Será que a consultoria para e-commerce vale a pena?

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O comércio eletrônico não se resume a criar uma loja virtual e divulgar produtos. Para se destacar da concorrência e atrair e converter clientes, é ideal ter uma estratégia definida. É por isso que a contratação de uma consultoria para e-commerce é fundamental.

Esses serviços personalizados visam, principalmente, aumentar as vendas de um negócio online, e especialistas do setor analisam um site de vendas específico pelo Google Analytics e identificam pontos que precisam ser melhorados.

O comércio eletrônico abriu oportunidades para muitas pessoas empreenderem. Vender na internet é uma opção mais fácil e acessível do que abrir uma loja física, porém, é importante tomar cuidados específicos.

Para uma empresa especializada em moldura de PVC para teto, criar um site e carregar produtos não é suficiente para ter uma loja virtual bem-sucedida. É necessário uma estratégia bem definida e um planejamento cuidadoso para ter um crescimento sustentável.

Alguns empreendedores não possuem a expertise necessária para criar esses planos, o que pode levar negócios promissores à falência rapidamente. Por isso, as consultorias de e-commerce têm se popularizado cada vez mais.

Entendendo o que é uma consultoria de e-commerce

A consultoria de comércio eletrônico é um serviço de consultoria personalizado para empresas que atuam com vendas online. Podem ser desde um sistema de rastreamento veicular via satelite, até peças de roupa.

Ao contratar uma consultoria, a empresa recebe uma assessoria especializada que visa aumentar o faturamento, aumentar a base de clientes e melhorar o posicionamento da marca no mercado.

Este serviço é vantajoso porque permite que as empresas criem “atalhos” para o crescimento, utilizando a expertise de um profissional com alto nível de experiência em e-commerce.

Este é um método para evitar erros de planejamento e promover um crescimento saudável.  A consultoria de comércio eletrônico é cada vez mais procurada devido à crescente concorrência no setor de vendas online.

A contratação de uma consultoria para e-commerce pode trazer algumas dúvidas em relação à sua efetividade, especialmente quando se fala a respeito da capacidade de um profissional externo entender e desenvolver soluções específicas para a empresa.

No entanto, a neutralidade do consultor pode ser justamente o que traz um diferencial para o negócio, permitindo a identificação de soluções que muitas vezes passam despercebidas pelos empreendedores que estão muito envolvidos em suas operações.

Os serviços prestados por uma consultoria de e-commerce podem abranger desde aspectos estratégicos, como a definição de preços e a seleção de produtos, até pontos mais técnicos, como a escolha de canais de comunicação e vendas.

Independentemente das especificidades do serviço contratado, a ideia é que o consultor trabalhe em conjunto com a empresa para identificar oportunidades de crescimento e desenvolver planos de ação para alcançá-las.

Tipos de consultoria de e-commerce

O serviço de consultoria de e-commerce é altamente especializado e, por esse motivo, existem diversos tipos de consultoria que podem ser aplicados aos negócios.

Para ajudar os empreendedores a compreenderem melhor esse conceito, será apresentado os principais tipos de consultoria nesse segmento.

Consultoria para marketplaces

Os marketplaces têm grande importância no cenário do e-commerce, já que são sites de venda que agregam a oferta de diversos lojistas em um único lugar.

No Brasil, existem diversos marketplaces populares que atraem um grande volume de tráfego e possuem boa reputação entre o público.

Devido a essas características, os marketplaces podem gerar muitas vendas para as empresas que disponibilizam produtos como ribbon cera 110×75 nesses canais, por exemplo.

Por isso, é comum que empresas que estão iniciando no e-commerce optem por utilizar marketplaces como principal canal de vendas.

A consultoria em marketplaces tem como objetivo auxiliar a empresa a escolher os melhores marketplaces para vender seus produtos, além de prestar assistência na gestão da plataforma.

Consultoria em redes sociais

As empresas que vendem online hoje em dia precisam estar presentes nas redes sociais. Isso é um fato. Plataformas como o Instagram Shopping, por exemplo, e o WhatsApp são muito populares entre os consumidores, trazendo um alto volume de conversões.

Além das vendas, as redes sociais também servem como um canal de comunicação para as empresas de limpeza de sofá em Maringá. Ali, é possível utilizar elementos da identidade visual, fortalecer o branding, aproximar os clientes e humanizar a marca.

No entanto, isso não significa que a empresa precise estar presente em todas as redes sociais existentes. O papel da consultoria de e-commerce é entender quais plataformas são mais vantajosas com base no público-alvo.

Além disso, a consultoria de e-commerce para redes sociais também pode fornecer insights sobre como utilizar esses espaços para vender cursos de controlador de acesso, por exemplo.

Em geral, esse tipo de consultoria ensina como utilizar as redes sociais para potencializar o e-commerce em diferentes áreas.

Consultoria para negócios locais

O comércio eletrônico é uma opção viável para empresas físicas que desejam aumentar suas vendas. Mesmo as empresas mais tradicionais já perceberam a importância do e-commerce.

No entanto, algumas empresas podem ter dificuldades em começar, especialmente aquelas acostumadas a vender cara a cara com seus clientes. Para ajudar essas empresas, uma consultoria de e-commerce pode ser a solução ideal.

Nessa consultoria, é possível ajudar um petshop, por exemplo, a se posicionar no Google Meu Negócio, cadastrando informações sobre a companhia e facilitando a busca pelo estabelecimento quando um usuário buscar por banho e tosa perto de mim.

Além disso, o especialista pode mostrar alternativas para mesclar as operações virtuais e físicas, usando o ponto de venda como apoio ao site.

Consultoria estratégica geral

O serviço de consultoria estratégica pode abranger diversas áreas dentro de um negócio, tais como vendas, logística e atendimento ao cliente. O profissional de comércio eletrônico é proficiente em auxiliar em todas essas áreas, bem como em muitas outras.

Além disso, a consultoria estratégica pode ser direcionada para objetivos específicos em um período determinado de tempo. O escopo do trabalho é definido em conjunto pela empresa e pelo consultor.

Os benefícios de uma consultoria para e-commerce

O comércio eletrônico está crescendo em popularidade e é cada vez mais utilizado pelos consumidores de todas as idades.

No entanto, gerir um negócio online pode ser desafiador, especialmente para quem não possui experiência na área. Por isso compreender que existem alguns benefícios como:

  • Facilidade na execução de processos;
  • Possibilidade de escalar as operações;
  • Aumentar o faturamento;
  • Garantir sucesso a longo prazo.

Mas alguns outros benefícios merecem ser destacados, pois é nesse cenário que a consultoria para e-commerce pode ser extremamente benéfica. São eles:

Ajuda na tomada de decisões mais assertivas

A consultoria em e-commerce consiste em uma análise minuciosa de todas as operações de uma loja virtual. A partir desse diagnóstico, o empreendedor pode tomar decisões de gestão mais precisas em relação às etapas do processo que apresentam dificuldades.

Essas medidas podem impactar positivamente o lucro final da empresa, pois se, por exemplo, um restaurante para almoço de casamento estiver buscando aumentar as contratações de seus serviços, pode optar por uma consultoria especializada nesse ramo.

Melhora a compreensão do desempenho do negócio

Durante uma consultoria de um e-commerce, são analisadas algumas métricas como as de vendas e, também, os indicadores financeiros para criar metas e planos de ação.

Além disso, todos os resultados são acompanhados durante a execução da estratégia, o que permite uma melhor compreensão do desempenho da loja por parte do empreendedor em colaboração com o consultor de vendas.

Aumenta o desempenho do negócio

A consultoria para e-commerce é uma opção estratégica para negócios que buscam melhorar seu desempenho nas vendas online.

Ao contratar uma consultoria especializada, o empreendedor tem acesso a uma visão geral da operação do seu negócio, permitindo uma análise profunda e identificação de pontos que precisam ser aprimorados.

Com a ajuda dos especialistas, é possível desenvolver um plano de ação para melhorar não apenas os pontos previstos no longo prazo, mas, também, para atingir as metas diárias de vendas.

Durante o processo de consultoria, são analisadas métricas de vendas e indicadores financeiros para criar metas e planos de ação.

Além disso, assim como em uma clínica especializada em camuflagem de estrias vermelhas, todos os resultados são acompanhados durante a execução da estratégia, permitindo que o empreendedor compreenda melhor como a sua loja está desempenhando.

Dessa forma, a consultoria para e-commerce pode ser uma ferramenta eficaz para ajudar empresas a aumentar as vendas online e melhorar a performance do seu negócio como um todo.

Considerações finais

Ao contratar uma consultoria para e-commerce, o empreendedor tem a oportunidade de contar com a expertise de especialistas em comércio eletrônico para analisar diversos aspectos da operação.

Com base nessa análise, é possível identificar pontos de melhoria e definir um plano de ação que ajude a atrair mais clientes e aumentar as vendas na loja virtual.

Dessa forma, a consultoria oferece uma visão mais ampla do negócio e auxilia o empreendedor a tomar decisões mais assertivas, contribuindo para o sucesso da loja virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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