Como liberar espaço de armazenamento no Gmail

2 Comments

O espaço de armazenamento do Google (gratuito ou pago) é compartilhado entre as ferramentas da gigante das buscas, como o Google Drive, Gmail e Fotos. No caso, os 15Gb gratuitos oferecidos são divididos entre esses três serviços na nuvem.

Se o seu e-mail é quem mais está ocupando espaço, saiba que tem como liberar espaço de armazenamento no Gmail. Veja como resolver esse problema e assim, liberar mais espaço para os seus arquivos.

Se você não tem certeza qual dos três serviços está consumindo mais espaço, não se preocupe. Basta acessar google.com/settings/storage de um computador para saber como o espaço está disponível.

Feito essa conferência, bora para o passo a passo para liberar o espaço do gmail:

Como liberar espaço de armazenamento no Gmail

Excluir permanentemente e-mails grandes no Gmail

Os procedimentos são diferentes no caso de computadores e celulares. Vamos ver cada um deles abaixo:

Excluindo no Celular:

A primeira coisa a se fazer é excluir os grandes itens que estão armazenados. Assim, você consegue mais espaço para manter apenas os e-mails realmente importantes.

Busque por arquivos grandes

Após abrir seu Gmail, digite na lupa “has:attachement large:10M” para encontrar e-mails. Você pode inclusive trocar o “10” por um número maior.

Exclua os itens desejados

Selecione tudo o que não for mais necessário e clique em “Excluir“. É o ícone de lixeira, localizado no canto superior direito.

Esvaziando a lixeira

Não adianta apagar e manter os arquivos na lixeira. Para realmente liberar espaço de armazenamento no Gmail é preciso clicar no menu hamburguer (três risquinhos horizontais) e selecionar “Lixeira“. Toque em “esvaziar lixeira agora” e novamente em “Esvaziar” para confirmar a ação.

Excluindo pelo Computador:

Pelo PC, o processo é bem parecido, confira:

Procure pelos arquivos grandes

Abra o Gmail e digite “has:attachement large:10M“, pressionando enter ao final. Você pode substituir o tamanho do arquivo para encontrar itens maiores.

Exclua os e-mails desejados

Você deve clicar na caixinha ao lado esquerdo de cada mensagem para selecionar o que precisa ser apagado. Em seguida, após a seleção, clique no ícone da “Lixeira” para deletar.

Deletando os e-mails permanentemente

No menu do lado esquerdo, clique em “Mais“, escolha a opção “Lixeira” e depois clique em “Esvaziar a lixeira agora“. Com isso, os arquivos serão deletados de modo permanente.

como liberar espaço gmail

Excluir permanentemente e-mails “Spam” do Gmail

Se estamos falando em liberar espaço de armazenamento, não podemos esquecer da pasta Spam. É para lá que vão aqueles e-mails indesejados e que realmente só servem para ocupar espaço. Seja e-mails que foram adicionados de forma automática (já que o Gmail consegue identificar alguns deles) ou seja aqueles que você selecionou, eles estão lá ocupando espaço. Por isso, é importante limpar a pasta Spam com frequência. Veja como é simples:

Pelo Celular:

Escolha a pasta Spam, clicando em Menu no canto superior direito.

Toque em “Esvaziar spam agora“. Logo em seguida, escolha novamente a opção “Esvaziar“. Com isso, você vai deletar todos eles de uma só vez.

Você pode escolher apagar apenas alguns, selecionando individualmente.

Pelo Computador:

Acesse a caixa de Spam e no menu de opções escolha a opção “Mais“. Ele fica no canto esquerdo. Ao encontrar, selecione “Spam“.

Feito isso, clique em “Excluir todas as mensagens de Spam agora“.

Você pode escolher apagar apenas alguns, selecionando individualmente.

Apagando e-mails de outras pastas do Gmail

Você pode e deve repetir esse procedimento nas pastas “Social“, “Atualizações“, “Fóruns” e “Promoções“. Estas pastas foram criadas pelo Gmail para guardar e-mails específicos.

Nesse caso a exclusão em massa só pode ser feita via computador, mas você pode querer apagar esses conteúdos para liberar mais espaço de armazenamento na sua conta do Gmail.

Procure por “Categorias”. Ele fica no menu, localizado no canto esquerdo. Clique nele.

Selecione “Social“, “Atualizações“, “Fóruns“, ou “Promoções“.

Toque no marcador (caixinha) no topo da lista e em seguida clique no ícone da “Lixeira“. Aperte OK para confirmar. Pronto, você limpou sua conta do Gmail e garantiu mais espaço de armazenamento.

Mas, lembre-se: o espaço dessa conta também é dividido com o Google Fotos e com o Google Drive. Se ainda falta espaço de armazenamento, convém fazer a limpeza nos outros item também.

Se você achou tudo isso muito trabalhoso, sempre existe uma opção mais simples, que é comprar espaço. O Google tem planos à partir de US 1,99 mensais para 100GB, com pacotes para 1TB, 10TB, 20TB ou 30Tb, esse último custando US 299,99 mensal. O pagamento é feito sempre por cartão de crédito.

O Google G Suite pode ser adquirido também para ajudar nessa questão de espaço.

Migrando de Gmail para Gmail

Você pode criar contas extras e utilizar o espaço gratuito para fazer novos armazenamentos. Para isso, crie uma nova conta gmail.

Acesse sua conta antiga, aquela que você deseja migrar conteúdo.

Clique em “Encaminhamento e POP/IMAP“. Ative a opção POP para todos os e-mails, escolhendo a opção “Excluir cópia do Gmail“.

Feito isso, volte para a conta nova do Gmail e vá até “Configurações“. Escolha a opção “Contas e Importação” e clique em “Importar E-mail e Contatos“. Na janela popup, escolha o e-mail que deseja importar o conteúdo e clique em “Continuar“.

Mais uma janela será aberta, pedindo permissão. Clique em “Permitir” e “Iniciar Importação”.

Prontinho, basta esperar o Google transferir seus e-mails para a nova conta que foi criada.

Backup com Google Takeout

Existe também a opção de backup nativo, chamada de Google Takeout. Ele arquiva seus e-mails em um formato específico de arquivo, alocando isso numa unidade de sistema.

Para iniciar, faça login no Takeout. Selecione apenas a caixa de entrada do Gmail.

Escolha uma frequência de backups que considera ideal, além das opções de personalização conforme seu gosto.

O procedimento terá início e você finalmente vai estar com seus e-mails guardados, bastando para isso fazer download.

Conclusão

Uma vez que você teve problemas de armazenamento no Gmail, a chance de ocorrer de novo é imensa. Portanto, não deixe para resolver isso apenas na última hora. Evite passar por esse tipo de situação. Sempre que possível, mantenha sua caixa limpa.

Você também pode acabar com o problema de armazenamento no Gmail contratando o serviço de e-mail corporativo (também do Google) através dos planos do Workspace

Sobre o Blog

Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Últimas do Blog

Veja todos os posts
2 Comments
  1. Pingback: Internet Móvel: o que é, tipos de conexão e internet 5G – 4 Cores Comunicação

  2. Pingback: Terceira temporada de Bridgerton: Tudo o que já sabemos - Jornal Nerd

Deixe sua Mensagem