Google Ads: entenda essa ferramenta

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Entre as estratégias de marketing digital, as campanhas de anúncios têm lugar de destaque e o Google Ads é a ferramenta mais usada.

Por meio dessa plataforma do Google, empresas de ramos variados têm a possibilidade de alcançar uma visibilidade muito expressiva.

A fim de aproveitar todas as oportunidades, é necessário conhecer as principais funcionalidades do antigo Google Adwords.

Para isso, e para conhecer todos os benefícios da plataforma, leia o texto a seguir.

Google Ads: conceito e importância

O Google Ads surgiu no ano de 2000 e é uma ferramenta de programação de anúncios nos resultados de busca do Google.

Ela é a líder absoluta em publicidade online no mundo, tendo movimentado cerca de 134 bilhões de dólares em 2019.

A base dos anúncios é o uso de palavras-chaves populares. O surgimento de anúncios é condicionado às pesquisas que os usuários fazem. Por isso, é importante pesquisar quais são os termos mais procurados na web.

A segmentação de público também é de extrema importância, já que ela define qual será o perfil de usuário que vai encontrar o anúncio.

Saiba mais sobre a importância do Google Ads no marketing digital da sua empresa a seguir.

Programação rápida

Usar o Google Ads é relativamente fácil e rápido, basta definir os principais componentes da campanha e esperar o resultado.

Entre esses componentes, podemos citar:

  • Público-alvo;
  • Palavras-chaves;
  • Localização;
  • Idioma;
  • Verba.

Definindo essas informações, seu anúncio está pronto para alcançar muitas pessoas.

Orçamento seguro

Você pode alterar o orçamento da sua campanha a qualquer momento. Se os resultados esperados não estão acontecendo, basta diminuir ou cancelar a campanha, sem custos adicionais.

Fazer esse ajuste é muito importante para identificar quais estratégias funcionam e quais não surtem o efeito desejado.

Segmentação certeira

Uma das maiores vantagens de saber como anunciar no Google Ads é ter a certeza de que os anúncios alcançarão o público-alvo que a empresa deseja.

É possível usar várias formas de segmentação, o que aumenta a especificidade e a eficácia dos anúncios.

Algumas das possibilidades são segmentar por palavras-chaves, canais, local de exibição, localização, público-alvo e dispositivos.

Como fazer um anúncio no Google Ads?

O Google Ads possui uma interface própria para a criação de campanhas. Há a possibilidade de anunciar na rede de pesquisa, na rede de display (sites parceiros), e no YouTube.

Esse passo a passo é focado em anúncios na rede de pesquisa e na rede display.

Primeiramente, acesse o Google Ads e clique em “Comece agora”. Use as informações da sua conta do Google para fazer login.

Em seguida, clique no botão “Campanhas” na barra lateral esquerda e escolha “Nova campanha”.

Escolha o tipo de campanha que você deseja e defina qual será sua meta. Depois, selecione de que forma você deseja atingir a meta.

Agora é hora de segmentar as informações da campanha, como idioma e localização, e selecionar qual será o orçamento.

Também é importante determinar a duração da campanha e o público-alvo desejado.

Finalmente, chegou a hora de preencher os campos de título, descrição e URL do anúncio. Depois, basta configurar o pagamento.

Como funciona o pagamento?

Existem duas formas de pagamento no Google Ads: o Custo Por Mil impressões (CPM) e o Custo Por Clique (CPC).

É o mesmo jeito como funciona o Facebook Ads: o usuário determina o valor máximo que quer pagar.

O CPM é o quanto você paga por cada mil exibições do seu anúncio. É indicado para quem quer aumentar o alcance e o reconhecimento da empresa.

No CPC o usuário só paga quando as pessoas clicam no anúncio. É adequado para fazer conversões mais específicas.

Estratégias para um bom anúncio

Anunciar no Google Ads exige um bom conhecimento de todos os aspectos do seu negócio.

É preciso ter objetivos bem definidos de modo a desenvolver estratégias concretas para alcançá-los.

Busque acompanhar métricas como a taxa de cliques nos anúncios. Assim, sua equipe saberá identificar quando o anúncio está rendendo bons resultados ou não.

Tenha informações vastas sobre seu público-alvo. Isso inclui:

  • Número de visitas no site;
  • Origem das visitas;
  • Tempo médio de navegação;
  • Ticket médio.

O acesso a esse tipo de dados contribui para que a empresa possa pensar em estratégias complementares, como campanhas em outros canais (no Instagram Ads, por exemplo).

Outro ponto importante é a criação de landing pages, páginas que redirecionam o usuário para os locais das ofertas. É obrigatório ter uma para usar o Google Ads.

Por fim, considere fazer anúncios para outros dispositivos além de computadores. Smartphones são muito usados para navegar na internet.

Agora você tem as informações básicas para começar a fazer anúncios no Google Ads. Essa plataforma é de extrema importância para aumentar a exposição de marcas.

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