Para fidelizar pacientes para a sua clínica odontológica, é preciso criar estratégias para ajudar na divulgação do seu consultório, pois antes do processo de fidelização, é preciso atrair novos clientes.
Muitos profissionais da área da saúde ainda acham que o investimento em publicidade é muito alto para realizar a divulgação da sua clínica, ou ainda que seja algo muito complicado e fora da sua realidade.
Entretanto, para divulgar os serviços da sua clínica e atrair mais pacientes, é preciso investir em um planejamento estratégico que vai além de colocar uma fachada bonita na porta do estabelecimento.
Para que uma estratégia ofereça o retorno esperado, ela precisa ser estruturada em um conjunto de ações que seja capaz de conquistar a atenção do público, seja para anunciar um plano empresarial odontologico, ou divulgar outros tipos de serviço.
Entre as estratégias para realizar uma boa divulgação da sua clínica, podemos destacar:
- Planejamento de divulgação;
- Segmentação do perfil do cliente;
- Atendimento de qualidade;
- Estratégias de marketing psicológico;
- Definição das melhores estratégias de marketing.
Dessa forma, um planejamento estratégico é muito importante para realizar a divulgação de uma clínica, e para isso é preciso investir nos recursos certos para atrair novos pacientes, além de valorizar o relacionamento, para que eles sintam o mesmo pelo seu trabalho.
A importância de fidelizar os seus pacientes
Após utilizar as estratégias para divulgar a sua clínica e conseguir atrair novos pacientes, é preciso começar a pensar nas estratégias para fidelizá-los.
Quando um paciente que utiliza convenio odontologico empresarial gosta do seu serviço, certamente ele irá voltar.
Por isso, para garantir seu lugar no mercado odontológico, é essencial saber as melhores táticas para fidelizar pacientes da sua clínica. Porém, somente oferecer um atendimento excelente não basta para que o seu cliente volte ao seu consultório.
Entre os benefícios de investir em estratégias para fidelizar os clientes, podemos destacar:
- Agenda de atendimento sempre cheia
Antes de oferecer o melhor atendimento para os seus pacientes através de um plano dentario empresarial, é preciso equilibrar o número de consultas.
O momento da consulta é ideal para se conectar com o paciente e entregar atendimento humanizado.
Com um atendimento diferenciado, uma recepção confortável e facilidade na hora de agendar consultas, o seu paciente verá o seu consultório como uma referência e, além de retornar, também poderá te indicar para outras pessoas.
- Melhora no engajamento dos pacientes
Uma das técnicas de fidelização muito eficiente, é o dentista incentivar o paciente a se ver como o próprio responsável pela saúde bucal, assim, na relação entre dentista e paciente, eles se tornam parceiros durante o tratamento.
Quando um paciente está fidelizado, ele se dedica mais para realizar os tratamentos, isso porque ele confia no dentista, e por isso tende a seguir à risca as suas orientação para manter a saúde do seu sorriso em dia.
- Fidelizar pacientes é mais barato do que atrair novos
Segundo o especialista em marketing Philip Kotler, fidelizar clientes é mais barato do que investir para atrair novos leads. O mesmo vale para os pacientes de um consultório odontológico.
Manter seus pacientes fidelizados é muito importante, pois isso mostra a qualidade dos seus serviços em um plano odonto empresarial.
Além disso, há a vantagem do marketing boca a boca, que é realizado de forma gratuita por seus clientes fidelizados.
Evite erros na hora de utilizar as estratégias de marketing para o seu consultório
Utilizar estratégias de marketing para alavancar o seu negócio é essencial hoje em dia, independentemente do nicho de atuação. Porém, para o segmento odontológico, é necessário ter cuidado na hora de planejar e divulgar essas técnicas.
Isso porque, o Código de Ética Odontológico regula os direitos e deveres em relação ao uso das estratégias de marketing para os dentistas.
Diante disso, o uso do marketing odontológico deve ser objetivo e responsivo, além de seguir os princípios éticos.
Entre as práticas que podem gerar uma punição pela CFO (Conselho Federal de Odontologia), podemos destacar:
- Oferecer cartões fidelidade ou cupom de descontos;
- Oferecer prêmios ou brindes;
- Divulgar preços e formas de tratamentos não comprovados;
- Imagens apelativas de antes e depois;
- Falar sobre especialidades que o dentista não possui;
- Críticas sobre as técnicas utilizadas por outros dentistas.
Portanto, seja para divulgar um plano dentario para mei ou sobre as especialidades exercidas em seu consultório, é preciso realizar o processo com profissionalismo, sempre respeitando o código de ética.
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