Realidade aumentada: a tecnologia que permite a integração do mundo virtual com o mundo real
- Abril 20, 2023
- Dicas
A Realidade Aumentada (RA), é uma tecnologia aprimorada e interativa que sobrepõe elementos virtuais à visão da realidade, com estímulos sonoros e sensoriais digitais por meio de tecnologia holográfica.
Isto é realizado por meio de uma câmera ou dispositivo móvel que captura imagens do mundo real, e em seguida sobrepõe elementos virtuais, tais como gráficos ou imagens em 3D, sobre essas imagens simultaneamente.
As câmeras são usadas para uma transmissão de qualidade, assim como o equipamento utilizado para hidrojateamento em caldeiras, é capaz de realizar com segurança qualidade também.
O que é Realidade Aumentada?
Embora muita gente acredite que o conceito RA foi criado em 2016, por conta do jogo do Pokémon GO, a realidade é que foi criado pelo cientista e pesquisador Thomas P. Caudell, durante o desenvolvimento do avião Boeing 747.
Foi observando a dificuldade de interpretar as instruções e a demora dos operários responsáveis pela montagem, que teve a ideia de acesso guiado através de um monitor. A invenção foi bem sucedida e com isso nasceu o conceito de Realidade Aumentada.
Essa é uma das tendências tecnológicas atuais que vem se tornando cada dia mais popular, pois essa realidade permite a visualização do ambiente da vida real com uma ampliação digital.
Esse método é altamente visual e interativo com conteúdos digitais tais como sons, vídeos, gráficos e GPS. Essa realidade pode ser gerada através de aparelhos eletrônicos, tais como celulares, tablets e outros.
Muitas empresas de diversos setores, como saúde, arquitetura, serviços, varejo e outros, já usam para criar experiências de qualidade para seus clientes.
É muito comum, principalmente por profissionais de designer de interiores, criar projetos com a Realidade Aumentada, com detalhes nos cômodos, por exemplo, portão deslizante 3 folhas, armários e diversos outros detalhes.
Plataformas como o Facebook, Google e Amazon, são mais alguns exemplos que utilizam software de RA para otimizar a produtividade. Já o Instagram ou Snapchat possuem filtros divertidos que são utilizados pelo seu público.
Desta forma, a realidade aumentada tem por sua definição como uma forma alterada da realidade, composto pela visão do mundo real de quem a utiliza.
A RA também deve satisfazer três características básicas:
- Combinar o mundo real e virtual;
- Interação em tempo real;
- Imagem em 3D igual a objetos reais;
- Imersão no que é mostrado.
Além disso, existem diferentes tipos de RA e as suas diferenças devem ser conhecidas, uma vez que cada uma seja adaptada para a forma que será utilizada. São eles o RA baseado em marcadores e RA sem marcadores.
Tipos existentes de Realidade Aumentada
Como citado anteriormente, existem diferentes tipos de Realidade Aumentada, RA baseada em marcadores e RA sem marcadores, que serão especificadas abaixo:
RA baseada em marcadores
As aplicações da Realidade Aumentada baseada em marcadores utilizam imagens alvo, que são os marcadores, para posicionar objetos dentro de um determinado espaço.
Os marcadores são responsáveis por onde as aplicações irão colocar o conteúdo digital em formato 3D no campo de visão de quem utiliza. Inclusive, em sua fase inicial, a realidade aumentada era baseada em marcadores.
Ou seja, essas aplicações estão diretamente ligadas a um marcador físico específico, que pode ser uma bomba para aspirar piscina, em um ambiente do mundo real, com a finalidade de colocar o objeto em 3D sobre ele.
Desta forma, as câmeras digitalizam ininterruptamente a entrada e colocam o marcador para reconhecer a imagem, com a finalidade de criar sua geometria. Em caso de a câmara não estar posicionada corretamente, o objeto virtual não será exibido.
Um sistema que reconhece imagem pautado em marcadores, requer algumas medidas, tais como câmera, captura de imagem, processamento de imagem e segmento de marcadores.
Este sistema é considerado simples, como envelopamento black piano carro, para realizar em filtros por meio de uma aplicação personalizada.
Um exemplo básico desse tipo de realidade aumentada, é a utilizada por aplicativos como Instagram e Snapchat. Isso significa que essa realidade já está no dia a dia das pessoas, tendo em vista que as redes sociais são usadas por grande parte da sociedade.
RA sem marcadores
Diferente da realidade baseada em marcadores, a Realidade Aumentada sem marcadores permite que objetos virtuais tridimensionais, sejam colocados no ambiente de imagem real e simultaneamente, ou seja, no mesmo momento.
Baseado em hardware de qualquer smartphone, seja a câmera, localizador GPS, entre outros, enquanto o software de realidade aumentada completa o trabalho.
Por conta dos avanços de tecnologias e Inteligência Artificial, esse modelo não necessita de um sistema de seguimento de objetos.
Dessa forma, funciona com os dados digitais obtidos por estes sensores capazes de registrar um espaço físico em tempo real.
A análise sem marcadores usa a localização e mapeamento de forma simultânea para digitalizar o ambiente e criar mapas apropriados de onde serão aplicados os objetos virtuais.
Essa tecnologia é capaz de detectar objetos em uma cena sem conhecimento anterior do ambiente, ou seja, é capaz de identificar paredes ou pontos de cruzamento.
Conhecida por combinar a computação gráfica com imagens do mundo real, é possível ver como ficará a construção de casa de campo, apartamento, entre outros de forma quase que realista.
Entre as características desse tipo de realidade aumentada, é que os usuários podem aumentar a gama média de movimento enquanto experimentam a experiência.
Existem quatro tipos de RA sem marcadores, sendo eles:
- RA baseado em localização;
- RA baseado em projeções;
- RA baseado em sobreposição;
- RA baseado no contorno.
Hoje em dia, a RA sem marcadores é considerado o método preferido de reconhecimento de imagens para aplicações que empregam essa tecnologia. Cada uma dessas quatro características está detalhada abaixo:
RA baseada na localização
A RA baseada na localização, tem em vista a agregação dos objetos em 3D no espaço físico onde a pessoa que está utilizando se encontra.
Portanto, essa tecnologia é capaz de posicionar o objeto virtual através de sensores inteligentes, exatamente onde deseja.
Mais uma vez, o jogo de smartphone Pokémon Go pode ser usado como exemplo, já que utiliza realidade aumentada sem marcadores, com base na localização, gerando vida no mesmo momento ao ambiente em que o utilizador está.
Esta realidade é capaz de ligar a imagem virtual ao local, por meio da leitura de dados feitos em tempo real, através da câmera, GPS e um acelerómetro, sem ser necessário nenhuma pista de imagem para funcionar.
Essa tipologia também permite a opção de agregar conteúdos digitais interativos e essenciais para a geografia, trazendo benefícios aos viajantes dentro da área específica, o que ajuda a compreender o ambiente por vídeos ou objetos em 3D.
RA baseado em projeções
A realidade aumentada que tem como base a projeção, é exibida através de uma luz artificial projetada em território do mundo real, são os hologramas interativos.
Essa metodologia permite que haja interação humana, onde pode se mover livremente, ao enviar a luz sobre uma superfície do mundo real onde pode ser tocado.
A principal forma de utilizar essa tecnologia, é criando ilusões de profundidade, posição e referência de um objeto específico projetando a luz artificial sobre territórios planos reais, podendo projetar um holograma 3D interativo no ar.
Além disso, pode ser usada para simplificar tarefas e otimizar processos de identificação digital, em negócios, fábricas e indústrias, exterminando o uso dos computadores.
Um exemplo são os simuladores de estrada na auto escola, que podem ser feitos por novos motoristas ou reciclagem de motoristas com cnh suspensa por embriaguez.
RA baseado na sobreposição
Essa realidade é utilizada para substituir parcialmente ou totalmente a visão original de um determinado objeto, colocando elementos virtuais sobre ele.
O reconhecimento de objetos desempenha um papel importante na sobreposição, pois ao aplicar os elementos virtuais, não podem ser adicionados ao objeto se não forem reconhecidos.
Um exemplo disso, é que já existem apps onde é possível colocar móveis virtuais em uma sala residencial para idosos lúcidos, para testar quais combinam melhor com a decoração.
Atualmente, mais uma dessa aplicação muito utilizada, é o QR code, principalmente em restaurantes, onde fica disponibilizado os cardápios, substituindo os físicos.
RA baseada no contorno
Essa tecnologia funciona através da utilização de câmeras especiais, onde é possível para os olhos humanos desenharem objetos específicos com linhas, facilitando determinadas situações.
O Live View do Google Maps, é um ótimo exemplo da realidade aumentada baseada no contorno, pois ele permite que veja as rotas no mundo real através de um mini mapa na tela.
Realidade Aumentada X Realidade Virtual
Embora estejam entrelaçadas e podem acabar sendo confundidas, têm evoluções diferentes, enquanto a Realidade Virtual cria um mundo virtual do zero, permitindo usar a imaginação.
A Realidade Aumentada, por sua vez, adiciona elementos virtuais no ambiente real, tais como informações adicionais em forma de imagens ou gráficos, que pode ser usado por empresas de serviços de busca e entrega.
A Realidade Aumentada engloba muito mais que a Realidade Virtual, pois essa tecnologia permite a comunicação e presença simultaneamente através de experiências virtuais.
Considerações finais
A Realidade Aumentada com certeza está caminhando para um futuro promissor, pois já está presente em vários setores como a área da saúde, arquitetura e outros serviços.
Entre essas aplicações estão a cirurgia de retalho para cuidados da saúde, GPS e câmeras em carros, jogos, scanner facial e também algumas facilidades no ensino.
Porém, o mesmo tipo de RA não pode ser aplicado para cada uma dessas, pois possuem necessidades diferentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Sobre o Blog
Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.
Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.