Qual a importância das imagens no marketing digital?

No Comments

A era do conteúdo somente de texto já não é o que prevalece há algum tempo. Hoje, as imagens desempenham um papel crescente nas redes sociais e na vida dos consumidores.

Mas qual a importância das imagens no marketing digital?

As imagens são representadas por fotografias, infográficos, animações, criações gráficas, vídeos ou qualquer outro elemento visual.

Quando usadas de forma inteligente, podem atrair mais visitantes para seu site, blog ou perfil, além de contribuírem para promover o compartilhamento de suas páginas e a impulsionar as vendas.

Entenda a importância das imagens no marketing digital

Confira abaixo as principais razões que explicam todo o poder das imagens:

  • Melhorar a experiência do usuário: o papel das imagens é capturar a atenção do visitante. Elas podem transmitir mensagens ou detalhar um produto muitas vezes melhor do que qualquer descrição de texto.
  • Melhorar o SEO do site: se a imagem corresponder ao texto da página em que está presente, e se for otimizada para SEO, ela terá uma classificação melhor na seção de pesquisa de imagens do Google, o que é muito importante para o tráfego do site.
  • Retenção de usuários: o tempo que os usuários passam em um site ou nas redes sociais é um sinal de engajamento e um fator de classificação de pesquisa no Google ou nos algoritmos das mídias sociais.
  • Maior visibilidade: as redes sociais são uma ótima maneira de aumentar a visibilidade e o tráfego do seu site. Fotos de alta qualidade têm o maior potencial para serem compartilhadas, curtidas e comentadas pelos visitantes.

Por que as imagens são tão importantes?

As imagens não favorecem apenas a criação de conteúdos mais envolventes e memoráveis ou mais fáceis de entender. Elas ajudam a construir a própria identidade da empresa, dando coerência à marca.

E elas podem influenciar as decisões de compra. No caso de um e-commerce,  os clientes são menos propensos a comprar um produto que não podem visualizar online.

Além disso, nem todo mundo sabe que o marketing de conteúdo visual pode melhorar os rankings do seu site na busca orgânica, assim como o conteúdo escrito.

Metadados, como texto alternativo da imagem, são informações incorporadas nas imagens do seu site. O texto alternativo, útil para usar palavras-chave, é um dos usos mais comuns de metadados de imagem para melhorar o SEO.

Além disso, há muitas imagens sem direitos autorais disponíveis em bancos gratuitos online. Ou seja, você pode baixar e utilizar como quiser sem a necessidade de atribuição ao autor.

Por que preferimos imagens a palavras?

A parte visual é uma das formas de comunicação mais diretas e poderosas que existem. As imagens, seja por meio de fotografias,  ícones ou símbolos, podem sintetizar e transmitir muita informação em curtos espaços de tempo.

Em uma sociedade dinâmica como a que vivenciamos, a imagem é recebida e processada no cérebro mesmo quando a concentração do usuário está voltada para outra coisa.

Portanto, a visão de um fotografia ativa a percepção sensorial. E, à medida que processamos a mensagem, a recepção do estímulo evoca associações mentais de nossa bagagem empírica e emocional.

Dessa forma,  a interpretação final surge justamente da combinação de conceitos, sentimentos e experiências que temos.

A imagem no marketing digital

O forte impacto da imagem é explorado por vários setores da publicidade como suporte necessário para a identidade de marca.

Logo, as imagens diminuem a distância física entre empresa e cliente, engajando e retendo o público com o intuito de aumentar a visibilidade e as conversões.

Nesse sentido, ela é recebida pelo usuário com um alcance mais amplo de compreensão. Tendo isso em mente, podemos compreender, então, a importância das imagens no marketing digital.

A mensagem visual aos poucos se tornou um verdadeiro ramo do negócio, que abrange o marketing visual. Nesse contexto, cresce o uso de infográficos, por exemplo, uma síntese perfeita entre palavras e imagens.

Fotografia e design

O objetivo da imagem no marketing digital é atrair a atenção e criar uma boa percepção no potencial cliente em relação à marca ou ao produto.

Dessa forma, a comunicação visual pode ser desenvolvida com vários estilos e técnicas, com uso de tecnologias que, principalmente no mundo da publicidade, aumentam ainda mais a eficácia comunicativa.

As campanhas publicitárias mais bem sucedidas são aquelas que conseguem criar um choque emocional através do aspecto visual de uma mensagem e da originalidade. E, para atingir esse objetivo, cada vez mais recorremos à fusão de design e fotografia.

Uma foto, ou uma representação da realidade como a conhecemos, pode ser transformada em relação ao seu significado original pela intervenção de um designer, por exemplo.

Este trabalho dá uma nova luz à realidade, proporcionando uma interpretação inédita ao assunto representado e complementando informações com texto.

Pode-se dizer também que a intensidade da imagem depende justamente da relação entre forma e conteúdo.

A arte da persuasão, não pode, portanto, estar dissociada da imagem. E, por isso, os elementos visuais são cada vez mais utilizados por profissionais de marketing digital, em quaisquer mídias que utilizem.

Agora você já sabe qual é a importância das imagens no marketing digital. O que achou de saber mais sobre o tema? Comente abaixo!

    Sobre o Blog

    Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

    Últimas do Blog

    Veja todos os posts

    Deixe sua Mensagem