E-mail marketing: estratégias para criar campanhas eficazes

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E-mail marketing é uma estratégia que envolve o uso do e-mail no desenvolvimento de campanhas dentro do planejamento do marketing digital. O objetivo é criar e manter o relacionamento com os clientes, aumentando os resultados nas vendas.

Diferentemente do spam, o objetivo é chegar às pessoas que realmente se interessam pelas informações, produtos e serviços oferecidos pela marca. A organização pode enviar as mensagens, considerando o estágio do funil de vendas.

Uma das características mais marcantes do e-mail marketing é que as campanhas oferecem uma opção de cancelamento para demonstrar o respeito da marca pelo consumidor.

O recurso pode ser usado para pesquisas de opinião e com isso avaliar o certo e o errado no modo de conduzir as campanhas.

Atualmente, a estratégia também se mostra muito útil porque espera-se que até o final de 2024, cerca de 4,4 bilhões de pessoas vão utilizar e-mail. Esse número mostra a importância da estratégia para gerar e fidelizar leads.

Mas para aplicar o e-mail marketing do jeito certo, é fundamental conhecer alguns aspectos de sua aplicação.

Este artigo vai mostrar quais são as melhores estratégias para criar campanhas eficazes, como medir o sucesso do e-mail marketing e quais são as tendências emergentes da prática.

Melhores estratégias de e-mail marketing

Existem algumas estratégias de e-mail marketing essenciais para que as campanhas sejam realmente eficazes. São elas:

Criar uma comunidade

Os assinantes da marca precisam se sentir especiais e essa ação também é uma forma de aumentar o interesse das pessoas pelos conteúdos e ofertas enviadas por e-mail.

Ao longo do tempo, o negócio vai construir uma comunidade e fazer com que os assinantes se sintam parte de algo exclusivo e que gera valor para a audiência.

Mostrar que se importa

Uma empresa especializada em ANTT inclusão de placa vai disputar a atenção dos consumidores com centenas de outros e-mails enviados todos os dias, e eles oferecem conteúdos como:

  • E-book;
  • Testes;
  • Cursos gratuitos;
  • Ofertas.

Todos esses materiais são excelentes alternativas de e-mail marketing, mas para se destacar, é necessário mostrar que a marca se preocupa com as pessoas.

Antes de oferecer um produto ou serviço, o conteúdo entregue deve responder às principais dúvidas e resolver problemas do cotidiano. Justamente por isso é tão importante que o negócio consiga compreender as preferências dos leads.

Aplicar o tratamento pessoal

O e-mail é uma excelente estratégia para humanizar a marca e a caixa de entrada costuma ser usada para conversas pessoais ou profissionais. O negócio deve se esforçar para escrever de maneira pessoal e não como uma empresa.

Um tratamento automático e frio pode fazer o cliente se afastar, por isso, é interessante falar sobre os desafios, obstáculos e até sobre as falhas do negócio.

Por exemplo, uma clínica pode explicar o quanto o cuidado home care enfermagem 24 horas pode resolver as necessidades de uma família que não quer internar o parente em um lar para idosos ou em um hospital.

Os leitores se identificam com essas questões e muitos estão enfrentando situações semelhantes, por isso, o e-mail se torna muito mais interessante.

Estimular uma ação

O maior problema no processo de conversão é a incapacidade de comunicar o que o cliente deve fazer. O consumidor dificilmente será convertido se ele não souber o que a empresa deseja, por isso, é necessário ser claro e direto.

É interessante ler a mensagem antes de enviá-la para se certificar de que a ação está clara, assim, a conversão fica muito mais fácil.

Como medir o sucesso da campanha?

Para medir o sucesso de uma campanha de e-mail marketing, a companhia precisa analisar alguns indicadores. Os mais importantes são:

Taxa de abertura

A taxa de abertura é um dos indicadores mais simples para analisar os resultados do e-mail, pois mostra quantos leads abriram a mensagem enviada.

Se a campanha tiver uma taxa muito baixa, a empresa deve se atentar a alguns fatores voltados para o assunto do e-mail. Isso porque existem estudos que mostram que o assunto é fundamental para despertar o interesse pelo contato.

Uma escola de educação infantil em tempo integral pode falar diretamente com o lead e propor uma solução para seu problema, mencionando esse propósito no campo assunto.

Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra quantas pessoas clicaram no link e concluíram a ação proposta pela empresa.

Supondo que uma loja virtual disparou uma mensagem de e-mail incluindo uma chamada para ação para aproveitar uma oferta, a taxa de conversão vai mostrar quantas pessoas clicaram no link e fizeram a compra.

Taxa de cliques

A taxa de cliques é um indicador que mostra quantas pessoas clicaram nos links do e-mail. Analisar essa métrica é muito importante porque existem maneiras de aumentar essas taxas, por exemplo, incluindo links de maneira estratégica.

Uma marca de toalha de mesa com cobre mancha deve usar o CTA (chamada para ação), por meio de um botão visível e atraente, onde os assinantes podem clicar e acessar uma página externa.

Independentemente da página, é fundamental que o e-mail faça o potencial cliente realizar essa ação. Enviar uma mensagem que não contenha um próximo passo não faz sentido e não vai colaborar com o funil de vendas.

Retorno sobre os investimentos

O retorno sobre os investimentos (ROI) mostra o quanto a empresa precisou investir em sua estratégia. Por meio da taxa de conversão, é possível obter informações sobre o retorno do investimento, algo fundamental para os negócios.

Isso porque quando a empresa sabe o quanto gastou e a quantidade de inscritos convertidos pelo e-mail, vai determinar se o dinheiro está retornando em vendas e outros objetivos.

Tendências emergentes de e-mail marketing

Existem diversas tendências no e-mail marketing que podem ser adotadas pelas empresas e potencializar os resultados obtidos. Uma delas é o uso de inteligência artificial, uma tecnologia que está trazendo muitas mudanças.

Um fabricante de portão social de alumínio branco pode usar a inteligência artificial para melhorar o conteúdo do e-mail, analisar dados dos clientes e desenvolver mensagens personalizadas, além de automatizar os processos.

A inteligência artificial é um recurso que consegue analisar dados de comportamento dos usuários, histórico de compras e outras informações essenciais para criar mensagens personalizadas e relevantes.

A tecnologia também é muito útil para segmentar a lista de e-mail, agendar os envios e criar conteúdos compatíveis com os interesses dos contatos.

Outra tendência é a hiper personalização do e-mail, tendo em vista que a capacidade de investimento de cada negócio está diretamente relacionada ao poder de personalização.

Mesmo diante de poucos recursos, qualquer negócio consegue personalizar seu conteúdo e isso tem uma importância incalculável para os resultados.

Se o cliente estiver interessado em revitalizar pintura queimada , uma loja de materiais de construção pode abordar o assunto e transmitir a sensação de proximidade.

O consumidor moderno espera isso, principalmente pelo fato de que é bombardeado com informações e mensagens o tempo todo. Abordar algo que seja de seu interesse de maneira personalizada vai fazer a empresa se destacar.

O negócio é capaz de personalizar a mensagem, incentivar a ação por parte do destinatário e caminhar com ele pelo funil de vendas.

A automação continua sendo uma estratégia fundamental, e se o negócio ainda não tiver uma ferramenta de automação, precisa providenciá-la o quanto antes.

Uma escola que oferece curso piloto de avião comercial precisa desse recurso para criar e-mail personalizado, sim precisar fazer tanto esforço manual. Automatizar o processo, a companhia terá tempo para se concentrar em outras estratégias.

Existe a possibilidade de definir os e-mails automatizados que serão disparados quando os usuários realizarem certas ações no site, fazer compras, entre outras possibilidades.

Outra tendência é a adoção de vídeos nas campanhas de e-mail marketing, uma vez que esse tipo de material é o presente e o futuro do planejamento de marketing. Se o processo for bem-feito, vai conseguir destacar a marca.

Esse formato está crescendo tanto em importância quanto em prioridade porque o número de pessoas que preferem conteúdos em vídeo é muito maior do que aquelas que preferem textos.

Mas se uma loja de boneco inflável personalizado quiser obter os melhores resultados, também precisa personalizar os vídeos, considerando os segmentos de usuários e sua persona.

Um exemplo é enviar vídeos personalizados para clientes novos e outro tipo de assunto em vídeos para clientes recorrentes.

Considerações finais

Embora o e-mail seja o meio de comunicação mais antigo da internet, continua sendo importante porque, para criar contas em diferentes plataformas, o usuário deve ter um e-mail.

Por essa razão, estima-se que a quantidade de contas ativas será cada vez maior nos próximos anos, o que reforça o e-mail marketing.

Estabelecer uma comunicação desse tipo com o cliente e o potencial cliente é uma forma de se aproximar e compreender seus desejos e necessidades.

Além do mais, a marca precisa desse recurso se quiser melhorar seu funil de vendas e expandir o número de conversões.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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