Funcionalidades do Google Analytics para seu e-commerce

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Quem tem um negócio digital precisa ter estratégia. Senão, não há como saber o que está dando certo ou errado no seu negócio. Mas, para começar a avaliar, você precisa ter em mãos dados reais, que representem os clientes e visitantes que seu e-commerce já conquistou.

Uma das ferramentas que uma agência de SEO utiliza para analisar uma campanha é o Google Analytics. Ao ser integrado ao e-commerce, o recurso faz uma análise global do seu negócio, o que facilita a análise dentro e fora da loja.

É até difícil de imaginar que uma ferramenta de fácil acesso a pequenos negócios possa trazer tantos benefícios. Veja agora por que o Analytics é essencial para o seu e-commerce!

O que é Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer tipo de site — qualquer mesmo! — incluindo o seu e-commerce. Para que isso aconteça, é preciso que haja uma integração entre o seu site e o código do Analytics. Seu principal objetivo é entender o comportamento do consumidor dentro e fora do site.

A grande vantagem do Google Analytics é que ele permite que você entenda tudo o que acontece dentro do seu site, incluindo origem do tráfego, número total de visitantes, dados demográficos (idade, sexo, região), resultados do e-commerce e pico de acessos.

O Google Analytics é pago?

Pode ficar tranquilo: o Analytics é uma ferramenta gratuita. No entanto, na hora de fazer sua conta, o Google dará a entender de que ele é pago. A confusão se dá porque o buscador tem um conjunto de ferramentas mais robustas, voltadas para empresas de grande porte, e essas, sim, são pagas.

Para que não haja confusão: os recursos pagos têm o modificador “360” no fim do nome, enquanto os gratuitos não têm. O Google Analytics 360 é um produto pago, enquanto o Google Analytics é gratuito

Como inserir o Analytics no e-commerce

Veja o passo a passo para colocar a ferramenta na sua loja e começar a analisar dados:

  1. faça uma conta no Google Analytics: ao fazer um perfil, você receberá uma ID, que deverá ser colocado no e-commerce;
  2. adicione o ID no site: abra o e-commerce no novo Google Sites. No canto superior direito, clique em Configurações > Análise;
  3. insira um ID da propriedade do Google Analytics, que deve ter a estrutura “UA-XXXXXX-X” ou “G-XXXXXXX”;
  4. os dados do seu e-commerce aparecerão no Analytics em até 24 horas.

Quais as vantagens do Google Analytics para o seu negócio

O Analytics não é apenas um código para avaliar comportamento: ele traz benefícios reais ao seu e-commerce. Veja abaixo.

Formas de acesso

Você sabia que a maior parte dos brasileiros acessa a internet pelo celular? Se você tem notado que a visita por dispositivos móveis é baixa ou que o usuário fica pouco tempo quando acessa por esse tipo de aparelho, talvez seja a hora de otimizar seu e-commerce para facilitar a compra.

Outra vantagem com relação ao acesso é sua gratuidade: qualquer negócio de pequeno porte pode utilizar a ferramenta. Isso permite que pequenos lojistas tenham recursos para competir com lojas maiores.

Integração

Como visto, o Google Analytics é capaz de se integrar com qualquer site ou e-commerce. Mas outra vantagem vem para quem deseja utilizar mais ferramentas do Google, como o Ads. Quem tem campanhas no Google Ads pode utilizar sua interface para acessar o Analytics.

Conhecimento do público

Entender dados demográficos do seu público permite a criação de campanhas de marketing mais precisas, que estejam alinhadas com quem realmente visita e compra no seu e-commerce.

Além disso, o Analytics identifica padrões de comportamento. Por exemplo: mulheres de 25 a 35 anos costumam comprar tal produto no seu site, enquanto as de 35+ compram outro tipo.

Redução de custos

Produtos que não recebem visitas, URLs com falhas e problemas no checkout podem estar impedindo que sua loja finalize compras. O Analytics permite que você descubra esses “gargalos” que estão levando os clientes embora.

Jornada de compra

Com os dados do Analytics, o e-commerce tem ideia de qual o trajeto que o cliente faz da chegada até a compra. Por exemplo: ele pode descobrir se o visitante adquire o primeiro produto que viu ou se faz uma busca mais extensa e faz compras dias depois.

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