Saiba o que é persona e como definir para seu negócio

2 Comments

Encontrar a persona de um negócio tem impacto direto nos resultados das estratégias realizadas dentro dele.

Principalmente, se elas envolvem ações voltadas ao marketing digital, onde é necessário criar uma linguagem e conexão com o público ideal.

Diferente daquilo que conhecemos sobre o cliente, a persona pode ser o símbolo mais concreto da pessoa que compra em uma empresa, algo que ajuda na venda.

Ou seja, se o cliente ideal de um negócio de avaliação de imóveis rurais são homens maiores de 50 anos, a persona neste caso pode ser colocada em relação a pontos cada vez mais pessoas do cliente, envolvendo desde estilo de vida até preferências políticas.

E quanto mais se conhece de um consumidor perfeito, melhor é possível criar a persona ideal, neste sentido, tendo em mãos a exatidão daquela pessoa que compra com sua empresa de acessórios bicicleta, tendo menos chances de errar na comunicação.

No texto abaixo vamos trabalhar mais o conceito de persona, explicando qual a vantagem que ela tem dentro de empresas e de que forma ela pode ser encontrada.

O que é uma persona?

A persona é uma simbolização de um cliente perfeito dentro de uma empresa de cozinhas planejadas com ilha, podendo ainda ser colocada como uma extensão mais completa daquelas informações que constituem o cliente perfeito, o público-alvo.

Esse conceito é utilizado dentro do marketing digital e da comunicação de modo geral, para facilitar a criação da linguagem correta entre a empresa e os interessados nela.

A grande diferença de encontrar um cliente e uma pessoa é que esta última consegue ser a representação maior e mais fundamentada do primeiro. 

Sendo assim, é como se pudéssemos criar um personagem, tal como em histórias e filmes, com desejos, sentimentos, preferências e principalmente, com suas particularidades.

Por exemplo, o cliente ideal de uma empresa de venda de carregador portátil personalizado são mulheres, de cerca de 30 anos, moradoras de uma capital.

Agora, tendo em mãos algumas especificações iniciais sobre esse público, é possível chegar, por meio de levantamentos e pesquisas, em uma constituição que possa parecer mais real, menos atrelada a dados e números.

Seguindo o mesmo exemplo acima, podemos entender que a persona dessa loja é uma mulher solteira, com um filho, trabalha em comércio, passa muito tempo no celular, têm preferência pelas redes sociais, costumava viajar e geralmente parcela compras.

Ao comparar as duas descrições que fazem parte da cliente ideal da empresa, é possível entender que a persona exibe informações muito mais completas, e cada vez mais palpáveis, o que sugere uma conexão muito maior e certa com ela.

Neste sentido, para uma empresa é muito melhor ter essas informações, tendo em vista que isso agrega maior firmeza na hora de conversar com essa pessoa, em comparação do que aconteceria  caso essas informações não fossem possíveis.

Ainda que a linguagem e a comunicação sejam importantes, ela não vem sozinha no pacote de vantagens que podem ser vistas por empresas de carteira de moto A.

Qual a vantagem que ela agrega?

São muitas as vantagens que podem ser notadas a partir da criação e do uso da persona, mas algumas valem a pena serem citadas.

Tendo em vista que podem ser exatamente aquelas prioridades dentro da sua empresa, ainda mais nas estratégias.

O primeiro ponto é a proximidade que o negócio acaba tendo com o cliente, visto que este passa a ser melhor reconhecidos, principalmente, em relação às suas motivações, seus interesses e particularidades, tais como:

  • Comportamentos;
  • Estilo de vida;
  • Opções políticas;
  • Escolhas profissionais.

A persona, na verdade, é colocada tal como um perfil de uma pessoa, que é traçado a partir de pontos primários, mas que logo se transformam em especificidades, algo que é importante para qualquer empresa de coffee break empresarial.

Em seguida, podemos ver uma outra qualidade, quase que atrelada a essa condição, que é justamente a facilidade em conversar com essa pessoa ou persona.

Quanto mais conhecemos alguém, melhor entendemos seus gostos, suas preferências e sobretudo as formas como elas se sentem à vontade para receber algo, como informações, produtos e serviços que desejam comprar, dentre outros pontos.

É como se, quanto maior fosse o domínio sobre o que é importante ou não para a persona, melhor a empresa conseguisse transmitir uma ação a ser realizada, neste sentido, facilitando as trocas entre ambos os lados, principalmente, por parte da empresa.

As estratégias dentro da própria empresa de gestão patrimonial também são uma vantagem dessa compreensão da persona. 

Afinal, o entendimento sobre o cenário onde o consumidor está presente tem plena consideração dentro das ações corporativas.

Em outras palavras, se uma persona é uma mulher que gosta de estar nas redes sociais e ama promoções, a comunicação pela internet e a possibilidade de benefícios especiais são pontos que devem ser considerados pelo negócio com maior rigor.

O ideal é montar um caminho que seja benéfico e totalmente viável para que um negócio seja feito entre empresa e cliente, e para isso, nada melhor do que falar a mesma língua.

Dicas para começar a encontrar a sua persona

Encontrar a persona que simboliza o cliente ideal da sua empresa de balão personalizado com nome é mais fácil do que parece. 

No entanto, é preciso haver um esforço para que alguns pontos sejam bem delimitados nesta pesquisa.

Abaixo vamos trazer algumas dicas essenciais, que podem facilitar a concepção desse personagem que simboliza o seu cliente perfeito.

Captação de informações

Não existe um caminho melhor e mais correto para a formação de uma persona do que contar com a captação de informações, que podem vir das mais diversas fontes, sendo todas elas ligadas com algum tipo de contato com o público comprador.

Por exemplo, você pode filtrar informações de redes sociais, programas destinados ao acompanhamento de vendas e até mesmo pesquisas feitas dentro do mercado.

O ideal é que a captação consista na parte onde você e sua equipe vão conseguir o máximo de informações possíveis, em pontos que se diferenciam principalmente na forma de retenção, bem como uso por parte das pessoas envolvidas.

Defina pesquisas

É importante, sempre que pesquisas forem submetidas, entender os tipos de metodologias que serão utilizadas, bem como as informações que vão constar nesse levantamento.

O ideal é que você entenda o que é uma prioridade para a sua empresa , em especial para a resolução de uma persona que possa de fato trazer os melhores resultados.

Por isso, antes de aplicar qualquer tipo de pesquisa, se certifique que todas as perguntas serão estruturadas para trazer as informações desejadas.

Organização de dados

Sem uma boa organização de dados fica difícil ter acesso à constituição da persona da sua empresa. 

Por isso, além de se preocupar com a captação, é importante entender de que maneira você poderá organizar tudo o que for receber.

Uma das prioridades nesse sentido é o uso de sistemas e ferramentas tecnológicas que possam agrupar os resultados, mostrando inclusive uma visualização interessante.

Isso pode ser ainda mais necessário quando se trata de uma equipe que trabalha junta nesse processo, viabilizando a identificação da persona a partir de pontos e tarefas diferenciadas dentro desse serviço.

Ficar de olho em tendências

As tendências são importantíssimas na hora de bater o martelo e encontrar a persona da empresa.

Tendo em vista que elas podem ter uma grande influência nos caminhos por onde seguir nas perguntas, mas também a partir da conquista dos resultados.

Por isso, além de utilizar pesquisas e outras formas de produção de informações sobre o público-alvo, é interessante contar com o auxílio de levantamentos e olhares do mercado.

Investimento em consultorias

Seguindo na linha de outros tipos de considerações na hora de fechar o estudo sobre a persona, é importante trazer a vantagem de uma consultoria, ou da ajuda de um profissional adequado e experiente, que pode trazer um olhar a mais.

Apesar dos dados serem importantes neste caso, a experiência e o olhar apurado para o mercado também consegue trazer benefícios na hroa de encontrar a persona da empresa.

Considerações finais 

Portanto, a persona é o símbolo do cliente ideal dentro de uma empresa, e encontrar essa determinação ajuda muitas marcas a criarem comunicações e estratégias que dão certo, e atingem de forma precisa a pessoa que vai contar como consumidora.

Para chegar nessa compreensão, no entanto, é preciso trabalhar pontos de pesquisas e levantamentos de informações relevantes.

Além de considerar a contratação de consultorias e estudos de tendências, que fortalecem algumas determinações deste cliente. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Sobre o Blog

    Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

    Últimas do Blog

    Veja todos os posts