Otimização de Sites com a estrutura SILO

No Comments

Se você quer saber como fazer a otimização de sites com SEO ou simplesmente como melhorar o site, seja próprio ou de terceiro, continue lendo este artigo para entender algumas dicas simples, como a estrutura SILO, que certamente vai te ajudar no início desse trabalho de SEO.

O que significa a otimização de site?

O termo otimização de sites ou SEO para sitesconsiste em aperfeiçoar os aspectos de um site ou de uma página, sejam internos ou externos, a fim de aumentar a visibilidade orgânica, ou seja, não paga, nos mecanismos de pesquisa.

O que é SEO e para que serve?

A sigla SEO, muito difundida no mercado do marketing digital, é uma abreviação de Search Engine Optimization, ou seja, otimização de mecanismos de busca.

Essa otimização de sites consiste em um conjunto de técnicas e estratégias de autoridade, conteúdo e tecnologia para conseguir um bom posicionamento orgânico dentro dos mecanismos de pesquisas, como Google e outros buscadores.

Em outras palavras, o trabalho de SEO serve para ajudar no posicionamento de artigos e páginas no topo do Google, por exemplo.

Quem está na primeira página do Google fez um bom trabalho de SEO e, como consequência, terá a maior porcentagem de visitas.

Portanto, quem tem mais visitas se destaca da concorrência, pois tem maiores chances de vender o seu produto ou serviço. 

Como melhorar o SEO de um site com a estrutura SILO

Para você conseguir melhorar o SEO de um site, será necessário analisar alguns itens básicos da estrutura do site, qualidade do conteúdo e velocidade do site.

Faz parte do trabalho do SEO identificar onde estão os erros, que serão ajustados para melhorar a otimização e o posicionamento do site.

Neste artigo, vamos nos ater à estrutura SILO para otimização e melhoria do SEO de um site.

Como melhorar a otimização de Sites através da estrutura SILO

Uma das formas de melhorar o SEO de um blog é através da estrutura SILO.

A estrutura SILO faz parte da estratégia de conteúdo de um site, sendo uma forma de organizar de forma estratégica os conteúdos postados em seu site de forma relacionada.

Por que usar a Estrutura SILO?

Alguns profissionais denominaram essa estrutura de conteúdo como estrutura pai, que contém artigos mais extensos e abrangentes, enquanto a estrutura filho compreende artigos mais curtos e específicos, que fazem o link referenciando o artigo do pai, que é o principal.

Esses artigos menores servem como um complemento do que foi escrito no artigo principal, aprofundando o conteúdo com mais especificidade.

Além da organização estratégica proporcionada pela estratégia SILO, o conteúdo postado dessa forma também melhora a otimização dos sites e os resultados de SEO.

Estratégia de organização para otimização do blog

Independentemente da fase que seu blog esteja, seja começando ou com vários conteúdos já postados, é possível organizar o conteúdo utilizando a estrutura SILO.

A primeira coisa que você precisa fazer é entender qual é o nicho da empresa, quais produtos e serviços são oferecidos, a fim de estruturar a área de atuação e o público-alvo em potencial, que realmente você quer atingir.

Com as informações reunidas, você conseguirá enxergar o nicho principal do blog e, com isso, conseguirá traçar uma estratégia para engajar e atrair esse público em específico.

Vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento.

Exemplo de organização de conteúdos

Um blog, que tenha como nicho principal a área de relacionamentos, pode fazer um conteúdo em estrutura pai, maior e mais abrangente sobre os principais problemas que ocorrem no casamento, como desconfiança de uma traição, por exemplo.

Construindo uma estrutura SILO

O texto principal pode expor um conteúdo abrangendo esses problemas, outro texto pode explicar a importância de se ter certeza da deslealdade, antes da tomada de qualquer decisão e mostrar algumas soluções para descobrir uma traição e, ainda, outro texto poderia falar mais especificamente sobre como esquecer uma pessoa após uma traição, por exemplo.

Perceba que o tema principal vai ser referenciado por outros artigos menores, que também pode ser referenciado por outros menores, cada um complementando e aprofundando o conteúdo do outro, esmiuçando o assunto do texto principal através de outras abordagens, doutrinando e auxiliando o leitor.

Implementando uma estrutura SILO

Assim, se o leitor está desconfiado da lealdade de seu parceiro, poderia buscar nos mecanismos de pesquisa e entrar no artigo principal desse site.

Após ler e entender que os seus problemas são parecidos com o de outras pessoas, seu interesse pode ser despertado para se aprofundar melhor do assunto e assim por diante.

Esses artigos menores doutrinam o leitor, esclarecem dúvidas e despertam o interesse pela solução que foi apresentada.

A estratégia de SEO na estrutura SILO é fundamental para otimização de um site, pois deve se ter em mente que a escolha da palavra-chave do texto principal deve ser correlacionada com as palavras-chaves dos textos menores, que em geral são uma calda longa da principal.

Quando se tem uma boa estrutura SILO, os robôs do Google, quando forem passar pelo seu site, entenderão que você é entendedor daquele assunto, pois os seus artigos estão organizados e correlacionados, o que vai te ajudar na hora da otimização do seu site.

    Sobre o Blog

    Uma máquina de projetos de sucesso! Há mais de 14 anos somos especialistas na geração de resultados para nossos clientes. Veja nossas dicas e notícias aqui no Blog da 4 Cores Comunicação.

    Oferecemos serviços profissionais de SEO que ajudam os sites a aumentar drasticamente sua pontuação de busca orgânica para competir pelas classificações mais altas, mesmo quando se trata de palavras-chave altamente competitivas.

    Últimas do Blog

    Veja todos os posts

    Deixe sua Mensagem