3 Ferramentas para fidelizar seu cliente

1 Comment

Fidelizar seu cliente é uma parte extremamente importante para qualquer pessoa que possui um comércio, ou tipo de empreendimento no mercado. 

Não basta subir o número de vendas em um determinado mês e no mês seguinte vê-los cair, ou até mesmo realizar sempre diversos tipos de manobras para ficar atraindo cada vez mais e mais pessoas para o seu negócio. 

A maneira mais eficiente de conseguir arrecadar um bom caixa seguro todos os meses, sem precisar gastar esforços e recursos o tempo inteiro é justamente através da fidelização do cliente. 

Através dessa fidelização, é possível esperar que determinada quantia de compras vá acontecer todos os meses.

Além disso, a fidelização contribui para um maior controle de leads, que por sua vez é uma estratégia considerada essencial para companhias que pretendem crescer com seus empreendimentos. 

Confira adiante tudo o que você precisa saber sobre a fidelização de seus clientes, tais como quais os principais benefícios em investir na fidelização e como realizar as estratégias que fidelizam o seu público-alvo de forma que, ele vá sempre preferir consumir com você!

Por que fidelizar clientes é importante?

Como já dito anteriormente, a fidelização do cliente não só é a escolha mais inteligente, como a que pode trazer mais resultados, benefícios e a que acaba custando mais barato. 

Além de ter uma certa garantia que você conseguirá vender um certo volume todos os meses, a fidelização do cliente traz consigo o benefício da propaganda de graça.

Isso nada mais é do que quando seu cliente faz a indicação de seus serviços a amigos ou familiares. 

Vale ressaltar que esse tipo de indicação é considerada como um dos melhores marketings que existem no mercado, ganhando de qualquer ferramenta ou estratégia, sendo aprimorada pelo crm operacional.

Qualquer pessoa tende a acreditar na indicação de uma pessoa que confia do que em qualquer tipo de estratégia de marketing ou campanha publicitária. 

Como já foi explicado em tópicos anteriores, é muito mais viável, tanto em relação a recursos quanto ao trabalho de sua equipe, trazer um cliente para si apenas uma vez. 

Com as estratégias de fidelização, você se certifica que está ganhando cada vez mais clientes, ou invés de sempre ter que conquistar novos, em um sistema de rotatividade.

Alguns dos benefícios da fidelização incluem:

  • Carteira fixa de clientes;
  • Marketing gratuito feito por cliente fidelizados;
  • Expande o público-alvo;
  • Assegura a evolução da reputação da empresa.

Com isso, é possível concluir que a sua companhia só tem a ganhar com estratégias de fidelização de clientes, através de ferramentas como por exemplo um melhor crm de vendas.

Dicas práticas: como fidelizar o cliente?

Agora que já foi possível entender a importância de fidelizar um cliente, bem como, já foi possível entender a quantidade de benefícios que a companhia tem a ganhar com esse tipo de prática, a dúvida fica em como tirar essa ideia do papel e realmente fazer acontecer. 

Leia algumas dicas de como fidelizar o seu cliente através de estratégias e ferramentas práticas do dia a dia no comércio. 

  1. Escute o cliente e conheça-o melhor

O primeiro passo é conhecer os seus clientes de forma íntima. Somente dessa forma que será possível estabelecer laços afetivos entre os seus produtos ou serviços e o cliente. 

Para isso, é importante dar atenção ao consumidor, guardando muito bem todas informações fornecidas pelo seu cliente Além disso, é possível fazer pesquisas, grupos focais, testes, projetos-piloto, MVPs. 

Além de poder fazer isso de forma manual, é possível usar ferramentas para a arrecadação dessas informações e análises dessas, como por exemplo o crm gratuito.

  1. Faça um monitoramento do que o cliente diz sobre a marca

Além de conhecer o seu cliente, outra questão faz se presente, é a necessidade de monitorar e entender o que o seu cliente faz, quando ele normalmente faz e quais as suas motivações. 

O acompanhamento e centralização dessas informações dão uma ampla visão das reais necessidades, possibilidades de desenvolvimento e melhoria de produtos. Também é possível realizar essa etapa através da ferramenta de um crm plano.

  1. Ofereça agilidade no suporte

Por último, mas não menos importante, é necessário se preocupar com o pós-venda. Isso porque, esse passo vai ser um fator muito importante para a fidelização de seu cliente. 

Em suma, é fato dizer que, mesmo tendo o melhor produto, sem o melhor atendimento, que envolve cuidado com o pós venda, não é possível fidelizar o cliente. 

Isso acontece pois, uma das principais características do consumidor atual é a valorização que ele dá para o bom atendimento, que deve ser veloz, prático e atencioso. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

    Sobre o Blog

    Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

    Últimas do Blog

    Veja todos os posts