Entre as estratégias de marketing digital, as campanhas de anúncios têm lugar de destaque e o Google Ads é a ferramenta mais usada.
Por meio dessa plataforma do Google, empresas de ramos variados têm a possibilidade de alcançar uma visibilidade muito expressiva.
A fim de aproveitar todas as oportunidades, é necessário conhecer as principais funcionalidades do antigo Google Adwords.
Para isso, e para conhecer todos os benefícios da plataforma, leia o texto a seguir.
Google Ads: conceito e importância
O Google Ads surgiu no ano de 2000 e é uma ferramenta de programação de anúncios nos resultados de busca do Google.
Ela é a líder absoluta em publicidade online no mundo, tendo movimentado cerca de 134 bilhões de dólares em 2019.
A base dos anúncios é o uso de palavras-chaves populares. O surgimento de anúncios é condicionado às pesquisas que os usuários fazem. Por isso, é importante pesquisar quais são os termos mais procurados na web.
A segmentação de público também é de extrema importância, já que ela define qual será o perfil de usuário que vai encontrar o anúncio.
Saiba mais sobre a importância do Google Ads no marketing digital da sua empresa a seguir.
Programação rápida
Usar o Google Ads é relativamente fácil e rápido, basta definir os principais componentes da campanha e esperar o resultado.
Entre esses componentes, podemos citar:
- Público-alvo;
- Palavras-chaves;
- Localização;
- Idioma;
- Verba.
Definindo essas informações, seu anúncio está pronto para alcançar muitas pessoas.
Orçamento seguro
Você pode alterar o orçamento da sua campanha a qualquer momento. Se os resultados esperados não estão acontecendo, basta diminuir ou cancelar a campanha, sem custos adicionais.
Fazer esse ajuste é muito importante para identificar quais estratégias funcionam e quais não surtem o efeito desejado.
Segmentação certeira
Uma das maiores vantagens de saber como anunciar no Google Ads é ter a certeza de que os anúncios alcançarão o público-alvo que a empresa deseja.
É possível usar várias formas de segmentação, o que aumenta a especificidade e a eficácia dos anúncios.
Algumas das possibilidades são segmentar por palavras-chaves, canais, local de exibição, localização, público-alvo e dispositivos.
Como fazer um anúncio no Google Ads?
O Google Ads possui uma interface própria para a criação de campanhas. Há a possibilidade de anunciar na rede de pesquisa, na rede de display (sites parceiros), e no YouTube.
Esse passo a passo é focado em anúncios na rede de pesquisa e na rede display.
Primeiramente, acesse o Google Ads e clique em “Comece agora”. Use as informações da sua conta do Google para fazer login.
Em seguida, clique no botão “Campanhas” na barra lateral esquerda e escolha “Nova campanha”.
Escolha o tipo de campanha que você deseja e defina qual será sua meta. Depois, selecione de que forma você deseja atingir a meta.
Agora é hora de segmentar as informações da campanha, como idioma e localização, e selecionar qual será o orçamento.
Também é importante determinar a duração da campanha e o público-alvo desejado.
Finalmente, chegou a hora de preencher os campos de título, descrição e URL do anúncio. Depois, basta configurar o pagamento.
Como funciona o pagamento?
Existem duas formas de pagamento no Google Ads: o Custo Por Mil impressões (CPM) e o Custo Por Clique (CPC).
É o mesmo jeito como funciona o Facebook Ads: o usuário determina o valor máximo que quer pagar.
O CPM é o quanto você paga por cada mil exibições do seu anúncio. É indicado para quem quer aumentar o alcance e o reconhecimento da empresa.
No CPC o usuário só paga quando as pessoas clicam no anúncio. É adequado para fazer conversões mais específicas.
Estratégias para um bom anúncio
Anunciar no Google Ads exige um bom conhecimento de todos os aspectos do seu negócio.
É preciso ter objetivos bem definidos de modo a desenvolver estratégias concretas para alcançá-los.
Busque acompanhar métricas como a taxa de cliques nos anúncios. Assim, sua equipe saberá identificar quando o anúncio está rendendo bons resultados ou não.
Tenha informações vastas sobre seu público-alvo. Isso inclui:
- Número de visitas no site;
- Origem das visitas;
- Tempo médio de navegação;
- Ticket médio.
O acesso a esse tipo de dados contribui para que a empresa possa pensar em estratégias complementares, como campanhas em outros canais (no Instagram Ads, por exemplo).
Outro ponto importante é a criação de landing pages, páginas que redirecionam o usuário para os locais das ofertas. É obrigatório ter uma para usar o Google Ads.
Por fim, considere fazer anúncios para outros dispositivos além de computadores. Smartphones são muito usados para navegar na internet.
Agora você tem as informações básicas para começar a fazer anúncios no Google Ads. Essa plataforma é de extrema importância para aumentar a exposição de marcas.
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