Com o avanço das dinâmicas onlines cada vez mais impostas ao meio empresarial, torna-se imperativo o uso dessas novas ferramentas que a tecnologia digital vem propiciando.
É normal que, de tempos em tempos, novas tecnologias surjam e modifiquem por completo todas as dinâmicas de um determinado contexto social.
Essas pequenas revoluções também acontecem no meio empresarial e, portanto, demandam, dos gestores, uma perspectiva mais assertiva diante dessas novas demandas.
Não há, contudo, fórmula pronta para lidar com esses avanços. No entanto, é possível estar atento aos movimentos do mercado digital para antecipá-los.
Antigamente, por exemplo, uma empresa de vigilâncias armadas precisava se consolidar no seu mercado de forma analógica. Agora, é possível utilizar ferramentas de segmentação para encontrar o melhor público para esse tipo de serviço.
No entanto, não basta apenas utilizar ou se fazer presente no meio digital, é necessário, sobretudo, saber agir nele.
Com a grande massificação de novas ferramentas, é importante estar atento a isso, uma vez que se uma empresa não usar, a sua concorrente vai.
Ou seja, a possibilidade, quando adotada pelo mercado, se torna principalmente uma imposição.
Algumas vantagens podem ser percebidas logo de cara ao assumir uma postura altiva diante das novas tecnologias digitais, algumas delas são:
- Segmentação;
- Posicionamento;
- Reconhecimento do público;
- Direcionamento de campanha.
Com as ferramentas adequadas para cada situação, o mercado digital possibilita uma identificação e maior assertividade no trato com o público-alvo.
Ou seja, há a possibilidade de se obter uma segmentação maior, visto que existe um conjunto de ferramentas que consegue filtrar o público.
Diante disso, qualquer marca consegue se posicionar para o seu público. Supondo que uma empresa de transporte de resíduo esteja buscando se inserir em algumas indústrias da região de São Paulo.
É possível utilizar as ferramentas de segmentação para posicionar essa marca para a gestão dessas indústrias.
Isso é feito a partir do reconhecimento do público que também é possibilitado pelo uso dessas ferramentas.
O que são inovações tecnológicas?
Diante de tais afirmações, é importante que algumas definições sejam feitas. Afinal, o que são inovações tecnológicas?
A história da humanidade é, dentre outras coisas, regada por inovações tecnológicas. Não haveria avanço societário se não houvesse o ímpeto de avanços no trato e nas mediações com a natureza.
No entanto, quando se fala de inovações tecnológicas no contexto digital, o objeto que está em análise é muito mais dinâmico do que qualquer outro.
Ou seja, o que antes levavam séculos para a obtenção de avanços significativos, hoje, em dias é possível perceber.
Com essa perspectiva acelerada é que as inovações no ambiente digital aparecem. Por isso, é importante estar atento.
No âmbito empresarial, não há como passar incólume por esses avanços. Em um mercado que está cada vez mais alinhado à essa perspectiva, fica latente a necessidade de se ater às mudanças.
Um vendedor que faz os seus contatos de porta em porta, agora, vai ter que anunciar o seu tecido sarja acetinada no ambiente digital, por exemplo.
Se ele não fizer, outros farão. Com isso, o público daquele vendedor vai conseguir avaliar muito melhor os concorrentes e, se ele não estiver lá, perderá a oportunidade de fazer esse contato novamente.
Ou seja, não há possibilidade de avançar dentro do ambiente corporativo sem que se obtenha uma estratégia baseada nos avanços tecnológicos.
Como sobreviver?
Esse é um aspecto fundamental para quem visa estar no ambiente digital. Por isso, algumas dicas são extremamente relevantes.
Estar atento
Há um ponto fundamental para seguir no mercado digital: estar atento. Isso significa dizer que não há possibilidade de deixar as oportunidades passarem.
Uma oportunidade ignorada se torna uma ameaça. Por isso, antever os movimentos do mercado é essencial.
Se a empresa é especializada na venda de tetos de vidro e, porventura, ignorou a tendência das mídias sociais como uma grande vitrine, é possível que ela perca mercado.
Mas não basta apenas assumir certas ferramentas como certas para a boa manutenção da marca no ambiente digital.
Afinal de contas, uma perspectiva pode ser uma tendência agora, mas, amanhã mesmo, perde a relevância e, por fim, se não houver atenção, a empresa pode ficar solitária naquele uso que já não faz mais sentido.
Inovar
Diante da atenção obtida, é necessário tentar sempre alçar voos maiores. Nesse sentido, inovar pode ser a solução.
Uma empresa que faz camisa social bordada personalizada pode estar atenta a diversos movimentos do mundo digital e se fazer presente em todos.
No entanto, se ela inova criando um conteúdo com base na categoria “vídeos satisfatórios” mostrando como é limpar um sofá, pode ser que o conteúdo atraia muito mais do que apenas clientes.
Esses vídeos satisfatórios são aqueles que de certa maneira causam uma satisfação pela sua fluidez de ação. É possível imaginar um sofá encardido e, ao passar um aspirador, dá pra vislumbrar ele limpo. Esse tipo de vídeo tem um grande apelo popular.
Tendências tecnológicas
A partir da compreensão do que são e de como sobreviver em um cenário de alta dinamicidade de inovações tecnológicas, é possível seguir.
Por isso, é importante apontar algumas ferramentas que estão surgindo como a grande tendência para o último período.
Big data
O big data é uma perspectiva de levantamento de uma grande quantidade de dados para nortear uma campanha.
Esse levantamento pode ser feito tanto pela empresa quanto por especialistas da área de levantamento de dados.
Seja como for, com ele é possível obter um grande avanço de perspectivas de onde e como atingir um público-alvo.
Uma empresa de manutenção de ar condicionado de janela que, em outro momento, poderia passar um bom tempo buscando clientes, agora, consegue entender de forma mais precisa quem é o seu público.
Chatbots
Essas ferramentas trouxeram ao mercado um grande alívio do ponto de vista do atendimento, uma vez que ela possibilita um avanço nessa área.
Os chatbots são mecanismos de automação de respostas a fim de desobstruir os chats da empresa e manter um tempo de resposta veloz.
Se há, por exemplo, a busca do cliente por um teste hidrostático em cilindros e os programadores do chatbot já identificaram as dúvidas mais recorrentes sobre o assunto, é muito possível que o usuário tenha a sua dúvida respondida em segundos.
Ou seja, as ferramentas de automação de chat vieram como uma perspectiva de ganha para o mercado.
Portanto, é mais um daqueles pontos para se redobrar a atenção diante do mercado de uma determinada empresa.
Afinal, se o tempo de resposta do concorrente for melhor, isso é um risco para a empresa que não adotou o chatbot.
Ferramentas de automação de marketing
Essa tendência, especificamente, diz respeito ao conjunto de ferramentas possíveis para automatizar certos processos de marketing.
Diante de CRM ‘s, por exemplo, é possível classificar quais etapas que cada cliente se encontra em sua jornada e, assim, importá-lo de acordo com as ferramentas do funil de vendas.
Se uma consultoria de arquitetura está buscando oferecer o serviço de projeto arquitetônico hamburgueria! e identificar que o cliente já deixou o seu e-mail disponível, é possível fazer o disparo automático para a sua caixa de entrada.
Ou seja, diante da automação de alguns aspectos, é possível obter uma comunicação mais acertada com cada público.
Considerações finais
Em virtude dos fatos levantados até aqui, fica notória a grande capacidade que as tecnologias digitais têm de criar novos paradigmas ao mercado.
Antes de qualquer coisa, é preciso estar atento às inovações que vão surgindo no mercado, uma vez que, se a empresa não estiver, outra estará.
A não adoção de determinados mecanismos pode significar um prejuízo muito grande e, por isso, deve ser evitada ao máximo a falta de atenção.
Com as tecnologias sendo bem compreendidas pela empresa, é importante, acima de tudo, criar métodos de inovação. Ou seja, quanto antes uma marca chegar a determinado ponto, mais fácil ela vai conseguir se estabelecer.
Por isso, inovar é imperativo dentro dessas perspectivas. No entanto, é importante respeitar os limites da empresa.
Para que haja uma compreensão ainda melhor de como agir diante das mudanças e inovações tecnológicas, é importante apontar algumas tendências do mercado.
A primeira delas é o big data. Essa ferramenta consiste na obtenção do maior número de dados possíveis dentro do mercado para que, assim, seja possível obter uma comunicação mais assertiva e menos ruidosa.
O segundo ponto a ser mencionado são os chatbots. Eles surgem como mecanismos de automação de chats para otimizar a experiência do usuário e desobstruir as operações de atendimento e suporte.
Por fim, a terceira tendência diz respeito ao conjunto de ferramentas de automação de marketing. Essa perspectiva traz ao mercado uma facilidade de criar padrões de disparos de publicidade de forma precisa e sem precisar que haja tantos funcionários mobilizados.
Sendo assim, fica latente a necessidade de se encarar as novas tecnologias como uma porta aberta para as novas possibilidades do mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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