Golden circle: Por que aplicar em sua empresa?

No Comments

Não é de agora que se ouve falar em Golden Circle. Seu conceito é bastante importante para o mundo empresarial, podendo fazer toda a diferença para uma empresa e para a sua equipe como um todo.

Quem é empresário sabe que existe uma série de metodologias que podem ser colocadas em prática na rotina da companhia, com o intuito de melhorar e de otimizar o dia a dia, para se alcançar níveis de trabalho cada vez melhores.

Nesse cenário, Simon Sinek, um famoso especialista em liderança, criou o conceito do Golden Circle, que é um recurso fundamental para melhorar a interação entre os colaboradores da empresa.

Um ponto bastante positivo da utilização do Golden Circle é justamente o de que ele pode ser implementado dentro de um estabelecimento especializado em manutenção de ar condicionado, da mesma forma em que contribui para um escritório de contabilidade.

Isso porque os seus objetivos são baseados em três aspectos: pensar, agir e comunicar. Essas ações geram inspiração nos mais próximos, o que quer dizer que elas se tornarão muito mais engajadas nas suas atividades.

Mesmo que muitas pessoas ainda não conheçam esse conceito, ele possui a sua importância e pode ser fundamental para as organizações que desejam se tornar uma referência para o seu público.

De fato, hoje em dia é cada vez mais comum encontrar marcas que se tornaram verdadeira inspiração para os seus clientes, e entender o motivo pelo qual isso é possível é parte da função do Golden Circle.

Afinal, é verdade que só consegue ter o devido destaque no mercado aquelas companhias que se esforçam para se manter atualizadas, o que pode não apenas gerar mais lucros, mas também garantir um posicionamento especial no mercado como um todo.

Portanto, é mais do que necessário conhecer conceitos que podem ajudar no crescimento de uma marca no seu setor, pois ele pode fazer verdadeiros milagres, tanto internamente quanto externamente.

Deste modo, se você é empresário, ou mesmo um gestor, este artigo merece ser lido por você. Então, não deixe de seguir na leitura para entender o que é o Golden Circle e as razões pelas quais essa proposta deve ser aplicada na sua companhia.

O que é o Golden Circle?

Qualquer tipo de estabelecimento, o que engloba desde uma clinica de fonoaudiologia até um restaurante, precisa de medidas que permitam o seu crescimento, o que muitas vezes vai além de uma simples estratégia de divulgação.

Os conceitos que são tratados internamente também são fundamentais, pois podem fazer a diferença no desenvolvimento da equipe e dos seus gestores e, por consequência, melhora o trabalho como um todo.

O Golden Circle, que traduzido para o portuês significa Círculo Dourado, é um método que tem como objetivo permitir que as empresas e os seus gestores encontrem o propósito de trabalho e, com isso, consigam gerar impacto.

Para tanto, o Golden Circle responde a três perguntas simples e diretas: por quê, como e o quê. Inclusive, elas precisam ser feitas seguindo essa ordem, pois fazem toda a diferença na resposta que pode ser obtida. Afinal, elas podem trazer resultados como:

  • Ajudar a encontrar o propósito;
  • Gerar impacto;
  • Criar valor;
  • Engajar o público;
  • Inspirar pessoas.

Por isso, quando o Golden Circle é aplicado em um consultório de psicopedagogia, por exemplo, ele faz com que a realização das três perguntas ajudem na busca pelo valor desejado para o local.

Ao se questionar por quê, como e o quê, é possível criar um valor para a empresa, além de potencializar o envolvimento do público com a causa da empresa e, por consequência, servir de inspiração para as pessoas. 

O conceito de Golden Circle foi criado pelo inglês Simon Sinek, sendo o seu principal objetivo o de orientar a criação de empresas, de campanhas e de ideias focado no desenvolvimento de um propósito e na conquista de valores. 

Dessa forma, o Círculo Dourado pode ser idealizado em camadas, tal como em um jogo de dardos. Assim, no centro está localizada a pergunta “por quê”, sendo a seguinte a da pergunta “como” e a última a camada do “o quê”.

Esse conceito é utilizado para que os gestores, líderes e as empresas como um todo se tornem capazes de pensar, tomar atitudes e se comunicar, sempre do centro para fora. 

Na prática, devem entender o motivo pelo qual querem criar uma empresa, identificando o seu propósito. Depois, precisam saber como fazer isso e, na sequência, o que será criado para que tudo seja alcançado. 

Ao ter essas informações claras em mente, qualquer tipo de negócio, seja um estabelecimento especializado em comida pronta entrega ou em venda de peças de roupas, consegue ter um desempenho melhor, graças à clareza obtida.

A importância do Golden Circle

Qualquer ferramenta que permita o crescimento sustentável de uma empresa deve ser considerada pelos seus líderes, uma vez que essa pode ser a melhor maneira de conquistar bons resultados no estabelecimento.

Nesse sentido, nada mais claro do que ter como objetivo buscar as melhores soluções para isso, e uma delas é justamente a de apostar na absorção do Golden Circle e das suas características essenciais. 

Dessa forma, o desenvolvimento de um negócio, que envolve investimentos e um quadro de gestão de qualidade, pode ter resultados muito mais significativos do que para outros tipos de empreendimentos no mercado.

Alguns pontos relevantes podem ser considerados pela empresa e pelos seus gestores, justamente porque mostram a importância do Golden Circle para um negócio. São eles:

  • Destaque da concorrência;
  • Melhoria da imagem da empresa;
  • Engajamento de clientes;
  • Inspirar pessoas;
  • Otimizar a comunicação com fornecedores;
  • Desenvolver uma melhor relação com colaboradores.

Um primeiro elemento que merece destaque é justamente a capacidade conquistada de se destacar da concorrência. Ao oferecer adesivo transparente personalizado, por exemplo, a marca está se diferenciando dos padrões do mercado.

Não à toa, quando lá no início ela se propôs a estabelecer os motivos pelos quais estava abrindo as portas, ela teve como meta se destacar no seu segmento e, ao criar um produto exclusivo, certamente o seu objetivo foi mais facilmente conquistado.

Outro aspecto que merece ser mencionado é o de que ocorre uma melhoria da imagem da empresa, pois toda a sua história é conhecida pelos gestores, o que faz com que os objetivos estejam sempre alinhados.

Ao mesmo tempo, o Golden Circle é importante por permitir que os clientes se engajem mais facilmente, pois conseguem ter uma maior identificação de si com a marca, o que é essencial para a autoridade da companhia.

Também é válido mencionar que o conceito do Círculo Dourado é capaz de inspirar as pessoas, servindo como um exemplo a ser seguido por outros empresários em diversos setores do mercado.

Esses benefícios podem se estender até a comunicação com fornecedores da marca, como pode ser uma gráfica que imprime cartão de visita psicologia. Afinal, os resultados dos serviços podem ser muito mais animadores e condizentes com o que a empresa espera.

Por fim, a própria comunicação interna é beneficiada, pois o Golden Circle cria uma estrutura devidamente delineada e forte, o que é indispensável para que a parte estrutural do negócio se mantenha íntegra com o passar dos anos.

De fato, não é preciso dizer que um dos pilares essenciais de qualquer companhia bem-sucedida é a comunicação interna, pois ela é capaz de motivar, de influenciar e de alinhar a sua equipe constantemente.

Nesse sentido, é possível perceber que o Golden Circle não se trata apenas de mais uma estratégia criada para empresas, mas pode ser um caminho fundamental para o bom desenvolvimento da marca e, por consequência, do seu sucesso no mercado.

Considerações finais

Empreender nunca foi uma tarefa simples. Por isso, quanto mais um empresário é capaz de estudar e de se formar com materiais sólidos sobre a sua área, mais capacidade de crescimento ele conquistará no dia a dia da sua gestão.

Assim, conhecer conceitos fortes, como o Golden Circle, pode ser uma maneira segura e sustentável de obter informações que são necessárias para a abertura de um estabelecimento consistente desde o início.

Dessa forma, seja um estabelecimento especializado em instalação de fachada de loja feminina ou uma clínica de estética, qualquer empresário e a sua equipe podem estar devidamente alinhados com o propósito que fará a empresa decolar no mercado.

Para tanto, é fundamental aplicar as três questões do Golden Circle: por quê, como e o quê, podendo assim ter no horizonte as devidas respostas para construir uma base sólida e duradoura para a marca.

Por isso, se você está em vias de abrir um novo negócio e quer ter maior tranquilidade nesse processo, não deixe de seguir as diretrizes contidas neste conteúdo e adquira conhecimentos essenciais para a sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Sobre o Blog

Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Últimas do Blog

Veja todos os posts
No Comments

Deixe sua Mensagem