5 dicas para gerenciar a sua carteira de clientes

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Há prioridades importantes para uma empresa, isto é a forma como ela se relaciona com seus stakeholders e a experiência do cliente.

A experiência do cliente fala em relação ao negócio como uma jornada, sendo fundamental para saber se o sucesso será obtido, já que consumidores e contratantes movimentam todo setor de vendas, também avaliando seu empreendimento.

O aumento de vendas de uma empresa depende fundamentalmente das relações pessoais, então quanto mais você puder investir nisso, invista.

Vendedores só obtém sucesso através de um bom gerenciamento de carteira de clientes, por isso, utilizar um método comercial crm, por exemplo, é pertinente caso você queira uma melhora nas vendas.

O que é uma carteira de clientes?

Algumas pessoas podem não ter o conhecimento efetivo a respeito da carteira de clientes, por isso, antes de tudo é importante entender do que se trata essa carteira, e o motivo dela ser fundamental para sua empresa.

Isso acontece principalmente quando se diz respeito ao gerenciamento de relação com clientes. O crm gratis também é uma boa ferramenta.

A carteira de clientes, é nada mais que um conjunto, seja de empresas ou de pessoas físicas, que tiveram algum tipo de vínculo ou contato com o seu negócio em um formato de caráter comercial.

Essa ferramenta é extremamente favorável na hora que você for filtrar quem é cliente ativo, e quem não é.

Dessa maneira, a empresa conseguirá entender melhor a quem direcionar o produto dela, bem como a adesão da clientela. Utilizando os sistemas de crm gratuitos, por exemplo, também haverá um melhor gerenciamento de clientes.

As principais coisas que se deve ter em mente na hora de montar uma carteira de clientes, são: 

  • Escolher o tipo ideal de clientes;
  • Usar e abusar das redes sociais;
  • Avisar sua equipe e treina-lá;
  • Aceitar o feedback de seus clientes.

É possível adicionar que, uma empresa tendo um bom gerenciamento de relacionamento, tanto com clientes como interno, sempre estará mais suscetível a se destacar no mercado competitivo, já que o mercado gira em torno da escolha da melhor opção disponível.

Um crm online free é útil para o relacionamento externo, auxiliando também serviços internos.

Dicas para melhorar o gerenciamento

Após ficar mais claro a importância de uma carteira de clientes para sua empresa, é preciso ter o conhecimento de algumas dicas que irão te ajudar quando você quiser investir nessa ferramenta.

Principalmente por se tratar de algo pouco falado, algumas pessoas não tem ideia de onde começar, então devem estar sempre atentas aos detalhes.

  1. Definir metas

A primeira coisa de todo o planejamento, seja ele de gerenciamento ou qualquer outra área, é você definir suas metas, principalmente a longo prazo. 

Definindo metas, você consegue incentivar seu time a cumpri-las, fazendo com que eles se tornem cada vez mais engajados na empresa, o que reflete diretamente na hora das vendas.

Essas metas devem ir de acordo com as informações que você tem sobre sua clientela, através do histórico de desempenho da sua empresa. Ou seja, você deve definir metas baseando-se nas escolhas dos seus clientes, e como eles estão em relação a sua empresa.

  1. Gaste esforço com os clientes ativos

Esse passo é fundamental, principalmente para entender a quem você deve dar a devida atenção.

Esforce-se sempre para agradar os clientes ativos na sua empresa, mas preste sempre atenção em possíveis novos clientes, para torná-los recorrentes. Utilize um crm online gratis para melhorar o relacionamento com o cliente.

  1. A tecnologia é sua maior amiga

Já que hoje em dia a tecnologia é que dita o ritmo das coisas, invista pesadamente em marketing digital e em seu site.

Utilize a internet para melhorar o relacionamento com os clientes e sempre receber um feedback eficiente.

  1. Não deixe para trás ex clientes

Não deixe de contatar ex-clientes, pois você pode vir a apresentar novas coisas que podem atrair a atenção deles.

Por mais que você deva priorizar clientes ativos, os ex clientes são de suma importância para o impulso de suas vendas, então sempre entre em contato novamente com toda a possível clientela.

  1. Acompanhe sempre onde a carteira está

Sempre esteja ciente de como está sua carteira de clientes.

Verifique periodicamente como seus clientes estão e gerencie efetivamente a sua carteira. Com uma boa organização, os clientes perceberão que você está empenhando em dar aquilo que eles procuram. Eles irão confiar cada vez mais no seu negócio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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