A cada dia que passa surgem novas ideias de negócio, novos nichos, novas áreas de atuação e, com tanta inovação e oportunidades, os concorrentes aumentam.
Por mais que empresas de um mesmo ramo tenham o mesmo objetivo, e às vezes até o mesmo produto, precisam ter um diferencial entre si, pois é isso que impactará na escolha final do cliente.
Esse diferencial pode ser tanto parte da experiência de compra quanto variáveis de preço, prazo de entrega do produto ou serviço, facilidade de acesso, brindes, etc.
Tratando-se principalmente de empresas que trabalham de forma online, é essencial investir em boas estratégias de marketing digital para que sejam encontradas mais facilmente, vistas por possíveis clientes de forma mais profissional e se destaquem em relação à concorrência.
O que é marketing digital?
Marketing digital nada mais é do que ações feitas por empresas para se comunicar com o público, podendo ser através da internet, celular, propagandas e outros meios digitais.
Por se tratar de uma forma virtual de comunicação, a linguagem é diferente dos meios offline, como banners, jornais, etc., e a proposta é criar um relacionamento interpessoal com possíveis clientes, os conquistando através de conteúdos interessantes e direcionados a seus interesses em comum.
Contudo, antes de colocar estratégias de marketing digital em prática, é necessário conhecer os interesses do público-alvo e entender como o comportamento do consumidor funciona – para isso, falaremos mais tarde sobre ferramentas essenciais para conhecimento dos clientes, como o crm gratis.
A ideia é vender exatamente o que o consumidor procura e, de quebra, fidelizar o cliente, fazendo com o que ele tenha certeza de que fez a melhor escolha.
De forma geral, é preciso pensar como um cliente e se fazer perguntas como: O que essa empresa tem de diferente? Por que comprar esse produto nessa empresa e não na outra? O que faz com que o serviço aqui seja melhor?
Existe só uma estratégia de marketing digital?
Não! O marketing digital não se limita a uma única estratégia, o que é um ponto importante, pois a empresa pode sempre explorar novas formas de estar presente na vida do consumidor. Alguns exemplos mais famosos dessas estratégias são:
- Otimização de Sites SEO;
- Outbound marketing;
- Inbound marketing;
- Landing pages;
- E-mail marketing.
Além desses exemplos, existem diversas outras estratégias, e todas têm como foco atrair e impressionar o cliente com conteúdos, e fazê-lo se lembrar da empresa até associá-la diretamente ao que ele procura.
Otimizando as estratégias
Pensando na otimização dos processos, existem diversas ferramentas à disposição para tornar essa organização mais simples.
Uma delas é o sistema crm, essencial e muito utilizado, que serve para auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente. Sigla derivada de Customer Relationship Management, essa ferramenta permite que esteja sempre à disposição da empresa um histórico das conversas com clientes, seus interesses, preferências, etc., para conhecê-los melhor.
A ideia central e objetivo mais amplo do crm plano é ter uma base de dados reunida.
Outro ponto interessante é que seu pagamento pode ser mensal ou anual, e além de não serem necessárias instalações manuais ou manutenções, sendo um serviço acessível para empresas de diferentes portes, seu uso depende somente de uma conexão estável com a internet.
Uma outra ferramenta bastante comum é o pipeline de vendas, também integrado a um software, e que é mais direcionada ao trabalho em conjunto de gestores e vendedores.
Nele, são armazenadas informações como qual o período certo para fazer contato, qual material apresentar, quais etapas faltam até a fase da proposta e negociação, etc., de forma geral, ele é importante para saber qual o grau de qualificação do lead e em que fase do funil de vendas ele se encontra.
Para uma empresa ter bons resultados, é preciso que ela conheça as estratégias de seus concorrentes e faça comparações para entender no que ela é igual e no que pode se diferenciar e superar.
E para se destacar entre os concorrentes, também é preciso entender sobre a estrutura do app funil de vendas, suas fases e como trabalhar o cliente em cada etapa, sendo elas: atração, conversão, negociação e fechamento.
Sabendo lidar com o cliente em cada fase e respeitando o momento em que ele se encontra, o resultado não só será o fechamento da venda, como, consequentemente, a fidelização desse cliente e possíveis indicações.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
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