Entenda as vantagens de se criar estratégias on-line para sua empresa

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Para que um negócio tenha sucesso atualmente, não basta apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, é necessário aderir aos meios digitais e saber utilizá-los, criando uma série de estratégias de marketing.

Com a criação da internet e expansão do uso dos aparelhos digitais, como computadores, notebooks e celulares, o marketing digital tornou-se um agente de modernização de empresas, escritórios, indústrias, dentre outros exemplos de empreendimentos.

Atualmente, um diferencial competitivo para uma empresa é a modernização e a inserção de novas ferramentas, metodologias e estratégias em seu cotidiano.

Dessa forma, todas as empresas precisam aderir a pelo menos uma das plataformas digitais, sendo as mais utilizadas:

  • Sites;
  • Redes sociais;
  • Plataformas de streaming;
  • Plataformas de vídeo;
  • Chats de conversa;
  • Rádio online.

Além de criar um perfil é necessário desenvolver estratégias de atuação e posicionamento dentro desses canais digitais e, assim, conseguir comercializar qualquer coisa, até mesmo uma Persiana automática para quarto!

Para os empreendedores mais antigos, que viveram grande parte de suas vidas vendo propagandas na televisão, rádios e jornais, o marketing e as digitais podem parecer coisas complexas e até mesmo impossíveis de serem realizadas.

Portanto, para quebrar esse paradigma esse texto vai apresentar o que são as estratégias online, sua importância e vantagens, e algumas dicas de como aplicar em uma empresa.

Definição de estratégias digitais

As estratégias digitais são também conhecidas como estratégia de mídia digital, e podem ser definidas como um conjunto de ações que visam maximizar os benefícios comerciais através de iniciativas focadas em tecnologia.

Para a realização dessa finalidade, é necessário ter uma equipe multiprofissional, com membros da área de marketing, vendas e tecnologia da informação, também conhecido pela sigla TI.

Todos geridos por líderes que entendam de ambas as áreas e que saibam lidar com pessoas.

Ou seja, entenderem sobre softwares, hardwares, marketing, gestão de pessoas e até mesmo braço robótico industrial, quebrando a barreira que existe entre os departamentos de TI e dos demais que lidam com o cliente.

Enquanto as estratégias tradicionais se concentram em planejamentos a longo prazo, previsões orçamentárias que se estendem anos a fio e todas utilizando os meios de comunicação tradicionais.

As estratégias digitais tendem a ter um planejamento com prazos menores, com ciclos para aplicação e fechamento de projetos e campanhas, utilizando os veículos digitais de comunicação.

Para que uma estratégia digital seja bem-sucedida é necessário que a equipe multiprofissional conheça bem os processos da empresa e quais pontos são vulneráveis e merecem interrupções para a inserção das tecnologias.

Toda a modernização de uma empresa passa por um planejamento árduo, para compreender o que pode ser feito para a marca se tornar forte através de ações economicamente viáveis.

Pois, além do planejamento da equipe de marketing para o lançamento de campanhas, é necessário pensar sobre terceirização de provedores e outros serviços que estão por trás dos sites e que funcionam como uma irrigação gramado residencial de informações.

Além disso, as estratégias digitais não se restringem apenas a mostrar ao público que a empresa é moderna ou lançar campanhas na internet, é necessário inserir no cotidiano dos funcionários, que muitas vezes nunca tiveram contato com softwares e ferramentas digitais.

A importância e as vantagens dessas estratégias

Ser digital é importante para que uma empresa não fique para trás de seus concorrentes, tendo em vista a dinamicidade do mercado atual, que por estar conectado à internet, muda a cada segundo.

Um exemplo é a área da saúde, onde os profissionais precisam estar constantemente atualizados sobre as novidades tecnológicas do mercado para que os procedimentos sejam realizados com excelência.

A modernidade pode significar o salvamento de uma vida, nessas áreas ligadas à saúde e quem sabe até mesmo de aluguel de ônibus para passeio escolar, que precisam ser modernos e seguros.

No caso do marketing, a modernização pode fazer com que uma empresa continue ativa ou não no mercado ao qual está inserida.

Atualmente, existe uma quantidade significativa de empresas inseridas no mercado, portanto, é necessário se destacar utilizando todas as ferramentas ao alcance, principalmente as digitais, que trazem uma série de benefícios, como:

  • Baixo custo;
  • Fácil utilização;
  • Grande alcance;
  • Rápido retorno;
  • Fácil mensuração de resultados;
  • Melhora do posicionamento empresarial.

Todos esses benefícios são obtidos facilmente pelos empreendedores, quando possuem uma equipe multiprofissional bem estruturada e com força de vontade para mudar os paradigmas da empresa.

Baixo custo

Aderir às estratégias digitais não são necessariamente custosas, muito pelo contrário, tendo em vista a rapidez do retorno do investimento, assim comprar uma mesa de açougue caso você tenha um açougue.

Atualmente, existe uma série de ferramentas que são fornecidas gratuitamente pelo Google e outras plataformas, que dão possibilidades boas para melhorar o posicionamento de marcas online.

Com muito estudo e empenho, até mesmo um empreendedor sozinho, consegue migrar sua empresa para o digital.

Retorno rápido

Se as ferramentas digitais forem utilizadas corretamente o retorno do investimento é alto, tendo em vista que a empresa irá atingir uma quantidade maior de leads, ou seja, potenciais clientes.

Além disso, as estratégias digitais podem sanar falhas que estavam fazendo a empresa perder clientes e dinheiro, o que já potencializa os resultados.

Fácil utilização

Com a popularização da tecnologia, o setor de TI busca a cada ano tornar os softwares, ferramentas e outros recursos digitais cada vez mais fáceis para o público utilizar, visando democratizar o acesso a essas inovações.

Portanto, com apenas um pouco de empenho, é possível conseguir utilizar as ferramentas online sem grandes problemas.

Grande alcance

Além disso, investir em ter visibilidade nas plataformas online possibilita que as empresas atinjam mais pessoas, por exemplo, de outras partes do país ou até mesmo do exterior.

Porém, para ter esse benefício é necessário investir em uma série de estratégias de posicionamento nos buscadores.

Melhora do posicionamento empresarial

Um bom posicionamento permite que ao digitar por exemplo conserto de celular perto de mim a empresa presente nos meios digitais seja a primeira opção a aparecer nos buscadores, obtendo um maior alcance.

Com esse maior alcance, é muito fácil melhorar o posicionamento da marca frente aos concorrentes, tornando a empresa pioneira e referência no mercado no qual está inserida.

Uma organização que possui presença online se destaca não apenas dos concorrentes regionais, mas de todos daquele setor.

Fácil mensuração de resultados

Por fim, a grande vantagem das plataformas online é a fácil mensuração de resultados, tendo em vista o constante armazenamento de dados e construção de bancos com essas informações.

4 dicas para aplicar estratégias digitais

Para uma empresa começar a ter presença nos meios digitais, as estratégias podem se basear nas seguintes dicas: 

  • Invista em treinamentos;
  • Tenha uma equipe multiprofissional;
  • Invista em ferramentas de SEO;
  • Aplique pesquisas de mercado.

De forma geral, os profissionais não possuem conhecimentos sobre tecnologia, principalmente aqueles mais antigos.

Portanto, o primeiro passo é investir em treinamentos para que se adaptem rapidamente aos softwares e ferramentas digitais.

Além disso, é essencial ter uma equipe multiprofissional. Um profissional de TI não tem os mesmos conhecimentos de um profissional de marketing e vise-versa.

Caso a empresa não tenha condições de contratar mais funcionários, terceirizar serviços é uma opção interessante, assim como há mecânicas que terceirizam os serviços de alinhamento e balanceamento.

Outro ponto importante é saber como se posicionar nos canais digitais utilizando as ferramentas de SEO, ou seja, otimização para motores de pesquisa.

Para isso, é possível utilizar uma série de estratégias online voltadas para o marketing, como as ferramentas do Google, o Inbound Marketing, marketing de conteúdo, dentre outros exemplos.

Por fim, sempre aplique pesquisas de mercado para compreender o que o público deseja consumir, receber feedbacks e dicas, visando sempre a melhoria do atendimento e dos produtos.

Essas pesquisas de mercado podem ser realizadas através de formulários, outras plataformas online, ligações telefônicas, dentre outras.

Ou até mesmo contratando uma empresa terceirizada que realize apenas esse tipo de pesquisa, assim como aquelas empresas especializadas em entrar com recurso de multa por falta de capacete.

Considerações finais

Se modernizar é o foco de toda empresa, não importa a área que está inserida, o que poucas pessoas sabem é a facilidade que a área de TI criou para que os empreendedores  e os consumidores consigam utilizar as plataformas online.

E, se um empreendedor ainda estava em dúvida em investir esforços para criar estratégias online, agora ele não terá mais questionamentos, tendo em vista todos os benefícios listados.

Esses benefícios podem ser o ponto-chave para que uma empresa não feche suas portas e comece a crescer, aumentando as vendas e o faturamento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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