Mitos e verdades sobre marketing de conteúdo!

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O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco engajar o público e fazê-lo crescer. Tudo acontece de maneira orgânica, aumentando a rede de potenciais clientes do negócio.

Ele consiste na produção de materiais de valor que oferecem soluções para as pessoas. Ele já deixou de ser uma tendência e uma novidade, e passou a fazer parte do planejamento de marketing das organizações.

Essa estratégia de marketing de conteúdo consegue acompanhar perfeitamente as demandas dos consumidores porque se renova constantemente, e não existem dúvidas de que ela veio para ficar.

Vários canais podem ser usados para distribuir conteúdos de valor, como no caso do Instagram, Facebook, e-mail, blog institucional, entre outros. A estratégia traz muitos benefícios para as organizações, principalmente porque aumenta sua autoridade.

Marcas que são vistas como autoridade possuem mais engajamento, aumentam suas vendas e conseguem crescer o tráfego. Mas mesmo diante de tanta assertividade e sucesso, ainda existem muitas dúvidas relacionadas ao marketing de conteúdo.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, este artigo busca expor os mitos e as verdades sobre a técnica e quais canais podem ser usados para distribuir os materiais.

Mitos sobre o marketing de conteúdo

Existem alguns mitos acerca do marketing de conteúdo que simplesmente impedem algumas empresas de investir na estratégia, e dentre eles estão:

É necessário publicar todos os dias

Não é necessário publicar todos os dias porque o foco da estratégia é oferecer conteúdo de qualidade, ou seja, a quantidade pouco importa aqui.

Apenas materiais relevantes farão sucesso, por isso, fazer muitas publicações acaba afastando os clientes e seguidores. Apesar disso, é necessário ter um cronograma e uma constância na publicação de conteúdos.

Prejudica o negócio

Uma autoescola de habilitação para dirigir micro ônibus pode e deve compartilhar seus conhecimentos internos, mas muitos empreendedores têm medo, acreditando que vão entregar o segredo da empresa.

Obviamente, não é necessário compartilhar todas as etapas dos processos internos, o objetivo é compartilhar conhecimentos que interessam às pessoas, pois isso ajuda a humanizar a marca. Além disso, traz outras vantagens, como:

  • Atrai novos adeptos;
  • Fideliza clientes;
  • Gera autoridade de mercado;
  • Gera novas vendas;
  • Aumenta as oportunidades de negócios.

Portanto, se o empreendedor quiser obter todos esses benefícios, precisa compartilhar seus conhecimentos, mas sem divulgar os segredos da empresa em seus canais.

Estratégia cara

Por alguma razão, algumas pessoas acreditam que é caro trabalhar com marketing de conteúdo, mas a verdade é que ela não precisa de altos investimentos, como outras ações pagas.

É necessário trabalhar com profissionais habilitados que possam desenvolver os materiais, nesse caso, o próprio empreendedor pode usar seus conhecimentos para produzir conteúdos bem trabalhados, mesmo com baixo orçamento.

Basta publicar nas redes sociais

As estratégias de marketing de conteúdo de um fabricante de etiqueta de papel kraft personalizadavão muito além de apenas publicar nas redes sociais.

Trata-se de uma estratégia séria e que precisa ser desenvolvida por alguém que entende do assunto. Isso porque ela envolve vários elementos, como escolha de linguagem adequada, palavras-chave, objetivo, entre outros.

Embora os conteúdos nas redes sociais sejam muito importantes para interagir com os seguidores, nada se compara com uma publicação em um blog que é compartilhada nessas plataformas, algo completamente diferente.

Verdades sobre marketing de conteúdo

Depois de conhecer os mitos sobre essa estratégia, chegou o momento de conhecer algumas verdades que vão convencer os empreendedores a investirem nessa estratégia. São elas:

Aumenta a visibilidade do negócio

O marketing de conteúdo é uma importante estratégia dentro do SEO, isso porque os materiais utilizam palavras-chave que fazem sentido para a empresa e o negócio, além de trabalhar com uma estrutura de link Building bem elaborada.

O Google desenvolveu seu algoritmo para que ele possa perceber quando a publicação é realmente relevante para o usuário. Ele avalia tempo de permanência na página, qualidade dos links referenciados, dentre outros pontos importantes.

Ao trabalhar esses e outros aspectos do jeito certo, um fabricante de placa de vidro jateado oferece as condições necessárias para ser bem ranqueado, é encontrado por mais pessoas nos resultados de pesquisa e aumenta sua visibilidade.

Melhora a nutrição de leads

Mesmo que o negócio possua uma grande quantidade de leads, nem todos estão prontos para comprar. Mas isso não quer dizer que essas pessoas nunca serão clientes.

A marca precisa apenas levar mais informação para essas pessoas, de modo que sejam capazes de enxergar o valor daquilo que está sendo oferecido. Quando estiverem maduras para a negociação, vão se sentir mais satisfeitas com a compra.

O marketing de conteúdo serve exatamente para nutrir os potenciais clientes, por meio de material relevante e prepará-los para que finalmente estejam prontos. Assim, o negócio não descarta quem futuramente será seu cliente.

Conquista a confiança do público

O marketing mudou muito ao longo dos anos e o público já não enxerga as marcas da mesma forma quando estão tomando uma decisão de compra.

Se um salão de beleza publica um material rico, por exemplo, sobreluzes no cabelo preto, gera valor para as pessoas porque mostra que dedica tempo para mantê-las informadas. Certamente, esse empreendimento será lembrado quando for a hora de comprar.

Além do mais, ao falar sobre a persona e não sobre a organização, o público vai propagar a marca na rede de contatos, tendo em vista que se sentem satisfeitos com a maneira como seus problemas foram solucionados.

Melhora a interação com a marca

Produzir materiais ricos e relevantes favorece a interação entre a empresa e seus clientes, pois as pessoas podem entrar em contato para esclarecer suas dúvidas, enviar sugestões e assim por diante.

Conquistar a confiança da audiência e estimular o compartilhamento de conteúdos com os seguidores nas redes sociais é uma forma de atrair publicidade espontânea.

Um fabricante de pneu 225 40 r17pode fazer isso por meio de um blog, nas redes sociais, em um vídeo no YouTube ou até mesmo em uma central de ajuda. Independentemente do meio, o conteúdo sempre terá potencial de engajamento.

Por falar nas diversas possibilidades de canais por onde os materiais podem ser veiculados, é importante conhecer um pouco mais sobre eles.

Melhores canais para Marketing de Conteúdo

Os conteúdos produzidos pela marca podem ser veiculados em diferentes canais, e algumas das melhores opções são:

Redes sociais

Hoje em dia, a marca pode usar diferentes redes sociais para se conectar com sua audiência e cada uma possui suas próprias características.

Uma delas é o Twitter, que funciona como um tipo de miniblog e ajuda a estabelecer contato instantâneo com o público. Entretanto, é possível publicar apenas pequenos textos de até 280 caracteres.

Um estúdio de ensaio e gravação pode postar fotos e vídeos curtos falando sobre curiosidades, criar enquetes, fazer sorteios, dentre outras possibilidades para interagir.

O Facebook, por sua vez, é a maior rede social do mundo e é usada por cerca de 127 milhões de brasileiros. O público é bem diverso, além de ser possível criar postagens maiores e mais completas e vídeos mais longos.

Outra opção é o Instagram, plataforma totalmente voltada para a publicação de conteúdos audiovisuais e que possui cerca de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro.

Blogs

O blog é a base para uma boa estratégia de marketing de conteúdo porque é o canal onde as postagens completas serão publicadas.

Nele, uma empresa de vitrificação de pintura automotiva vai falar sobre os assuntos de interesse de seu público e que estejam relacionados com sua área de atuação.

É possível falar sobre novidades do setor, trazer informações completas sobre lançamentos, fazer entrevistas com profissionais da área, dentre outras possibilidades.

Plataformas de vídeo

Os conteúdos em formato de vídeo são simplesmente os preferidos pelas pessoas porque são mais didáticos e fáceis de consumir. Além disso, existe o fato de que a rotina está cada vez mais corrida, por isso, quase ninguém tem tempo de ler.

A plataforma de vídeos mais popular da internet é o YouTube, e um fabricante de caixa kraft grande pode postar conteúdos sobre os mais variados temas e atrair a atenção de sua audiência.

Podcasts

Por fim, as plataformas de podcasts podem ser usadas também para compartilhar conteúdo relevante com clientes e potenciais clientes.

Desde 2020, essa opção cresceu muito no Brasil e acompanha os ouvintes no dia a dia, por exemplo, quando estão dirigindo, limpando a casa, trabalhando e em qualquer outro momento.

Considerações finais

O marketing de conteúdo se tornou uma das estratégias de marketing mais importantes porque entrega para o consumidor moderno exatamente aquilo que ele deseja: informação de valor.

A partir do conteúdo apresentado neste artigo, é possível pensar e dar início na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo em um empreendimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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