Ter um bom design traz diversos benefícios para uma organização e muitos já ouviram falar sobre o assunto. No entanto, ainda existem muitas pessoas que não fazem ideia do quanto ele é imprescindível para o sucesso da corporação.
Independentemente de qual seja o tamanho do seu negócio, é fundamental que ele tenha um bom design para que possa atrair clientes e melhorar, consideravelmente, as vendas.
Seu conceito está diretamente relacionado com a idealização, planejamento, desenvolvimento e criação dos mais variados tipos de produtos e serviços. Assim sendo, precisa estar presente em todas as áreas da empresa.
Ele se torna ainda mais imprescindível para a comunicação com o mercado, uma vez que é empregado no logotipo da marca, no formato de seus produtos, embalagens usadas, pontos de vendas, apresentações internas, fachada, entre outros.
Também pode ser aplicado nos materiais impressos e promocionais, e até mesmo no ambiente interno da organização. Mas, antes de escolhê-lo, é fundamental conhecer um pouco mais sobre esse assunto.
Neste artigo, serão apresentados os benefícios de ter um bom design, em quais atividades o profissional da área atua e mostrar a importância de atrair o público certo.
Benefícios de ter um bom design
Empregar um bom design ao seu negócio traz uma série de benefícios para atrair clientes e aumentar as vendas. Dentre eles, estão:
1. Atrai a atenção das pessoas
Independentemente de ser uma loja física ou virtual, quanto mais interessante for o design dela, mais interessado o público estará.
É justamente por isso que os fabricantes de máquina de café empresarial investem em um bom design no site, no produto em si, em sua vitrine, na fachada da empresa, dentre outros recursos que colaboram com a divulgação.
Quanto melhor for o estilo do design, mais ele será capaz de atrair os olhares das pessoas e despertar o interesse delas.
2. Reduz os custos
No que diz respeito aos custos de produção, o design também é um fator extremamente estratégico, ajudando na reutilização e no bom aproveitamento dos materiais. Consequentemente, a companhia reduz os custos com a produção.
Esse processo também ajuda a eliminar as características necessárias na solução e em sua embalagem e, por meio de um processo criativo, vai atuar estrategicamente nos produtos e serviços oferecidos para o público.
3. Aumenta a credibilidade da marca
É normal que o consumidor julgue o produto pelo seu aspecto, assim sendo, a logomarca e a embalagem são os primeiros pontos de contato entre o consumidor e sua empresa.
Ele precisa gostar do que está vendo antes de comprar, caso contrário, dificilmente vai se interessar ou sua experiência não será tão boa quanto deveria.
Se uma empresa especializada em abertura de endereço fiscal virtual tiver um bom logotipo e souber desenvolver seu design, vai transmitir uma sensação positiva para a audiência e mostrar que é de confiança.
4. Ajuda a marca a se posicionar
O design usado pelo seu negócio precisa estar de acordo com aquilo que ele quer transmitir para as pessoas. Caso contrário, vai causar uma sensação totalmente diferente daquilo que gostaria.
Pense, por exemplo, nas marcas de carro de luxo. Tudo o que está relacionado a elas demonstra requinte e bom gosto para atrair o público que pretende. Com isso, seu posicionamento é privilegiado.
5. Melhora os processos internos
Engana-se quem acredita que o design só está presente quando o assunto são as estratégias de comunicação e o produto em si. Na verdade, ele também se relaciona com a estrutura física da corporação, em elementos como:
- Cores do escritório;
- Posicionamento dos equipamentos;
- Ilhas de produção;
- Decoração como um todo.
Se dentro de uma empresa a quantidade de paredes é mínima, permitindo que colaboradores de vários setores possam se comunicar, é fundamental que aquelas que estão presentes sejam pintadas com cores que favorecem a criatividade.
Em linhas gerais, assim como uma embalagem para batata recheada delivery, um ambiente clean e organizado ajuda a evitar o emaranhado de cabos e equipamentos desorganizados.
Como resultado, os processos internos serão muito mais eficientes, além de garantir a segurança e o bem-estar dos funcionários.
Atividades do profissional de design
O designer é um profissional que atua em áreas estratégicas da empresa, tendo como objetivo aproximá-la de seu público. Dentre as atividades realizadas por ele, estão:
Design de serviços
Nessa área, o profissional organiza aspectos relacionados ao serviço, como no caso dos componentes materiais empregados na construção de um produto, indo até o cenário e a forma como o produto será apresentado aos clientes.
O propósito é criar uma boa relação entre a organização e os consumidores, tudo por meio de ferramentas, como o design thinking.
Design de ambiente
Dentro de um fabricante de dobrador tubo de cobre, o designer de ambiente planeja e desenvolve espaços, combinando elementos de maneira funcional, confortável e estética.
Ele compreende os valores da organização e procura transmitir luz nos ambientes. Também trabalha o layout de espaços fixos, como no caso de vitrines e estandes de vendas.
Criação de marcas
Criar uma boa marca é a melhor forma de entregar valor para os consumidores e estabelecer uma boa relação com eles. A identidade visual é importante porque constrói confiança e faz com que as pessoas comprem mais vezes.
É assim que elas se lembram de uma experiência que tiveram com a empresa, o que influencia diretamente em sua decisão de compra.
A marca abrange todas as características da corporação, tais como sua comunicação, cores, valores, logotipo e nome. A diferença entre criar uma marca e seu branding é que este envolve o gerenciamento dela no mercado.
Quando o designer se encarrega de criar o logotipo de um fabricante de chapa de aço antiderrapante, também se ocupa da criação de uma marca e de um manual para sua utilização.
Criação de logotipo
Logotipo é um elemento gráfico importante para que a empresa seja identificada em seu mercado de atuação. É criado conforme a mensagem que a companhia deseja transmitir para o público em geral.
Deve ser criado com cuidado porque vai acompanhar a empresa durante toda a sua jornada e não pode ser trocado frequentemente.
O bom design é simples, relevante, o único, memorável e adaptável, ajudando a criar laços e a fidelizar os clientes.
Gestão de marcas
A proposta do branding é facilitar a assimilação da marca por parte do consumidor, algo que vai muito além da projeção de um logotipo.
Para uma empresa fabricante de fita de crachá personalizada, ele envolve a comunicação para torná-la mais conhecida e desejada pelo seu público. Isso abrange a concepção de um nome e ações de marketing contínuas.
Importância de atrair o público certo
Atrair o público certo é imprescindível para qualquer tipo de empresa, independentemente de seu ramo de atuação. É assim que ela vai ter bons resultados e atrair excelentes oportunidades de negócios.
A organização só é lucrativa a partir do momento em que consegue despertar o interesse nas pessoas por seus produtos e serviços.
Só que atrair um monte de gente não é o certo, na verdade, a marca precisa ser capaz de atrair as pessoas certas, ou seja, quem realmente pode se interessar por seus produtos e serviços.
Conversar com quem não se interessa nada mais é do que gastar tempo e dinheiro. Por outro lado, ao falar com seu público-alvo, um fabricante de vaporizador de cabelo profissional vai conseguir gerar oportunidades de negócios.
Mas o que se vê são empresas que prejudicam até mesmo a produtividade de sua equipe, atendendo um público que não tem o menor interesse naquilo que elas oferecem.
Falar com quem não tem perfil para ser cliente impede que consumidores realmente interessados conheçam a sua marca. Por outro lado, atrair as pessoas ideais é a melhor forma de dar atenção personalizada para quem realmente possui o perfil de cliente ideal.
Dentro de uma companhia especializada em conserto adega climatizada, é uma forma de aumentar a produtividade da equipe e apresentar a marca e seus valores de maneira mais fiel.
Por fim, saber atrair as pessoas exatas também é aumentar o número de clientes que vão voltar a comprar posteriormente, além de divulgar a marca para aqueles que vão fechar negócio com você.
Considerações finais
Para garantir o bom design da sua empresa, mais do que entender o conceito dessa aplicação, é preciso contar com os profissionais que vão ajudar na sua implementação.
Eles conhecem todos os processos e ferramentas necessários para isso, garantindo que a empresa consiga alcançar seus objetivos.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre o assunto e de que maneira trabalhar o design do seu negócio.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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