Um desafio que diversos gestores encontram perante o seu caminho é acerca de um bom planejamento de estratégias para a empresa. Com isso, existe a matriz ansoff.
Ela vem como uma estratégia que é muito útil para esses gestores que estão com dificuldades, mas que desejam aplicar uma tática que seja realmente efetiva, aumentando as vendas da empresa.
Ter um bom planejamento é algo que qualquer gestor de uma empresa deve ter em seu arsenal, o que é muito comentado em curso de gestão financeira ead, inclusive.
Já que cada vez mais o mercado competitivo vem se mostrando como algo em que aquele que se destaca mais, acaba recebendo o retorno desejado.
Dessa maneira, é de suma importância conhecer estratégias que são úteis em setores que podem apresentar diversas dificuldades.
Um exemplo disso é o caso do setor de planejamento, que é muito abordado em gestão financeira a distancia, por exemplo, fazendo com que fique muito mais prático e fácil a questão do planejamento em sua empresa.
O que é a matriz ansoff
Como foi dito anteriormente, existem diversas estratégias que são aderidas por grandes empresas para conseguir realizar várias tarefas que podem demonstrar serem complicadas em alguns casos, como por exemplo, a área de planejamento.
Para isso, de acordo com a gestão de pessoas a distancia, a matriz ansoff é algo fundamental.
A Matriz Ansoff, também conhecida como Tabela de Expansão de Produto/Mercado, nada mais é que uma estratégia muito utilizada por diversas empresas.
Ela tem como finalidade realizar planos e traçar metas que visam o crescimento interno da empresa, em quaisquer setores disponíveis.
Através de uma identificação de oportunidades e de uma análise de riscos, é possível também avaliar de maneira efetiva quatro componentes que são fundamentais em qualquer empresa, até mesmo em uma gestão comercial ead, que são:
- Penetração do mercado;
- Desenvolvimento de mercado;
- Desenvolvimento de produtos;
- Diversificação na empresa.
Dessa maneira, além de ser extremamente eficaz para qualquer empresa, esse tipo de matriz ainda tem um diferencial das demais corporações.
Pois ele consegue ter mais efetividade e segurança, sendo considerado algo revolucionário nesse ramo, além de também considerar fatores externos, se tornando um outro diferencial.
Quando se fala sobre outras estratégias que seguem o mesmo tipo de raciocínio, elas eram voltadas mais para o microambiente de trabalho.
Ou seja, é observado apenas as estruturas da empresa e algumas de suas ramificações, enquanto a Matriz Ansoff voltava-se para valores que não se tinha o controle, amplificando para um cenário macro.
Ao aplicar esse tipo de estratégia na empresa, o administrador estará mais apto a tomar decisões, e será mais fácil ainda se ela tiver uma graduação em gestão de pessoas.
Já que além de ter uma visão mais ampla da própria empresa, no sentido de vendas, ela ainda consegue mesclar com uma boa gestão de recursos humanos.
Entretanto, é válido constatar que a Matriz por si só não irá resolver todos os problemas que a empresa estiver encontrando pela frente.
Porém, ela será uma estratégia e uma ferramenta extremamente favorável para aqueles gestores que estão sentindo que falta apenas uma peça para encaixar tudo e não querem mais se deparar com contratempos.
Como utilizar a Matriz Ansoff?
Ficando mais fácil entender do que se trata esse tipo de estratégia e qual a sua importância para qualquer empresa que deseja alcançar um nível mais avançado.
Então, para se destacar nas vendas e dentro do mercado competitivo, é de suma importância entender como aderir essa estratégia em sua empresa.
Como citado anteriormente, para se utilizar a Matriz Ansoff, você deve seguir quatro etapas essenciais.
Na primeira parte, que é a penetração do mercado, é onde a empresa tem que conseguir conciliar um mercado existente com um produto que também já existe.
Porém, nesse caso, isso significa que a empresa conseguirá uma maior aderência do mercado, captando mais clientes e fidelizando mais consumidores.
No próximo ponto, é quando há o desenvolvimento do mercado, ou seja, através de um produto que já existe, você disponibiliza ele para outros nichos, em que não tenha o mesmo item.
De forma contrária, há o desenvolvimento de produtos, que é quando o item é inexistente, mas o mercado não. Assim, ele sempre contará com um ciclo de novas mercadorias, sempre tendo renovação.
Por fim, tem a mesclagem dos dois pontos, que é conhecido como diversificação, em que tanto o produto e o mercado são novos.
Embora seja o cenário de maior risco para empresa, se ele for feito com sucesso, pode ser também o com maior retorno.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.
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