Campanha de marketing desafiador: 5 dicas de como captar o público

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A captação de clientes pode ser um grande desafio para diferentes tipos de negócio, independentemente do seu porte. Entretanto, conseguir conquistar o público desafiador da campanha de marketing nos ajuda na expansão da empresa e nos lucros do negócio.

Sendo assim, muitas pessoas acreditam que tal estratégia necessita de diversos recursos. Contudo, seu fator fundamental é a atenção em relação a concorrência e diferentes outros pontos.

Para saber mais sobre as formas de realizar a captação de clientes, sua importância e vantagens, visando o desenvolvimento e gestão de startups e grandes empresas, continue conosco nesse conteúdo.

Aqui você saberá tudo sobre essa estratégia e como realizar sua implementação de forma correta em seu negócio. Confira!

Planejamento da captação de clientes

Antes de implementar de fato a estratégia de captação de clientes, é importante realizar um planejamento adequado para sua empresa. Para isso, é preciso focá-lo em todos os setores do negócio.

De tal modo, é importante buscar conhecimento em relação a administração do negócio, como um curso de gestão financeira EAD, por exemplo.

Além disso, você pode dividir a preparação para a captação de clientes em 3 etapas. Veja e saiba mais sobre elas a seguir.

  1. Validação

Primeiramente, a etapa de validação é fundamental para o processo. Afinal, é preciso validar o produto ou serviço oferecido pela sua empresa e seu modelo de negócio antes de oferecê-los ao cliente.

Portanto, nessa etapa, é preciso encontrar um modelo que auxilie no crescimento do seu negócio, sendo repetível e preciso em relação a persona.

  1. Estruturação

Após a etapa de validação, é preciso estruturar a diminuição dos gastos nas estratégias de atração de clientes e aumento do tempo de transações comerciais em relação ao consumidor e outras empresas.

Uma estruturação eficiente acaba diminuindo os gastos com tal tarefa e planejando um aumento de retenção no momento de conversão.

  1. Aceleração

Como final da estratégia, chegou a hora de criar uma equipe para o direcionamento das diretrizes definidas nas duas etapas anteriores.

A partir disso, é possível focar na contratação de um time de vendas que agirá com base nas indicações dadas pela squad específica e sua estratégia definida.

O que é preciso para a captação de clientes

Antes da implementação das estratégias de captação de clientes, é fundamental criarmos o Perfil de Cliente Ideal (PCI). Para isso, é preciso realizar uma segmentação do público, analisando fatores demográficos, psicológicos, geográficos, comportamentais e mais. Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

  • Demográfico: idade, gênero, estado civil, nível de educação, renda mensal;
  • Psicológico;
  • Geográfico: localização, próxima ou não do seu empreendimento;
  • Comportamental: definida pela característica da geração do cliente;
  • Ciclo de vida: status de relacionamento, possui filhos;
  • Direcionamento: consumidor final do seu produto ou serviço.

Tal conhecimento pode ser adquirido de maneira mais aprofundada em uma faculdade de vendas e marketing

Desta forma, veja a seguir como realizar tal divisão e criar o PCI do seu negócio de forma básica. Com isso, poderemos direcionar as estratégias de captação de maneira mais oportuna.

  1. Dores do cliente

Depois de realizar a segmentação que comentamos anteriormente, é importante visualizar as dores e desejos do seu possível cliente. Assim, saberá se seu produto ou serviço atende a tais necessidades e como ele faz isso.

Além disso, com tais informações sobre suas necessidades, é possível realizar uma valiosa entrega de valor, melhorando o atendimento e a satisfação do seu cliente final.

  1. Validação social

A validação social consiste na busca pela persuasão do consumidor em aceitar as propostas de valor do seu produto ou serviço a partir da satisfação de outros clientes.

Portanto, os reviews e avaliações de clientes anteriores, bem como aqueles fiéis à marca, são fatores categóricos em relação à decisão final do consumidor. Isso porque o comprador tende a confiar mais em empresas recomendadas por outras pessoas.

  1. Entrega de valor

É fundamental que seu público entenda seu produto ou serviço oferecido da melhor forma possível, sendo ela transparente e didática.

Logo, é válido apresentar seus benefícios, diferenciais de mercado e principais características, evitando ao máximo termos e descrições complexas.

Sendo assim, se você oferece um curso de gestão de recursos humanos EAD, por exemplo, fale sobre seu corpo docente e metodologia, valores da instituição e as vantagens do ensino a distância.

Assim, o cliente entenderá o diferencial do seu produto em relação ao mercado e poderá criar certo interesse pela contratação ou compra.

  1. Benchmarking

A análise da concorrência é um fator fundamental na gestão estratégica de marketing e vendas. Assim, você entenderá também quais são as estratégias utilizadas por ela para captar novos clientes.

A partir disso, é possível lançarmos contrapropostas mais fortes e efetivas.

Além disso, saberemos quais caminhos não são ideais para a captação e quais são as melhores estratégias. Porém, é fundamental que essa análise ocorra apenas como base de direcionamento.

Portanto, busque sempre manter a originalidade da sua empresa, sem copiar outros negócios.

4 dicas de como captar o público

Agora que você já compreendeu toda a etapa de planejamento e preparação para a captação de clientes, chegou a hora de colocar a mão na massa. Para isso, separamos 5 dicas para realizar a captação do público alvo do seu negócio!

  1. Processo de prospecção

A definição do processo de prospecção deve ser o primeiro passo da estratégia. Sendo assim, ela deve definir quais as etapas do funil cada tarefa corresponde, além de traçar qual o responsável pela realização de cada uma delas.

Com isso em mente, você pode dividir as atividades em pré-vendas, vendas e pós-vendas, por exemplo.

  1. Formulário de qualificação

Os formulários de qualificação são excelentes formas de identificação das dores dos possíveis clientes e captação de informações adicionais relacionadas ao lead. Sendo assim, alguns campos básicos devem estar contidos neles, como:

Marketing Qualified Leads (MQL)

  • Localização geográfica;
  • Número de funcionários;
  • Segmento de atuação;
  • Cargo do lead.

Preenchida na pesquisa antes da ligação do SDR.

Sales Accepted Leads (SAL)

  • Situação;
  • Problemas do lead;
  • Consequências de problemas;
  • Disponibilidade de investimento.

Preenchida na ligação de qualificação do SDR.

Sales Qualified Leads

  • Validação da oportunidade;
  • Roadmap to Close.

Preenchido pelo closer após contato agendado pelo SDR.

  1. Listas de prospecção

A lista de prospecção é uma grande ferramenta para a captação de clientes. Basicamente, ela direciona os esforços e qualifica seus prospects ao mesmo tempo. Sendo assim, existem diversas origens para sua criação.

Para saber mais sobre como criar a sua lista, é recomendado realizar um curso de gestão comercial e marketing EAD. Entretanto, apresentaremos também dicas de onde você poderá encontrar uma base para o desenvolvimento da lista de prospecção.

Ao começar pelas indicações de clientes. Os consumidores fiéis e promotores são agentes importantes na estratégia de prospecção. Tal atuação deve ser incentivada na etapa de pós-vendas. 

Dessa forma, a empresa deve visualizar quais foram as áreas que não foram abrangidas, mas que possuem potenciais clientes a serem trabalhados.

A recuperação de prospects também é de alta relevância. Resgatar alguns leads perdidos ou não nutridos é uma ótima forma de conquistar clientes. 

Sendo assim, é necessário entender qual o melhor momento para realizar uma abordagem, programar lembretes no Customer Relationship Management (CRM), entre outras estratégias.

Deve-se também destacar o Marketing Qualified Leads (MQL). O marketing é um setor fundamental para as vendas do seu negócio. 

Por conta disso, é importante visualizar se as conversões estão correndo de maneira correta.

Deve se entender de onde os leads estão vindo, se os formulários estão contendo informações importantes sobre seu produto e serviço, como uma é ensinado a observar em uma  faculdade de gestão de recursos humanos EAD, por exemplo, e mais.

  1. Cadência de prospecção

A cadência de prospecção deve ser atendida o mais breve possível. Assim, quanto antes responder a famosa “levantada de mão”, mais chances terá de converter o lead.

Portanto, é importante apostar em diferentes tipos de comunicação, como formulários, ligações e e-mails.

  1. Handoffs

Os handoffs se referem a trocas de informações entre empresas e leads. Sendo assim, é importante saber se a troca de dados ocorre corretamente, com qualidade e em uma quantidade relevante para seu negócio.

Portanto, é importante que a empresa inove em diferentes formas de entrar em contato com seu público-alvo de maneira assertiva e profissional. Além disso, uma dica é optar pelo uso de formulários de feedback, por exemplo.

Assim, você manterá um canal de comunicação ativo com seus leads e ainda conseguirá captar um possível contato.

Com isso em mente, uma dica é consultar a experiência de alunos de um dos cursos de gestão de pessoas e liderança EAD, por exemplo. Pergunte sobre a qualidade do ensino, material didático, atendimento e mais.

Seguindo e adaptando as dicas oferecidas, você conseguirá captar clientes de maneira orgânica e estratégica. De tal modo, as vendas e os resultados do negócio aumentarão consequentemente!

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

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