Estratégia de marketing para supermercado

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Os supermercados fornecem uma vasta gama de produtos domésticos para suas áreas locais. Esses varejistas contam com excelentes estratégias de marketing para diferenciar suas lojas e obter uma vantagem competitiva em seu setor.

A estratégia de marketing para supermercado pode melhorar a receita e a reputação do negócio.

A marca criativa combinada com anúncios direcionados aumenta a conscientização sobre ofertas e promoções.

A tecnologia interrompeu e melhorou quase todos os aspectos dos negócios modernos e os supermercados não são exceção.

Portanto, é vital empregar uma estratégia de marketing de supermercado que promova sua loja lhe dando vantagens em relação a seus concorrentes, seja de forma on-line ou off-line.

Este post abordará aspectos críticos de um plano de marketing de supermercado e descreverá várias estratégias-chave para colocar você um passo à frente da concorrência.

O que é um plano de marketing de supermercado?

Um plano de marketing completo é essencial para o sucesso nos esforços de divulgação do seu negócio.

Sem um plano, suas estratégias podem acabar desperdiçando dinheiro, prejudicando sua reputação ou ambos.

Um plano de marketing funciona como um documento operacional contendo as várias táticas que serão implementadas para atingir seu mercado-alvo e gerar leads.

Os planos detalham todas as campanhas de relações públicas e de divulgação a serem executadas durante um período, incluindo informações sobre como o supermercado medirá a eficácia dessas atividades.

Planos de marketing eficazes geralmente incluem:

  • Mensagens personalizadas que são direcionadas para áreas geográficas e demográficas predefinidas.
  • Pesquisa de mercado para apoiar novas entradas e decisões de preços.
  • Uma lista clara de plataformas digitais e off-line nas quais você promoverá seus produtos e serviços. Isso pode incluir mídias sociais, podcasts, Google AdWords ou uma mistura de todas essas plataformas. Uma empresa utilizou essas campanhas em parceria com uma gráfica em Porto Alegre e os resultados foram excelentes.
  • Métricas e medições do retorno do investimento (ROI) de seus esforços de marketing e análises para dar suporte a essas informações.

Como criar uma estratégia de marketing para supermercado

As etapas a seguir podem ajudá-lo a definir sua estratégia. Assim, você estará melhor preparado no momento de investir em suas campanhas.

O primeiro passo é definir precisamente que tipo de negócio você tem. Com quais mantimentos você lida?

Depois de responder a essa pergunta, defina os detalhes específicos dos produtos que você vende ou liste-os em “grupos de produtos”, pois cada grupo pode exigir uma abordagem de marketing diferente.

Encontre os pontos de venda exclusivos que seus produtos têm em comparação com outros produtos prontamente disponíveis no mercado.

Você oferece produtos que seus concorrentes não têm em estoque? Seus preços são mais baixos do que seus concorrentes?

As respostas a essas perguntas ajudarão você a definir e direcionar suas mensagens de marketing.

E quem é o seu mercado-alvo? Como são seus clientes ideais? Você fornece produtos localmente ou em todo o país? Qual é o tamanho do seu mercado-alvo?

Defina essas informações para os consumidores finais, considerando onde eles acessam as informações, sua idade, sexo e hobbies.

Tente garantir que essas informações sejam as mais precisas possíveis, ou você pode acabar desperdiçando recursos segmentando clientes por meio de canais que eles não acessam.

Estratégias de marketing para supermercado na prática

Existem muitas técnicas de marketing que podem ser utilizadas. As mais comuns, são:

Preços promocionais

Todo mundo adora uma pechincha. Essa técnica é empregada por milhares de supermercados em todo o mundo.

O preço promocional é uma ótima maneira de impulsionar as vendas e atrair clientes. Se você oferecer descontos por períodos limitados, é provável que as pessoas comprem em grandes quantidades.

Além disso, os preços promocionais oferecem a opção de criar cartões de fidelidade e cupons, atraindo os clientes de volta ao seu supermercado.

Considere digitalizar seus cupons e cartões de fidelidade para os compradores usarem por meio de seus smartphones enquanto fazem compras.

Divulgação na mídia social

Seus clientes provavelmente passam muitas horas online a cada semana, o que significa que você deve considerar a utilização do marketing de mídia social.

As postagens podem parecer irrelevantes, mas pequenos lembretes diários de seus produtos e ofertas são uma ótima maneira de permanecer nas mentes de seus clientes.

A mídia social é uma maneira econômica e simples de anunciar ofertas especiais, degustações e eventos futuros em um supermercado. Por isso, procure um empreendedor digital e faça uma campanha profissional de marketing digital.

Degustações

As degustações nas lojas podem ser uma tática de sucesso, criando eventos exclusivos que atraem clientes e impulsionam as vendas.

Tente realizar degustações no mesmo horário toda semana ou todos os dias, para que os clientes possam considerar sua degustação ao decidirem ir às compras.

Crie temas divertidos e ofereça vários itens em vez de apenas um cubinho de queijo e um biscoito.

Use seus esforços de marketing de mídia social para promover esses eventos no Facebook, Twitter, Instagram, TikTok e outras plataformas relevantes.

As pessoas adoram comida de graça e as degustações podem estimular o paladar dos clientes, direcionando-os para a compra de itens que não faziam parte de sua lista inicial.

Anúncios personalizados na loja

Ao anunciar, sempre mantenha sua marca, cores e tipografia. Dessa forma, os clientes começarão a criar associações positivas com sua marca.

Entregas

Se a recente pandemia nos ensinou alguma coisa, foi que os serviços de entrega são primordiais atualmente.

Com milhares de lojas já oferecendo delivery como opção, você deve fornecer esse serviço para acompanhar ou ficar à frente de seus concorrentes.

Quer você contrate motoristas ou tenha sua própria equipe de alta produtividade, seus clientes valorizarão a opção de entrega a domicílio.

Materiais de marketing impressos on-line

Se você está investindo em serviços de design e impressão para seus materiais de marketing de supermercado, considere mudar para serviços de design on-line.

Usando modelos pré-projetados, você pode imprimir seus pôsteres, folhetos, banners e panfletos 24 horas por dia, 7 dias por semana, acessando esses ativos de qualquer navegador da web.

Construir uma lista de e-mail

A oportunidade de interagir e falar com seus clientes fora do supermercado é uma vantagem significativa para o seu negócio. Isso pode ser feito com a mídia social, mas é mais íntimo ao usar uma lista de e-mail.

Crie um boletim informativo semanal ou mensal descrevendo e promovendo ofertas exclusivas para clientes dispostos a ceder seu endereço de e-mail.

Além disso, considere enviar receitas, dicas de culinária, promoções semanais e cupons.

Sacolas de compras reutilizáveis ​​com a sua marca

A sustentabilidade é um tema comum no momento, com milhões de empresas se comprometendo a acabar com o uso do plástico.

A maioria dos clientes está abandonando as sacolas plásticas em favor de alternativas ecológicas.

Isso é ótimo para o meio ambiente e também ajuda a promover sua empresa, colocando seu logotipo em uma sacola de compras para os clientes carregarem pela cidade.

Além disso, quanto mais essas sacolas forem incentivadas e usadas, menos dinheiro você terá que gastar em sacolas plásticas.

Certifique-se de expor suas sacolas em um local onde os clientes possam vê-las e comprá-las com facilidade.

Aulas de culinária ou educativas

Você pode fazer parcerias com chefs locais para que eles organizem aulas de culinária na sua loja, usando os ingredientes do seu supermercado em suas receitas.

‍‍Se isso não for viável para você, outra opção é criar vídeos, mostrando receitas deliciosas, apresentando seus próprios produtos.

‍Com vídeos que precisam ter apenas alguns segundos de duração, você pode fazer uma diferença notável no seu negócio e no tráfego que seus outros posts receberão.

‍As aulas que você organiza nem sempre precisam ser de culinária. Em vez disso, você pode oferecer aulas nutricionais ou sobre compras com orçamento limitado – todas elas são atuais e populares.

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