No início, os blogs eram muito utilizados pelos usuários da internet para compartilhar histórias e opiniões pessoais, mas, atualmente, essas plataformas se tornaram ferramentas empresariais, se tratando de uma estratégia de marketing digital.
Atualmente, para um negócio alcançar o sucesso não basta apenas ter um escritório planejado em um local estratégico da cidade.
É preciso compartilhar seus produtos e serviços no mundo digital, além de conteúdos que venham a nutrir um público interessado, ou seja, para que atinja mais pessoas ou uma audiência específica.
A internet se tornou a maior ferramenta de comunicação, principalmente devido a globalização.
Dessa forma, os blogs são um ponto interessante e muito requisitado para que uma marca alcance as metas delineadas e obtenha o sucesso esperado.
Afinal, o que é um blog?
Os blogs são sites com conteúdos profissionais ou pessoais, atualizados periodicamente através de artigos em páginas individuais, também conhecidos como postagens, publicados em ordem cronológica reversa, ou seja, do post mais atual para o mais antigo.
No início da internet, as pessoas usavam esse recurso principalmente para compartilhar opiniões, experiências e dicas, como receitas culinárias, resenhas de livros, opiniões sobre moda ou até mesmo como diários pessoais.
Os usuários ainda podem utilizar um blog para compartilhamento de assuntos mais específicos, como realizar a higienização de ar condicionado split, aparelho que deve ter sua limpeza e manutenção em dia, para que esteja sempre conservado.
Atualmente, diversas empresas estão optando por criar um blog profissional como uma estratégia de marketing digital, já que essa plataforma possui como principal objetivo oferecer facilidade para a publicação de conteúdos diversos.
Pois esses textos podem ser encontrados na internet com apenas alguns cliques, aumentando as chances de os usuários encontrarem e conhecerem os serviços oferecidos pela empresa.
Assim, se um empresário possui um blog para a sua loja de acessórios bicicleta, é muito mais fácil para as pessoas de outros bairros e até mesmo de outras cidades encontrarem seus produtos.
Dessa forma, além de vender no ponto físico, o empreendedor terá a oportunidade de vender para outras regiões, expandindo o seu negócio.
Quais benefícios um blog pode trazer para a sua empresa?
Além dos pontos já mencionados, existem outros diversos benefícios que fazem um empreendedor criar um blog para a sua empresa, sendo alguns deles:
- Facilidade em encontrar a empresa na internet;
- Aumento da visibilidade da marca;
- Faz o público entender melhor os serviços oferecidos;
- Tem baixo custo e é fácil de criar;
- Facilidade em resolver reclamações e sanar dúvidas.
Ademais, há um crescimento na proximidade entre a marca e o público, o que leva à possibilidade de iniciar um relacionamento próximo com os consumidores, inclusive, na coleta de opiniões e feedbacks. Se o seu cliente procura algo como o melhor ar condicionado, esse crescimento de marca nas pesquisas orgânicas é essencial para que ele seja encontrado com maior facilidade.
Aqui, é importante também falar a respeito de uma outra grande vantagem, que é que a criação de um blog possibilita até mesmo a inexistência de uma loja física, diminuindo os custos de aluguel, energia e salário de funcionários.
Afinal, todos os produtos podem ficar armazenados em um espaço na própria casa do empreendedor, ou em um estoque alugado, e as vendas ocorrem apenas pela internet, por meio do blog.
Isso é um ponto interessante para empreendedores que acabaram de abrir seu negócio e não possuem verba para construir uma loja física bem estruturada, em um local valorizado para o comércio e com um bom controle de acesso.
Dessa forma, é possível concentrar o capital inicial nos produtos que serão vendidos, e não com aluguel e customização da loja física.
Isso possibilita que pequenos donos de negócios construírem a sua marca e divulgarem os seus negócios de forma mais simples e inclusiva.
Sobre o aumento de visibilidade
De forma geral, ao criar um blog abrem-se oportunidades para o mundo inteiro conhecer a sua marca, você se torna autoridade no assunto e alcança de forma mais rápida e prática os seus clientes, chegando a nichos de comércio específicos.
Ademais, outro benefício expressivo é a possibilidade de coletar informações sobre o que seus clientes desejam consumir, devido ao aumento da proximidade entre o público leitor e o prestador de serviços.
Um exemplo interessante do sucesso de se ter um blog, é a facilidade de se oferecer serviços específicos, como no caso de empresas que realizam vistoria de carros, procedimento obrigatório em algumas cidades e que precisa ser feito periodicamente.
Para esses serviços mais específicos, que não são encontrados em qualquer região, a criação de um blog é imprescindível.
Inclusive, a dificuldade de captar clientes está entre as maiores causas de desistência e fechamento de um negócio.
Principalmente se a empresa se restringe apenas à captação de clientes que passam em frente a fachada da loja ou que conhecem os serviços por meio da indicação de amigos e familiares.
Através de um blog, é possível encontrar uma variedade de clientes, pois não há restrições de regiões, a não ser que o empreendedor opte por isso. Contudo, de forma geral, apenas com algumas postagens é possível captar a clientela.
Por exemplo, a venda de banco para banho idoso é dificultada por ser um produto específico, mas com a criação de um blog, pessoas de qualquer região do país vão poder encomendar facilmente.
Como mencionado anteriormente, empresas com pouca verba podem optar por divulgar seus produtos apenas através do blog, não possuindo loja física e economizando com aluguel e contratação de funcionários.
A opção mais acessível para isso é a criação de blogs para divulgação de serviços, como aulas e outros conteúdos online, além da venda de produtos.
Assim, a venda de diversos produtos, como bloco de notas colorido, aumenta exponencialmente, tudo através da publicação em blogs.
Maiores possibilidades de feedback
O blog pode aumentar a proximidade do público com o empreendedor, bastando colocar uma seção para feedbacks ou comentários nas publicações.
Atualmente, as empresas utilizam esses feedbacks para publicar nos blogs, desta forma, deixando mais atrativos os produtos e os serviços, mostrando apenas os comentários positivos.
Além do mais, esse já é um recurso acessível no Google, onde a disponibilização do endereço de um comércio possibilita a classificação e a adição de comentários a respeito do local, dos produtos e dos serviços.
Por exemplo, se você está à procura de um buffet corporativo, pode pesquisar a avaliação dessa empresa apenas com o endereço e nome fantasia no Google.
Com apenas alguns cliques, é possível ver a avaliação, com estrelas, e os comentários das pessoas que contratam esse serviço, tanto os positivos quanto os negativos.
Com um blog, o empreendedor pode selecionar esses comentários e avaliações, deixando apenas os positivos e atraindo uma clientela maior.
Entretanto, às avaliações negativas não devem ser ignoradas, é importante coletá-las e traçar estratégias para melhoria, evitando novos comentários ruins.
Portanto, uma aba de feedbacks e comentários, ou até mesmo a disponibilização de um contato, como e-mail ou telefone, é uma das ferramentas mais construtivas que um blog possibilita.
Ferramenta de baixo custo
Existem diversas plataformas para a criação de um blog, até mesmo algumas disponibilizadas por ferramentas de pesquisa, como o Google e o Bing, que são gratuitas e possuem um pequeno valor cobrado mensalmente.
Ainda existe a opção de contratação de um servidor para hospedar o blog, e assim, possuir um endereço que aguente um tráfego maior de pessoas online visualizando os seus conteúdos ao mesmo tempo.
Portanto, os blogs são, sem dúvidas, umas das ferramentas de marketing mais baratas, pois você mesmo pode criar e customizar o seu próprio blog, sem contratar um profissional para isso e investindo pouco dinheiro na hospedagem na internet.
Esse tipo de plataforma é uma ótima maneira de lançar novos produtos e discorrer com especialidade sobre os seus serviços.
É possível até mesmo dar dicas para os clientes sobre como realizar a conservação do produto que adquiriram e demonstrar o correto uso desses produtos.
Considerações finais
De forma geral, possuir um blog é uma estratégia de marketing de baixo custo para a sua empresa, se mostrando um fenômeno nos tempos atuais. É possível divulgar qualquer produto ou serviço, alcançando um público específico.
Além de possibilitar a venda para outras regiões, além do ponto da loja física, é possível até mesmo não possuir um ponto de venda, reduzindo ainda mais os custos.
Outra grande vantagem é a proximidade com a clientela, através da disponibilização de e-mail e telefones para contato, além de abas para feedbacks.
Diversas dicas também podem ser postadas, para auxiliar o cliente na conservação e utilização dos produtos oferecidos.
As vantagens são diversas, portanto, não perca tempo para aderir a essa ferramenta de marketing e fazer seu negócio decolar no ambiente digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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