O que é Guest post e como ele pode te ajudar a alavancar o domínio de sua empresa?

No Comments

Iniciar no mundo do marketing digital pode não ser uma tarefa muito fácil. Principalmente pelo fato de que vamos lidar diretamente com toda a demanda de um mercado que se aperfeiçoa a cada dia.

É um ponto de partida, mas não dá para aprender mais do que o básico através de um curso de informática combinado com outro curso de marketing digital. Alguns conceitos precisam ser incorporados através de uma boa dose de estudos, e só depois disso teremos condições reais de atingir as nossas metas.

Sendo assim, separamos para você um pequeno guia sobre o que é Guest Post, talvez uma das principais estratégias hoje para conseguir resultados em SEO.

Vamos conferir?

O que é Guest Post?

O Guest Post é exatamente uma postagem feita com você sendo um convidado. Ou seja, você vai criar um texto para que seja publicado dentro do site de um terceiro.

Para esta pessoa é importante receber um guest post porque ela estará primeiramente ganhando um conteúdo de graça. Em segundo lugar, ela também estará garantindo uma maior autoridade de alguém que é de fora.

Enquanto isso, a pessoa que escreve o post também ganha autoridade porque foi reconhecida como alguém que entende do assunto. Mas o trunfo mesmo desta estratégia é colocar um backlink dentro da sua postagem.

O que são backlinks?

Backlinks são a forma mais eficiente de se garantir resultados de verdade através do SEO. Em outras palavras, um backlink é um link que aponta para o seu site, mas que foi feito em um site externo.

E qual a importância disto para o domínio da sua empresa? Então, são vários os motivos pelos quais isto importa.

Primeiramente, e o menos relevante, é que esporadicamente este link pode gerar alguns acessos de pessoas interessadas para o seu site. Isto nem sempre acontece, ou pelo menos não com uma grande intensidade, mas é uma vantagem.

Entretanto, o que realmente vai fazer toda a diferença é a autoridade que o seu site passa a ter para o Google.

Como o Google funciona e porque backlinks são importantes

O Google só se tornou um monopólio entre os buscadores exatamente porque ele é uma ferramenta bastante eficiente no que faz. Antigamente você fazia uma busca por uma palavra chave e tinha que filtrar os resultados, muitas vezes sem encontrar algo relevante.

Isto porque praticamente qualquer um poderia ir até o buscador e dizer que seu site era sobre um determinado assunto. Hoje temos uma diferença enorme na maneira como tratamos o assunto.

Primeiramente o Google é o responsável por dizer sobre o que seu site se trata e onde ele deve aparecer nas pesquisas. Embora seja possível dar uma pista, ele contém a palavra final.

Entretanto, um dos parâmetros que ele leva mais a sério acaba sendo exatamente as indicações, que no caso são feitas através de backlinks.

Assim, o Google entende que quantos mais sites recomendarem o seu conteúdo, maiores serão as chances de que seu conteúdo tenha qualidade. Por isso ele costuma ser automaticamente movido para as primeiras posições.

Como conseguir um guest post?

Esta é uma pergunta realmente difícil de responder, afinal de contas estamos em um mercado cada vez mais competitivo de SEO. Muitas vezes as pessoas entendem o Guest Post como uma oportunidade de fortalecer a concorrência, por isso acabam não permitindo a publicação.

Entretanto, existem formas genuínas de aumentar as suas chances. Afinal de contas, nem todos pensam da mesma maneira sobre o assunto.

Aqui estão algumas dicas interessantes para te ajudar nesta empreitada:

1 – Busque por sites do seu nicho

Normalmente os sites que aceitam uma publicação de convidados são os maiores, entretanto eles acabam exigindo uma certa autoridade real no assunto, como por exemplo um diploma na área ou alguma coisa que comprove que você entende do que está falando.

Sites menores podem encontrar nesta atividade uma certa vantagem, entretanto é necessário ficar de olho na autoridade DA do site, que muitas vezes pode ser tão baixa que não compensa o esforço.

Agora, se quiser realmente encontrar um site promissor, utilize um termo do seu nicho acompanhado do seguinte termo entre aspas “envie seu artigo”. Isto obriga os resultados a constarem páginas que aceitam guest posts.

2 – Crie um conteúdo de qualidade

A pessoa pode rapidamente desistir do combinado que vocês fizeram exatamente se você colocar uma qualidade baixa nos seus artigos. Artigos pequenos demais, mal escritos ou até mesmo criados com assuntos divergentes da proposta original são problemáticos.

Por isso, confira tudo, revise e se atente a escrever sobre o que foi combinado. Assim você não corre o risco de descartar o artigo por qualquer motivo que seja.

Outro ponto importante é que você precisa colocar todo o texto com um tamanho razoável, o ideal é algo de 1000 palavras para que o Google entenda que aquilo é mais do que uma indicação, e sim um conteúdo.

3 – Coloque a âncora da maneira correta

Uma indicação importante é que você precisa deixar bem claro que quer um link que não tenha a tag nofollow dentro daquele artigo. E de preferência os melhores resultados acontecem quando eles indicam uma página em cima da palavra chave da mesma.

O segundo parágrafo é o mais utilizado para esta tarefa e é o mais recomendado para quem realmente quer ter resultados. Entretanto, você precisa ter certeza de que está com tudo devidamente digitado.

Considerações finais

Como você pode ver, ter a facilidade de publicar guest posts em bons sites vai te ajudar a encontrar conteúdos relevantes no curto e longo prazo. Entretanto, a melhor maneira de começar é realmente investindo em conhecimento.

Por isso, aposte em um bom curso de informática e até mesmo se dedique a um curso específico de marketing digital. Quanto mais capacitado você se tornar para a tarefa, maiores serão as chances de conseguir resultados.

Então por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda houver alguma dúvida sobre o tema, sem problemas. Estamos à disposição para te ajudar nos comentários, ok?

Até a próxima!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

    Sobre o Blog

    Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

    Últimas do Blog

    Veja todos os posts

    Deixe sua Mensagem