Como aplicar o marketing digital em microempresas?

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Por muito tempo o investimento rentável no marketing se restringiu a grandes empresas enquanto os pequenos empreendedores e microempresas sobreviviam e se desenvolviam por meio de um trabalho de boca a boca no dia a dia, o marketing digital mudou tudo. 

Quando se fala da democratização proporcionada pela internet, também está englobada uma série de ferramentas que foram simplificadas e espalhadas para que qualquer pessoa possa apresentar sua marca para mais consumidores pela via digital. 

Mesmo que os mais diversos mercados ainda pareçam repletos de grandes empresas e impérios monopolizados, ainda há muito espaço e demanda de pequenos empreendimentos com seus produtos diferenciados e sua atividade mais próxima dos consumidores. 

Ferramentas como as redes sociais e o marketing digital através do tráfego ou de estratégias como o inbound marketing cada vez mais se provam como dispositivos úteis dentro do planejamento de crescimento da empresa a curto e longo prazo. 

Desde gigantes transnacionais até as menores empresas podem utilizar a presença digital para reforçar a sua marca, conquistar um público comprador e fidelizado e gerar cada vez mais valor independente do seu mercado de atuação. 

Uma característica das microempresas de Limpeza de piso granilite é que os gestores acumulam funções no dia a dia de trabalho, muitas vezes até sendo o único trabalhador dessa empresa, tornando o tempo dedicado ao marketing cada vez menor. 

Para atender as demandas de crescimento e divulgação da empresa, as ferramentas dispostas a atender os microempreendedores deve-se pensar em agências de marketing ou um profissional dedicado a essa função. 

Quando isso não é possível, essa empresa pode focar em uma única estratégia de marketing otimizada para ocupar menos tempo e trazer o máximo de resultado possível. Para isso é preciso conhecer as estratégias e aplicar ao seu cotidiano. 

Uma habilidade dos gestores de microempresas é a capacidade de visão e análise da conjuntura. 

Por estar próximo do dia a dia de trabalho, a eficiência em perceber oportunidades de marketing é maior para os micro empresários

O que são microempresas

Para entender como o marketing atua no dia a dia de microempresas, é necessário entender o que são as microempresas, suas definições, desafios e características mais fundamentais. 

Uma das confusões mais comuns nesse tema está entre os conceitos de microempresas e pequenas empresas de locação de plataformas pantográficas. 

As diferenças mais fundamentais estão no número de funcionários e no faturamento dos dois modelos. 

Todas as especificações dos portes de empresas e suas diferentes possibilidades de tipos societários e formatos que podem ser adotados estão dispostos no estatuto das micro e pequenas empresas. 

Em geral, as micro empresas podem ter um faturamento total anual de até trezentos e sessenta mil reais e seu quadro de funcionários pode ser de no máximo nove, quando na área de comércio e serviço ou até 19 profissionais quando se trata do setor industrial. 

Para referência e comparação, as pequenas empresas por sua vez podem faturar em um ano até quatro milhões e oitocentos mil e pode empregar até cinquenta pessoas no comércio ou cem trabalhadores no ramo industrial. 

Uma empresa de plafons de sobrepor que está formatada como uma microempresa, faz parte do cenário que alimenta ao menos metade de toda a indústria nacional brasileira, para os setores de serviço essa taxa pode chegar a setenta por cento. 

Para que microempreendedores alcancem a tão sonhada estabilidade e garantam um crescimento sustentável da sua empresa, é preciso associar a gestão do dia a dia da empresa com um desenvolvimento de estratégias de marketing e branding. 

Reforçando sua presença online, as empresas podem deixar de atender apenas em seu meio local, mas expandir seus horizontes e apresentar seu produto e sua proposta de valor para o mundo todo, competindo de frente com as gigantes do seu próprio mercado.

Como aplicar o marketing em microempresas

Todo o trabalho focado em marketing, em especial o referente ao reforço da presença digital de uma marca de chapa de aço antiderrapante está ligada de forma direta ao conjunto de estratégias adotadas para o crescimento do faturamento a curto e a longo prazo.

Mesmo pequenas empresas e microempreendedores podem colher bons resultados ao alcançar um grande grupo de pessoas interessadas ao estar presente nos mais diversos canais de contato possíveis com uma presença atrativa e eficiente. 

Ainda com uma presença global desde o marketing físico tradicional até as redes sociais mais novas, é preciso haver foco, por mais que seja uma tarefa abrangente, o gestor precisa identificar onde depositar sua energia ao longo do tempo. 

Alguns passos essenciais para as microempresas reforçarem suas estratégias de marketing digital são: 

  • Investir em redes sociais para desenvolvimento da marca;
  • Produzir conteúdo para as redes e Inbound Marketing; 
  • Otimizar as ferramentas que automatizam e dinamizam os processos;
  • Planejar investimentos em promoção de conteúdo e tráfego pago. 

Por mais que uma empresa de porte micro preze pela sua lógica artesanal na produção de porta de enrolar automática com portinhola no marketing as ferramentas podem ser otimizadas para que o foco dos gestores esteja nas ações mais importantes. 

Cada vez mais diferentes estratégias de marketing podem ser utilizadas para gerar resultados para a sua microempresa, o desafio em questão está em escolher as frentes de divulgação mais rentáveis e as melhores oportunidades do seu nicho. 

Conhecer seu público e investir em recursos que melhor se adaptam ao dia a dia e as demandas da empresa é essencial para otimizar a eficiência da gestão da marca e das vendas. 

Quais os benefícios do marketing para microempresas

Em um mercado cada vez mais competitivo, investir em marketing se tornou tarefa essencial para grandes empresas e também para empreendimentos menores e até microempresários, para entender melhor isso é preciso conhecer seus benefícios. 

Todos e qualquer empreendimento de carreta prancha 3 eixos pode contar com ações de marketing para reforçar a sua marca, vender mais e fechar parcerias mais positivas. Esses esforços devem ser feitos com estratégia para alcançar seus resultados. 

Muito mais do que apenas vender mais e aumentar o faturamento da empresa, o marketing digital estratégico é capaz de otimizar o resultado de cada ação do dia a dia. 

As ferramentas do marketing digital apresentam mais retorno com menos custos de entrada. 

Uma empresa de fornecedores de abrasivos para marmoraria pode desenvolver uma estratégia de redes sociais sem gastar nem mesmo um real em tráfego pago, com conteúdo de baixo custo. 

Uma das funções fundamentais do marketing no dia a dia da empresa é garantir uma maior eficiência nas vendas do dia a dia a curto e longo prazo. 

O potencial para microempresas está na opção de segmentar suas ações para o máximo de resultado. 

Mesmo uma empresa de atuação restrita e local pode colher muitos benefícios em reforçar sua relevância e presença online. 

Nesse sentido, as pessoas passam a se identificar com a marca, são mais fidelizadas e passam a compartilhar suas ações para amigos e familiares. 

Também um dos diferenciais do marketing digital diante do marketing tradicional está na falta de intermediários, ou seja, a comunicação é direta entre o consumidor e as empresas que a partir dessa conexão têm mais controle dos processos de vendas. 

Uma marca mais forte a partir do marketing digital de microempresários pode ser desenvolvida por meio das redes sociais, sites e blogs, a partir desses princípios é possível fazer com que a marca se torne uma referência no mercado independente do seu porte. 

Tudo que uma empresa que desenvolve um bom produto precisa é de capacidade para potencializar a visibilidade da sua marca de telemetrias veiculares o aumento da demanda por um determinado produto pode ampliar consideravelmente o horizonte da empresa. 

Considerações finais

Sendo assim, o marketing por muito tempo foi um meio de crescimento de empresas disponível apenas para organizações de grande porte que podiam investir muito para colher resultados nos meios tradicionais de divulgação. 

Com o advento do marketing digital, as empresas de diferentes portes passaram a investir em iniciativas mais baratas e rentáveis para garantir o crescimento e até basear as vendas de microempresas. 

Para garantir os melhores retornos de investimento em marketing digital para empresas de pequeno porte é preciso conhecer profundamente o mercado em  que se está inserido, assim como a compreensão de quem é seu público. 

Com essas informações os gestores de microempresas podem determinar quais estratégias cumprem as demandas da empresa no seu dia a dia e oferecem o maior resultado com menor investimento. 

As redes sociais são em geral a entrada das pequenas e microempresas ao mundo do marketing digital e oferecem bons resultados para poucos investimentos e também para quem deseja amplificar os resultados. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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