Os benefícios de utilizar uma estratégia proativa de manutenção de equipamentos

No Comments

As estratégias de manutenção mais econômicas se concentram na manutenção proativa. No entanto, muitos gerentes de manutenção não investem em um elemento crítico de uma estratégia de manutenção proativa que funcione bem: a manutenção preditiva

Embora tenham o mesmo objetivo e se complementem, a manutenção preventiva e a preditiva não são a mesma coisa

Neste artigo vamos explicar melhor a distinção entre essas duas práticas, destacando alguns dos principais benefícios da manutenção preditiva.

Diferenças entre manutenção preventiva e manutenção preditiva

A manutenção preventiva é uma visita de serviço programada que é realizada regularmente para manter o equipamento funcionando sem dificuldades e evitar possíveis problemas. 

A manutenção preditiva, por outro lado, usa dados e análises para prever quando é provável que um problema ocorra e, em seguida, toma medidas para resolvê-lo antes que se torne, de fato, um problema. 

A manutenção preventiva geralmente é realizada em um cronograma definido, como uma vez por semana ou uma vez por mês. 

A manutenção preditiva, por outro lado, é baseada em dados e análises, para que possa ser realizada com mais ou menos frequência, conforme necessário. 

Tanto a manutenção preventiva quanto a manutenção preditiva são importantes para manter o equipamento funcionando sem problemas e evitar o surgimento de problemas. No entanto, a manutenção preditiva é mais eficaz para resolver problemas potenciais antes que eles se tornem problemas reais.

6 benefícios da manutenção preditiva

Como já vimos, esta é uma poderosa técnica de manutenção que visa antecipar problemas e potenciais falhas em equipamentos e máquinas. Com isso, ela torna-se uma das principais ferramentas para aumentar a disponibilidade dos equipamentos, pois trata-se de uma manutenção baseada em análises e não em intervalos regulares.

Vamos aos principais benefícios de adotá-la: 

1. Reduz o número de paradas não programadas: ao identificar problemas e potenciais falhas antes que eles ocorram, a manutenção preditiva reduz o número de paradas não programadas, aumentando a disponibilidade dos equipamentos.

2. Melhora a produtividade: ao reduzir o número de paradas não programadas, a manutenção preditiva também melhora a produtividade, uma vez que os equipamentos estão disponíveis para uso por mais tempo.

3. Reduz os custos: ao antecipar problemas e potenciais falhas, a manutenção preditiva também reduz os custos, pois evita que sejam realizadas manutenções emergenciais, que costumam ser mais caras.

4. Aumenta a segurança: ao identificar problemas e potenciais falhas antes que eles ocorram, a manutenção preditiva também aumenta a segurança, pois evita acidentes que poderiam ser causados por equipamentos com problemas.

5. Melhora a qualidade: ao antecipar problemas e potenciais falhas, a manutenção preditiva também melhora a qualidade, uma vez que os equipamentos estão sempre em boas condições de funcionamento.

6. Reduz o tempo de inatividade: ao reduzir o número de paradas não programadas, a manutenção preditiva também reduz o tempo de inatividade, uma vez que os equipamentos estão disponíveis para uso por mais tempo

Manutenção preditiva e visão computacional

A manutenção preditiva e a visão computacional são duas tecnologias emergentes que estão revolucionando a forma como as empresas operam. A manutenção preditiva usa a análise de dados para prever quando o equipamento vai falhar, para que os reparos possam ser realizados antes que o equipamento estrague. A visão computacional é uma tecnologia que permite que os computadores interpretem e compreendam imagens digitais e está sendo usada em uma variedade de aplicações, como veículos autônomos, segurança e vigilância e fabricação.

Ambas são técnicas usadas para analisar e monitorar equipamentos para detectar problemas antes que eles ocorram e elas podem ser usadas em conjunto para fornecer uma visão mais completa dos equipamentos e do seu funcionamento.

Conclusão

A manutenção preditiva é uma das ferramentas mais importantes que uma empresa pode usar para garantir a produtividade e a eficiência. Com a manutenção preditiva, as empresas podem monitorar de perto os seus equipamentos e sistemas, identificando problemas antes que eles ocorram. Isso permite que as empresas tomem medidas para corrigir os problemas antes que eles causem interrupções no fluxo de trabalho ou danos aos equipamentos.

Além disso, a tecnologia usada na manutenção preditiva também pode ajudar as empresas a economizar dinheiro, pois elas podem evitar o custo de reparar equipamentos danificados.

Sobre o Blog

Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

Últimas do Blog

Veja todos os posts
No Comments

Deixe sua Mensagem