisam por Mochila de Hidratação.

A média de pesquisas para esse termo é de 16.000 visitas mensais.

No caso do tráfego pago, você vai pagar por clique. Significa que cada pessoa que pesquisar,  ver o seu anúncio e resolver clicar, vai descontar um valor X do seu investimento.

Esse valor pode ser de R$ 0,01 até 20, 30 reais pode clique. O que manda aqui no custo é o grau de dificuldade e concorrência da palavra chave, já que o Adwords é um leilão.

Melhorando meu Tráfego Pago com Remarketing

Digamos que você investiu na campanha de tráfego pago. Após um tempo de anúncio ativo, você vai ter informações importantes sobre o público que consome seu produto.

No caso das mochilas de hidratação, que é nosso exemplo, você vai saber se quem compra mais é homem ou mulher, a faixa etária dessas pessoas, as localidades com maior pesquisa e conversão entre tantos outros filtros.

De posse disso, você pode fazer outras campanhas específicas para esse público informado, mas por similaridade, que no marketing digital chamamos de Remarketing.

Você pode entrar por exemplo no Facebook e criar um anúncio nas redes sociais que apareça exatamente para as pessoas que estão dentro do nicho de mercado que você captou da campanha do Google Adwords.

Com isso, você potencializa sua visibilidade, já que vai aparecer para pessoas com as mesmas características, mas que ainda não decidiram comprar seu produto, pois não pesquisam, mas tem todo o potencial de compra de vir a ser um cliente, já que se encaixam no perfil de público alvo. Entendeu?

Chamamos isso de cliente de topo de funil. Ele tem todas as características de um potencial cliente, mas ainda não sabe que precisa daquele produto. E você, por meio de estratégias de tráfego pago e orgânico, vai sugerir conteúdo que desperte essa “vontade” nele.

Quem pesquisa pelo produto já definiu que precisa daquilo, então ele é considerado uma pessoa de fundo de funil, ou um lead aquecido. Ele já sabe que precisa comprar e só está pesquisando o melhor custo benefício.

A vantagem aqui é que você iniciou a campanha, imediatamente você começa a receber clientes e, da mesma forma, imediatamente começa a gerar um custo nessa campanha.

Mas não são apenas os anúncios que aparecem no Google e nas Redes Sociais. Muita gente tem acesso a informação que não é propriamente um anúncio. Nesse caso, chamamos de tráfego orgânico.

O que é tráfego orgânico?

O tráfego orgânico é quando um cliente ou possível lead entra em contato com sua marca através de um post ou link espontâneo da sua marca.

Ele pode ver você enquanto está navegando pelas redes sociais e se depara com seu conteúdo que foi compartilhado por alguém em comum, por exemplo. Ou viu um comentário, teve uma recomendação, seja lá qual for a sugestão, ela veio de forma gratuita.

Ou ele pode pesquisar pelo seu produto no Google e achar seu site na primeira página nos resultados que não são anúncios. Também aqui chamamos de resultados de pesquisa orgânicos.

No caso do Google, as pessoas sabem que quem aparece na área de Anúncios pagou para estar lá. E quem aparece na parte orgânica (principalmente na primeira página) tem a credibilidade de ser indicado como referência naquele assunto sem ter pago por isso.

E por isso, é notório que os cliques nos anúncios orgânicos são infinitamente superiores aos cliques em anúncios.

O que pouca gente sabe é que existe uma forma de “estar na primeira página do Google” para os termos de pesquisa relacionados ao seu produto. Essa estratégia de marketing é chamada de Otimização de Sites.

Nela, a empresa de otimização vai corrigir seu site de forma que ele fique totalmente atrativo ao Google. Eles vão potencializar tudo o que o Google considera importante para que o seu resultado de pesquisa seja sugerido como resposta para uma pesquisa.

Você aparecendo para o termo, vai ter tráfego direcionado na sua loja, aumenta o número de backlinks para seu domínio e com isso, sua chance de vender mais será infinitamente maior.

A grande vantagem aqui é o custo… lembra que no link patrocinado você paga por clique não é mesmo? Então, pode chegar uma hora que a conta não vai fechar, já que nem todos os cliques viram uma conversão ou venda.

No caso do tráfego orgânico, não importa quantos cliques você tem. O custo é sempre gratuito ou é apenas o custo do serviço da agência de publicidade que vai otimizar seu projeto.

Tráfego orgânico e long tails

Falamos acima que o termo mochila de hidratação tem 31K de visitas certo? Mas esse volume é apenas nesse termo. Existem muitos outros que carregam seus volumes próprios de pesquisa, que chamamos de Long Tais. São elas:

  • Mochila de Hidratação térmica – 2,4K
  • Mochila de Hidratação para ciclismo – 1,7K
  • Mochila de Hidratação para corrida – 1,1K
  • Mochila de hidratação “Marca Tal”

Existem infinitos termos relacionados a um termo principal. São os chamados long tails. A vantagem da otimização de um long tail é a menor concorrência.

E se você consegue ir otimizando todos os termos de cauda longa daquela palavra chave principal, gradativamente você também vai aparecer para a palavra principal.

Isso quer dizer que apenas com um nicho de mercado (no caso o de mochilas de hidratação) você vai ter quase 100 mil visitantes em seu site de forma orgânica e gratuita.

Considerações Finais

Esses visitantes são de topo e fundo de funil e seu trabalho é mostrar a solução do problema dele (no caso, ele precisa comprar uma mochila térmica para ciclismo) e oferecer a melhor solução para isso, apresentando o seu produto.

Essa estratégia é feita à longo prazo, já que a construção de conteúdo e o ranking no Google demoram meses para acontecer. Mas é o sonho de consumo de qualquer profissional de marketing e de todo dono de um negócio online.

Deixe um comentário abaixo. Me diga se você entendeu a diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico e conte para nós qual das estratégias você está utilizando em seu negócio.

Se não tem ainda nenhuma delas ativa, entre em contato conosco e solicite uma auditoria gratuita de gestão de tráfego e marketing digital para seu site, blog ou loja virtual.

Teremos prazer em levar sua campanha para um próximo nível. Até a próxima!

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