Ter um site para negócios, atualmente, é considerado um investimento básico, já que o marketing digital é a principal maneira de divulgar uma marca, seus produtos e serviços e o site é a base de todas as suas estratégias.
Por exemplo, se você compartilhar alguma coisa nas redes sociais ou fizer um anúncio, se o cliente clicar, para onde ele será direcionado? A sua empresa precisa do site para começar e terminar as ações de marketing.
Se você fizer uma rápida pesquisa na internet sobre qualquer tipo de solução, vai perceber que existe uma grande quantidade de organizações que possuem um site e é com elas que você faria negócio.
Por outro lado, aquelas que não têm site nem mesmo são do seu conhecimento, e tendo em vista que o consumidor moderno pesquisa na internet tudo o que deseja comprar, não ter um site é o melhor caminho para perder oportunidades.
Se você não quer que isso aconteça com seu negócio, leia este artigo. Vamos explicar por que as empresas precisam de um site e a importância dele para o sucesso e o crescimento do negócio.
Por qual motivo o seu negócio precisa de um site?
Talvez você ainda não saiba, mas não faltam razões para investir na criação de um site para o seu negócio, e dentre os principais motivos estão:
- Ser encontrado pelas pessoas;
- Construir autoridade de mercado;
- Expandir o negócio;
- Relacionar-se com a audiência;
- Aumentar as vendas.
Não importa quantas qualidades uma organização reúne, se ela não for encontrada, de nada adianta ser melhor em tudo.
Por meio do site institucional, um açaí revenda será encontrado pelo seu público na internet, por meio do Google, o buscador mais importante da internet.
Mas além de ter um site, é necessário que ele seja otimizado para garantir uma boa experiência aos visitantes e ainda aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa.
Também não podemos deixar de ressaltar a importância de incluir conteúdos de valor e investir em SEO (Search Engine Optimization), pois assim o Google vai enxergar a relevância do seu canal.
O site também é uma forma de ganhar a confiança dos consumidores e aumentar sua autoridade no mercado.
Aliás, não ter um site chega a ser estranho e até mesmo desperta a desconfiança nas pessoas.
Por exemplo, se você sabe que existem duas soluções para o que procura, mas uma tem site e a outra não. Quem, aparentemente, parece ser mais confiável?
Mais uma vez, um perfil nas redes sociais não substitui a importância e o papel do site na construção da imagem da marca.
É claro que essas plataformas são excelentes para as estratégias de qualquer empresa, como um fabricante de chaveiro personalizado acrílico, mas não são personalizáveis e profissionais como o site institucional.
Ademais, seu portal ajuda a promover seus produtos e serviços de maneira única e exclusiva.
É o espaço perfeito para você mostrar para a persona que é uma autoridade naquilo que faz e que pode solucionar seus problemas.
Em outras palavras, o site tem um peso importante na tomada de decisão de seus clientes e potenciais clientes.
Além disso, ele é essencial para qualquer organização que queira crescer, visto ser o canal ideal para as ações de inbound marketing.
Todas as metodologias de sucesso do marketing também dependem, direta ou indiretamente, do site institucional.
Portanto, se você quer conquistar mais visitantes e gerar mais leads, precisa ter um local exclusivo do seu negócio para recebê-lo.
Não se esqueça de que, geralmente, o site será o primeiro ponto de contato entre você e seus clientes, principalmente, depois que começar a investir em estratégias de inbound marketing.
Um fabricante de porta caneta acrílico também utiliza seu site institucional para se comunicar com sua audiência, algo fundamental quando paramos para pensar no quanto a relação de consumo mudou depois da popularização da internet.
As pessoas adotaram de vez o hábito de pesquisar na internet tudo o que desejam saber sobre um produto ou serviço, o que leva o consumidor a assumir um papel mais ativo na relação de compra e venda.
É justamente no momento em que a pessoa faz uma pesquisa que entra no seu negócio, que vai oferecer respostas para as dúvidas dessas pessoas.
Para atender a essa necessidade, você pode fazer postagens no blog, responder comentários nos posts, criar uma central de dúvidas ou disponibilizar um chat exclusivo para isso.
Por fim, o site é essencial para que possa vender, afinal, ele pavimenta todo o caminho do seu cliente atraindo, convertendo e criando uma conexão.
Portanto, finalmente, uma clínica de fisioterapia pode começar a vender. Aliás, o site institucional pode assumir tanto o papel de venda consultiva quanto para vendas self-service, como acontece nas plataformas e-commerce.
Todavia, não se esqueça de disponibilizar um time de vendedores, caso queira fazer vendas consultivas. Mas, se mesmo assim você ainda não se convenceu, vamos falar um pouco sobre a importância do site para as empresas.
Por que é importante ter um site?
Ter um site para o seu negócio é importante por diversas razões, e ele precisa atender tanto os dispositivos móveis quanto os desktops.
Afinal, a quantidade de pessoas que acessam à internet pelo smartphone é cada vez maior.
É o site que vai ajudar o seu negócio a construir a própria presença digital, caso contrário, está sujeito a perder espaço para os concorrentes.
Para um fabricante de bateria de carro 60 amp, por exemplo, ter um site é a melhor forma de conquistar mais visibilidade.
A corporação estará na web e juntamente com seu trabalho em marketing digital vai atrair seus potenciais clientes.
A companhia também vai cultivar relacionamentos, proporcionar experiências positivas para as pessoas e melhorar suas próprias conversões. Sem falar no fato de que essa plataforma elimina as barreiras da localização geográfica.
Nesse sentido, dependendo do seu tipo de produto ou serviço, poderá atender até mesmo clientes que estão em outras partes do mundo.
O site também é importante porque ele serve como base para suas ações de marketing digital, e se elas forem bem trabalhadas, a corporação poderá conquistar novos clientes.
Um fabricante de totem fotografico pode investir em diferentes táticas de marketing e contar com profissionais que otimizam ainda mais os resultados.
Isso significa que se suas estratégias forem bem elaboradas e estiverem adequadas à empresa e ao seu público, pode alcançar várias possibilidades, já que é capaz de atrair novos clientes constantemente.
Também não podemos descartar o fato de que o site é um canal que pode interagir com as redes sociais, algo fundamental para as empresas que possuem um público que não abre mão dessas plataformas.
A interações entre esses dois canais, inclusive, ajuda a maximizar os resultados, uma vez que podemos incluir links que direcionam os visitantes para os perfis das empresas nas redes sociais.
Outra ação muito positiva é possibilitar que os visitantes compartilhem os conteúdos do seu blog nos perfis deles no Facebook.
É uma forma que uma empresa de transporte de cargas tem para expandir o alcance de suas postagens de maneira orgânica.
O site também é importante porque ele ajuda a aumentar as conversões. Isso acontece porque a companhia vai promover seus produtos e serviços nessa plataforma de maneira mais atraente e dinâmica, o que melhora a experiência do visitante.
Sem falar no fato de que a marca pode incentivar um relacionamento mais próximo entre ela e os usuários, por meio de ações simples, como landing pages.
Ademais, dependendo do segmento do seu negócio, você ainda pode inserir uma ferramenta de orçamento para aumentar ainda mais as vendas.
Outra forma de usar o site institucional é criando uma página dentro dele exclusiva para responder às perguntas comuns de seus clientes.
Com isso, um restaurante de alimentação vegana facilita a navegação dos usuários, o que cria uma percepção positiva em relação à marca.
Mais do que isso, oferecer respostas imediatas para os seus clientes e potenciais clientes também é uma maneira de argumentar com eles e quebrar objeções.
Os colaboradores, por sua vez, também podem se dedicar a tarefas mais importantes e estratégicas dentro da companhia, ao invés de responder às mesmas perguntas constantemente.
Conclusão
Resumindo, o site é um canal que, sem dúvidas, possui muita utilidade e pode ser usado de muitas formas.
Portanto, independentemente de como ele seja aplicado ao seu negócio, sempre será a plataforma ideal para divulgar a sua empresa.
Ele será o pilar de suas estratégias de marketing e vai ajudar a construir a presença do seu negócio na web, acompanhando as tendências da relação de consumo moderna.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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