Conheça os benefícios do marketing de conteúdo

  • Novembro 23, 2021
  • Dicas
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O marketing de conteúdo é uma importante estratégia de marketing digital, que tem como objetivo atrair e fidelizar clientes para uma empresa. Inclusive, isso acontece por meio de materiais de diversos formatos.

Ele não promove diretamente a marca, mas atrai as pessoas, tendo como foco os problemas e necessidades que elas querem atender.

O marketing digital é, atualmente, a principal maneira de promover uma marca, seus produtos e serviços, portanto, é uma prática indispensável para as organizações. 

Por isso, quem quer ser relevante em seu mercado precisa investir em marketing pela web.

No entanto, pode parecer fácil estar na internet, afinal, só é preciso criar um site para o seu negócio e alguns perfis em diferentes redes sociais. Entretanto, o ponto aqui não é estar na internet, mas sim, como você constrói essa presença.

Seus concorrentes também estão conectados, assim sendo, é necessário investir em estratégias melhores que as deles e sair na frente em suas ações. Em outras palavras, preciso se posicionar do jeito certo nos canais digitais.

Uma das formas de fazer isso é pelo marketing de conteúdo, por isso, neste artigo, vamos explicar o seu conceito e os benefícios que ele tem a oferecer. Acompanhe!

Entenda o conceito deste método de marketing

Chamamos de marketing de conteúdo uma estratégia que tem como foco engajar o público-alvo de uma empresa e assim aumentar sua rede de clientes. Isso é feito por meio de materiais que assumem diversos formatos, como:

  • Imagens;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Áudios;
  • Infográficos.

Com eles, um restaurante de alimentação vegana vai gerar valor para o seu público-alvo e criar uma percepção positiva sobre sua marca. Consequentemente, terá mais oportunidades de negócio.

Essa prática é importante porque, atualmente, o consumidor moderno não vai comprar um produto ou serviço apenas porque viu uma propaganda na TV.

Ele está mais exigente e assumiu um papel mais ativo na relação de compra e venda, além de ter mais poder para escolher o tipo de conteúdo que deseja consumir.

Ao mesmo tempo em que atende a essa demanda do consumidor, o marketing de conteúdo confere às organizações total autonomia para entregar as informações que as pessoas desejam, da maneira mais conveniente.

Entretanto, não é difícil encontrar companhias que têm uma certa dificuldade em falar sobre seus produtos e serviços, ao mesmo tempo em que se mantêm focadas no desejo de seu público.

O objetivo do marketing de conteúdo não é vender, mas trazer uma solução e beneficiar o leitor de alguma forma. Nesse processo, a venda é vista apenas como uma consequência.

Além de criar um material útil, uma empresa de análise de solo completa é capaz de impactar as pessoas e no momento mais adequado para elas. Isso significa que o negócio surpreende o seu público e ainda os estimula a compartilhar.

Se você entrega o que sua audiência quer, então automaticamente cria uma percepção positiva e consegue gerar mais negócios, e tudo isso terá um retorno positivo.

Pelo fato de ter ajudado o consumidor no momento em que ele mais precisava, é muito provável que ele faça negócio com você (se este for o caso) e até mesmo falar sobre a sua empresa com outras pessoas.

Perceba, então, que o marketing de conteúdo é apropriado para trazer retornos para a organização que nenhuma outra prática é capaz de trazer.

Porém, para alcançar os resultados que você almeja com a criação de materiais ricos, primeiro é necessário compreender como sua estratégia é estruturada. Vamos ver um pouco mais sobre isso à frente.

Como funciona uma estratégia de marketing de conteúdo?

Como falamos, o marketing de conteúdo tem como objetivo atrair e fidelizar clientes, mas, antes disso, é necessário estabelecer uma estratégia que vai buscar e documentar tudo o que precisa ser feito.

A primeira etapa da estratégia é o planejamento, que mostra quem serão os responsáveis pelas tarefas e de que maneira elas ajudam a atingir uma meta.

A segunda etapa trata-se da criação de uma persona, que representa o seu perfil de cliente ideal. Os conteúdos são embasados nas características desse personagem para que sejam devidamente direcionados.

Uma empresa de serviços de certificação também passa pela terceira etapa, que é a criação de conteúdos em si. Eles podem assumir diferentes formatos, o que possibilita ainda mais adequá-los ao seu público.

Também há a etapa de distribuição, que nada mais é do que a promoção dos materiais em diferentes canais, como blogs e redes sociais.

Por último, a estratégia de marketing de conteúdo conta com a mensuração de resultados, que dá a certeza de que todas as ações estão funcionando como era esperado. Para isso, é preciso avaliar o tráfego, interações, SEO e networking.

Em vista de todo esse processo, já pode-se imaginar todos os benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para um fabricante de escada plataforma.

Benefícios do marketing de conteúdo

Para começar a compreender a importância dessa tática, de acordo com uma pesquisa realizada, 73% das empresas já adotam o marketing de conteúdo, e das que ainda não utilizam, quase 62% pretende começar.

Isso nos mostra claramente que a criação de materiais ricos é uma realidade e uma necessidade que tende a crescer nos próximos anos. 

Com isso, as organizações têm acesso a uma série de vantagens, como:

1 – Diminuição do Custo de Aquisição de Clientes

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) é uma métrica que mostra o quanto uma empresa gasta para conquistar um novo cliente e o objetivo de qualquer organização é que ele se mantenha sempre com um valor baixo.

Isso significa que uma empresa de locação de aparelhos de estética gastou pouco em relação ao lucro trazido por seu novo cliente. Entretanto, a realidade para a maioria é bem diferente.

Muitas investem valores altos em mídias pagas para conquistar novos clientes e, por isso, acabam tendo um CAC alto também. Entretanto, o marketing de conteúdo é uma estratégia orgânica e, portanto, mais barata do que a mídia paga.

Além de solucionar as dúvidas dos clientes, reduz o valor empregado para conquistá-lo e diminui o ciclo de vendas.

2 – Aumenta o tráfego

Quase 90% dos usuários estão na internet para se informar sobre os mais variados assuntos, de moda até artigos sobre arquitetura para escolas

Assim sendo, quando você produz conteúdo relevante, consegue aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.

Quando isso acontece, ele é encontrado por um número maior de pessoas, atraindo a atenção delas. Um exemplo disso é o fato de que quanto mais materiais de qualidade você produzir, mais visitas vai receber.

3 – Ajuda a gerar mais leads

De certo, a criação de conteúdo rico ajuda a aumentar o tráfego do seu site, mas além de fazer isso, esse tipo de material também aumenta a quantidade de leads do seu negócio.

É possível investir na criação de materiais exclusivos que serão oferecidos aos visitantes em troca de algumas informações sobre eles, como nome e e-mail, e a partir daí começar a relação com um lead.

4 – Melhora o brand awareness da marca

Por meio do marketing de conteúdo, uma loja de computador semi novo faz com que mais pessoas conheçam a sua marca, seus produtos e serviços.

Tendo em vista que o consumidor tende a comprar com empresas mais familiares para ele, uma pessoa que consome seus conteúdos frequentemente vai se lembrar da sua marca quando precisar de alguma solução vendida por ela.

Trata-se de um consumidor que já conhece o seu negócio porque ele consome os materiais que você publica há um tempo.

5 – Ajuda a educar o mercado

Não é raro encontrar empresas às quais não compreendemos bem o seu mercado ou as soluções que oferecem. Mas, quando elas criam materiais ricos sobre seu segmento, começa-se a compreendê-las melhor.

É por essa razão que uma empresa de gestão patrimonial cria materiais com foco em esclarecer as dúvidas dos clientes, ensinando tudo o que eles precisam para decidir pela compra de maneira positiva.

Se os conteúdos da sua marca forem realmente de boa qualidade, podem funcionar com uma argumentação poderosa com os clientes e potenciais clientes.

São maneiras de quebrar objeções e fazer com que seus clientes se sintam mais satisfeitos com suas soluções, afinal, cada compra realizada será feita de maneira consciente.

Conclusão

O marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente que ajuda a sua empresa a construir uma imagem de autoridade e a atrair os consumidores certos e no momento mais adequado.

É papel das marcas conhecerem a fundo seus clientes para que possam abordar assuntos relevantes para eles. Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre essa estratégia de marketing digital e os benefícios trazidos por ela.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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